25 de maio de 2022

MAC recebe a exposição Van Gogh e seus contemporâneos

A exposição Van Gogh e seus contemporâneos atravessa a ponte e chega ao MAC Niterói para apresentar um final de semana cultural, com curta de animação, projeções na fachada do Museu, programação educativa, comidas, bebidas e música, nos dias 28 e 29 de maio. A mostra multimídia “Van Gogh e seus Contemporâneos - Exposição Imersiva” em cartaz na Casa França-Brasil, vem até o MAC compartilhar uma programação toda gratuita e de acesso livre, feita especialmente para aproximar ainda mais diferentes públicos da criação artística.

 

No sábado, dia 28 de maio, desde às 10h da manhã, haverá sessões do curta de animação Van Gogh e seus contemporâneos (12’) de meia em meia hora, no auditório do MAC. O curta-metragem Van Gogh e seus contemporâneos (Crossmedia, 12’) conduz o espectador a partir da trajetória humana e artística do pintor, além de promover um passeio pelas criações de outros grandes nomes que se relacionam com sua obra, como Cézanne, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Soutine e Modigliani.

 

Das 15h às 18h, acontecerá uma programação educativa, com contação de histórias e oficinas de criação.

 

A partir das 18h, serão projetadas imagens de Van Gogh e seus contemporâneos na fachada do Museu, num encontro entre o prédio desenhado pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e um dos artistas mais queridos de todo o mundo, que é Van Gogh, acompanhado de seus contemporâneos, que estavam produzindo pinturas no mesmo período. Será um espetáculo de cor, luz e som.

 

O interessado pode levar sua cadeira, chamar os amigos, os parentes e curtir o encontro entre Van Gogh e uma das construções mais significativas da cidade de Niterói. Tudo isso com música, comes, bebes e produtos relacionados com Van Gogh.

 

O MAC Niterói ainda apresenta três programações em cartaz:

“Choro”, exposição individual do artista Antonio Kuschnir, reflete sobre o poder de julgamento no mundo digital e retrata ansiedade, tecnologia e pandemia.

“Hu, a minha alegria atravessou o mar”, coletiva com curadoria de Ana Beatriz Almeida, que promove um diálogo direto entre lógicas de matriz africana e a arquitetura de Niemeyer.

Projeto “MIRANTE”, com duas exposições coletivas e uma individual, nas áreas externas do Museu e na recepção. A curadoria é assinada pelo artista visual Felippe Moraes. O público pode conferir pautas contemporâneas da jovem produção de arte brasileira e discussões atuais da sociedade como território, o antropoceno – o período mais recente na história do Planeta Terra – e as noções de ruína e trabalho. 

 

Van Gogh e seus Contemporâneos  emociona e transporta o público para um universo único, de criações artísticas famosas no mundo inteiro, com uma linguagem que potencializa a aproximação de diferentes públicos da criação artística. “A pintura está na minha pele.” Foi assim que Vincent Van Gogh traduziu a sua trajetória, com mais de 2 mil quadros. O interesse pela arte teve início ainda na infância e, em sua trajetória, pintou mais de 40 autorretratos em que explora a sua aparência física e seu olhar expressivo. Entre as curiosidades do artista está o fato de pintar ao ar livre, hábito que conservou até morrer. Sua técnica de pinceladas firmes e carregadas, aplicadas sem hesitação, permitiu-lhe pintar rapidamente e produzir um vasto número de obras nos últimos dois anos e meio de sua vida. Em 1973, foi criado o Museu Van Gogh em Amsterdã, na Holanda, para abrigar suas criações. 

 

Van Gogh e seus Contemporâneos em Niterói

28 e 29 de maio de 2022, sábado e domingo

 

Curta de animação Van Gogh e seus contemporâneos

Sábado, dia 28, das 10h às 20h

Domingo, dia 29, das 10h às 19h

 

Programação educativa

Dias 28 e 29 de maio de 2022, sábado e domingo

Oficina de criação, 15h

Contação de histórias, 17h

 

Projeções na fachada do Museu

Sábado, dia 28, das 18h às 21h

Domingo, dia 29, das 18h `às 20h

 

Endereço

MAC Niterói

Mirante da Boa Viagem, s/nº

Boa Viagem, Niterói – RJ


11 de novembro de 2025
Procurando Araribóia é uma sátira desenvolvida em teatro de animação, que narra a jornada de um anti-herói indígena que nasce na baía de Guanabara durante um período de intensa mudança cultural, quando o contato com os portugueses se tornava cada vez mais habitual. Araribóia é expulso de sua terra pelos Tamoios e, em sua diáspora, acaba adotando o cristianismo através do convívio com os jesuítas. Determinado a retornar ao seu local de origem, ele se une aos portugueses na guerra de conquista. No entanto, ao final de sua vida, ele confronta a realidade de nunca ter sido verdadeiramente aceito pelos europeus, apesar de ter se distanciado de sua cultura original.  A peça questiona até que ponto é justificável o sacrifício de sua cultura para garantir a sua própria salvação. Procurando Araribóia é uma peça mordaz que busca resgatar a memória histórica e cultural do Brasil pré-colonial, ao mesmo tempo em que instiga o público a refletir sobre o choque cultural, o apagamento da identidade e a busca por aceitação em um mundo marcado pela violência e pelo preconceito. A obra propõe uma releitura da história da conquista da Baía de Guanabara, através de uma narrativa lúdica e satírica que questiona a história oficial e amplia o conhecimento sobre a cultura tupinambá. 14, 15 e 16 de Novembro de 2025 Sexta, Sábado e Domingo 19h Teatro da UFF Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
11 de novembro de 2025
Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Focus Cia de Dança Carlota - Focus Dança Piazzolla | en concierto Sala Cecília Meireles De 12 a 14 de novembro 19H