26 de março de 2025

'Eles Não Usam Black-tie': clássico está de volta ao Teatro Dulcina

O espetáculo Eles Não Usam Black-Tie entra em nova temporada no Rio de Janeiro, no Teatro Dulcina, de 13 de março a 13 de abril. A célebre peça de Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), que aborda a luta dos operários por melhores condições de trabalho, nos anos 1950, homenageia os 90 anos do diretor, dramaturgo e ator. O projeto contemplado pelo Programa Funarte Aberta tem ingressos a preços populares.


A obra, ambientada em uma comunidade popular, em um morro da Capital Fluminense, retrata a vida de uma família de trabalhadores, com suas relações pessoais e conflitos, destacando temas sociais e políticos. Esta aplaudida montagem tem direção de João Velho – que também é ator, ao lado de outros nove artistas. O texto retrata o período após a ditadura de Getúlio Vargas, com a história de um jovem metalúrgico Tião e sua namorada, Maria. Ao saberem que a moça está grávida, eles decidem se casar. Ao mesmo tempo, ocorre um movimento grevista da categoria, que fica dividida.


Preocupado com o matrimônio e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, militante sindical há muitos anos, que foi preso pela ditadura.


Eles Não Usam Black Tie aborda assuntos de grande relevância, com sensibilidade e realismo. Com o projeto, iniciado em 2018, a Única Companhia de Teatro comemorou seu retorno aos palcos. O espetáculo é também um tributo ao ator Paulo César Pereio (1940 - 2024), um ícone do cinema e do teatro brasileiros.


"O processo de criação desse trabalho talvez seja o mais importante da minha vida” destaca João Velho. “A honra gigantesca de mergulhar nessa obra do mestre Guarnieri, dirigir um elenco absurdo de talentoso e, como cereja do bolo, dividir o palco com eles todas as noites. A força desses ingredientes juntos nos possibilita falar sobre esse tema que ainda reverbera com imensa importância neste momento histórico do nosso país, mas sem deixar de ter graça, afeto e um tanto de emoção", conclui.


SERVIÇO:
Espetáculo Eles Não Usam Black-Tie
Data: 13 de março a 13 de abril de 2025 (No dia 30 de março, domingo, não haverá apresentação)
Horários: de quinta-feira a sábado às 19h; domingo, às 18h
Ingressos: R$ 40 (inteira); R$20 (meia-entrada) - Venda no sympla ou na bilheteria, a partir das 13h
Local: Teatro Dulcina - Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Classificação indicativa: 14 anos



20 de abril de 2025
Pecadores, novo filme da Warner Bros. Pictures, chega hoje, 17 de abril, aos cinemas de todo o Brasil. Estrelado por Michael B. Jordan em um papel duplo e dirigido por Ryan Coogler, o longa, aclamado pela crítica, está com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, apresentando uma experiência intensa e instigante ao público. No filme, Jordan interpreta os irmãos gêmeos Smoke e Stack, que voltam à cidade natal para recomeçar após um passado conturbado. O que deveria ser um novo começo se transforma em um mergulho assustador em segredos enterrados e forças malignas que os aguardam no retorno para casa. “Pecadores é tantas coisas, tem tantas camadas. Quero que as pessoas levem com elas tudo o que filmamos, fizemos, criamos. É uma experiência divertida. Eu quero que elas se divirtam, mas também reflitam”, afirma o ator Michael B. Jordan, reforçando seu desejo de que o a história reverbere por um tempo na cabeça das pessoas. “Quero que pensem no filme e nos personagens mesmo depois da sessão, e que sintam a música em seus ossos. A trilha é parte viva da narrativa”. Escrito e dirigido por Ryan Coogler, o filme marca a estreia do cineasta no gênero de terror com uma obra que ele define como sua “carta de amor ao cinema”. “Foi na experiência coletiva do medo, dentro de uma sala escura cheia de desconhecidos, que nasceu minha paixão pelo cinema. Pecadores foi feito para ser visto assim — com uma multidão. É sobre o medo, mas também sobre pertencimento”, conta Coogler. Antes da estreia oficial, o longa teve pré-estreias especiais nas principais capitais brasileiras, incluindo Salvador, que contou com uma exibição diferenciada, seguida de um debate mediado pelos influenciadores João Sales (@maratonize) e Donna Paula Soares (@donnacachos), o jornalista João Paulo Barreto (Jornal A Tarde) e Gleissia Santos, do Instituto Cultural Steve Biko — refletindo o impacto social e simbólico do filme. Além de Michael B. Jordan, o elenco reúne Hailee Steinfeld, indicada ao Oscar; Miles Caton, Jack O'Connell, Wunmi Mosaku, Jayme Lawson, Omar Miller, Li Jun Li e Delroy Lindo. A equipe criativa conta com colaboradores recorrentes de Coogler, incluindo a diretora de fotografia Autumn Durald Arkapaw, a designer de produção vencedora do Oscar Hannah Beachler, o editor Michael P. Shawver, a figurinista Ruth E. Carter e o compositor Ludwig Göransson, parceiro de longa data do diretor. Pecadores é uma produção da Proximity Media e será distribuído nos cinemas de todo o mundo pela Warner Bros. Pictures.
20 de abril de 2025
Em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, celebrado em 24 de abril, o Museu do Amanhã preparou uma programação especial para além da data. De 21 a 27 de abril, seguindo a premissa de ser um espaço focado em acessibilidade e inclusão, o Museu terá diversas atividades gratuitas e abertas a todas as pessoas, porém dedicadas principalmente ao público surdo. Em destaque, visitas guiadas imersivas que se utilizam de jogos, glossários e conversas e convidam o público a gravar vídeos com os sinais aprendidos. Na segunda-feira (21/04), a "Imersão: Sonhos em Libras" leva à exposição temporária “Sonhos: História, Ciência e Utopia”, propondo um mergulho na curadoria de Sidarta Ribeiro; na terça-feira (22/04), a "Imersão: Antropoceno em Libras" convida à reflexão sobre o impacto humano no planeta, em um passeio pela exposição permanente “Do Cosmos a Nós”. “Imersão: Museu do Amanhã em Libras” completa a experiência, percorrendo todas as exposições em cartaz, no dia 24. Por fim, na sexta-feira (25/04), os visitantes poderão, ainda, explorar a biodiversidade, a história e os desafios ambientais da Baía de Guanabara, na "Imersão: Baía em Libras". Todas ocorrem às 14h, sem necessidade de inscrição. Para crianças e suas famílias, as atividades do projeto Brincar É Ciência contam com o "Clube da Horta: Horta do Amanhã em Libras", no dia 26, e com a contação da história do sapinho surdo Pingo d'Ouro, dia 27. Complementando a programação, as visitas mediadas "Trilhar os Amanhãs em Libras" acontecem diariamente às 11h, para todos os públicos, sem agendamento prévio. “O Museu do Amanhã reforça seu compromisso com a inclusão, celebrando e reconhecendo a luta da comunidade surda e agregando a diversidade trazida pela experiência de comunicação por meio da Libras”, afirma Adriana Corrêa, Gerente de Educação do Museu do Amanhã. A iniciativa integra o eixo de acessibilidade do Museu, que inclui visitas cognitivas e sensoriais e projetos como o Entre Museus Acessíveis. SERVIÇO: Semana da Libras no Museu do Amanhã Quando: 21 a 27 de abril de 2025 Onde: Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Centro) Programação gratuita (confira horários no site: museudoamanha.org.br) Classificação: Livre