25 de maio de 2022

Skate, circo, arte e cultura no FUN ARTE

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), junto com o Instituto Bob Burnquist, apresentam o FUN ARTE - Arte em Circuito com Skate e Cultura. Inaugurado em São Paulo, em novembro de 2021, o evento ganha, agora, sua edição carioca, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de maio, na Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, no Rio.


Contando com a presença do skatista e referência mundial no esporte, Bob Burnquist, e de seus convidados, a programação combina esporte, música, circo, grafite, artes plásticas, economia criativa e tecnologia e tem entrada gratuita, limitada à lotação – os ingressos podem ser obtidos antecipadamente no site: https://arteemcircuito.com.br/rio-de-janeiro/


O público vai poder conhecer um pouco mais sobre o esporte e participar de oficinas, rodas de conversa e assistir às performances artísticas.A ideia é mostrar que o skate é um estilo de vida e também uma ferramenta de transformação social. “Depois do sucesso do FUN ARTE em São Paulo, vamos repetir a dose no Rio de Janeiro, em maio”, comemora Bob Burnquist. “Vamos ter várias atividades, entre elas, oficinas que eu vou promover, junto com convidados, para passar para a garotada dicas de como ser um criador de conteúdo, sobre economia criativa, novas tecnologias e NFT. Temos também o nosso projeto cripto arte, no nosso Instituto Skate Cuida e, inclusive, vamos levar alguns alunos da organização para o evento e lá faremos uma grande apresentação e até uma minicompetição de skate, com disputa da melhor manobra. Vai ser uma grande festa entre amigos”, promete o skatista.

Destaques da programação


Para os shows dessa edição doFun Arte – Arte em Circuito com Skate e Culturaestão escalados a cantora pop Lary, que ficou conhecida com o hit "Salto 15", que fez parte da trilha sonora da novela "A força do Querer" (Rede Globo); os rappers Ryan Realcria e Taylan, o último é uma das atrações no Rock in Rio; os Djs Machintal (que já acompanhou e/ou produziu Farofa Carioca, Larissa Luz, Dream Team do Passinho, entre outros) e Tamy (Racionais MC's, Emicida, Ludmilla, entre outros); E, ainda, o grupo Instinto Coletivo, que traz no seu repertório os maiores sucessos da banda O Rappa; e o cantor André Frateschi, conhecido por sua experiência na TV como ator em diversas novelas e séries, mas também por ter sido vencedor do programa Popstar, na TV Globo, e ser o vocalista na turnê comemorativa dos 30 anos da Legião Urbana, junto a Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.


A programação também traz apresentações de artes circenses, como contorcionistas, palhaços, acrobatas e malabaristas.


Para o skate, será montado um pequeno circuito com pista, rampas e obstáculos. A programação contará também com uma série de oficinas, começando pelos workshops conduzidos por Bob Burnquist, que receberá convidados especializados em temas como criação de conteúdo, cripto arte e economia criativa, com transmissão ao vivo pela internet na forma de lives. Outras oficinas serão dedicadas ao grafite, circo e técnicas para Djs.


Além disso, durante todo o evento, funcionará no local um estande do projeto Arte na Fonte (@aartenafonte, no Instagram), com a exposição de obras de oito artistas da periferia, especialmente produzidas para a ocasião. Essas obras poderão ser adquiridas pelo público e 80% da renda obtida será revertida para projetos sociais.


Confira a programação completa, com datas e horários em: www.arteemcircuito.com.br


PROGRAMAÇÃO


26/5 (quinta-feira)


11h: Abertura

12h: Oficina Criativa – live e workshop com Bob Burnquist + convidados

13h: Oficina de Grafite para Crianças (curadoria Binho Ribeiro)

14h: Muro das Artes (início dos grafites)

14h: Apresentação Circense (contorção, rola-rola, acrobatas, malabares, fogo etc.)

15h: Oficina de circo

16h: Show Lary

17h: Skate + Música (Bob na Pista + DJ)

17h30: Show Ryan Realcria (trap/hip hop)

19h: Encerramento


27/5 (sexta-feira)


11h: Abertura

12h: Oficina Criativa – live e workshop com Bob Burnquist + convidados

13h: Oficina de Grafite para Crianças (curadoria Binho Ribeiro)

14h: Oficina de DJ (curadoria DJ Machintal)

15h: Apresentação Circense (primeira apresentação)

16h: Oficina do Circo

17h: Apresentação Circense (segunda apresentação)

17h: Skate + Música (Bob na Pista + DJ Machintal)

18h30: Show Taylan (trap/hip hop)

20h: Encerramento


28/5 (sábado)


11h: Abertura

12h: Oficina Criativa – live e workshop com Bob Burnquist + convidados

13h: Oficina de Grafite para Crianças (curadoria Binho Ribeiro)

14h : Oficina de Dj (curadoria DJ Machintal)

15h: Apresentação Circense

16h: Oficina do Circo

17h: Apresentação Circense (segunda apresentação)

17h: Skate + Música (Bob na Pista + DJ Machintal)

18h30: Show do Instituto Coletivo

20h: Encerramento


29/5 (domingo)


11h: Abertura

12h: Oficina Criativa – live e workshop com Bob Burnquist + convidados

13h: Oficina de Grafite para Crianças (Curadoria Binho)

14h: Apresentação Circense

15h : Oficina do Circo

16h: Show surpresa

17h: Skate + Música (Bob + DJ Tamy)

18h: Show André Frateschi

19:30h: Encerramento


11 de novembro de 2025
Procurando Araribóia é uma sátira desenvolvida em teatro de animação, que narra a jornada de um anti-herói indígena que nasce na baía de Guanabara durante um período de intensa mudança cultural, quando o contato com os portugueses se tornava cada vez mais habitual. Araribóia é expulso de sua terra pelos Tamoios e, em sua diáspora, acaba adotando o cristianismo através do convívio com os jesuítas. Determinado a retornar ao seu local de origem, ele se une aos portugueses na guerra de conquista. No entanto, ao final de sua vida, ele confronta a realidade de nunca ter sido verdadeiramente aceito pelos europeus, apesar de ter se distanciado de sua cultura original.  A peça questiona até que ponto é justificável o sacrifício de sua cultura para garantir a sua própria salvação. Procurando Araribóia é uma peça mordaz que busca resgatar a memória histórica e cultural do Brasil pré-colonial, ao mesmo tempo em que instiga o público a refletir sobre o choque cultural, o apagamento da identidade e a busca por aceitação em um mundo marcado pela violência e pelo preconceito. A obra propõe uma releitura da história da conquista da Baía de Guanabara, através de uma narrativa lúdica e satírica que questiona a história oficial e amplia o conhecimento sobre a cultura tupinambá. 14, 15 e 16 de Novembro de 2025 Sexta, Sábado e Domingo 19h Teatro da UFF Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
11 de novembro de 2025
Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Focus Cia de Dança Carlota - Focus Dança Piazzolla | en concierto Sala Cecília Meireles De 12 a 14 de novembro 19H