26 de março de 2025

Projeto Favela Mundo é finalista do Prêmio Profissionais da Música

Pelo segundo ano consecutivo, a instituição concorre a uma das maiores premiações do setor musical do país, na categoria Escola de Musicalização Infantil


O projeto Favela Mundo é um dos finalistas do Prêmio Profissionais da Música, na categoria Escola de Musicalização Infantil, pelo segundo ano consecutivo. Em 2025, a premiação, que é uma das maiores do setor musical do Brasil, acontecerá entre os dias 26 e 28 de junho em Brasília. A iniciativa vai além do reconhecimento de artistas e produtores, é destinada à preservação da criação e produção cultural com foco no universo musical.

Matheus Rebelo, professor de musicalização infantil e membro do corpo docente do projeto há dez anos, comemora e ressalta a expectativa para o grande dia da premiação.

“É muito gratificante ver que o nosso trabalho está sendo reconhecido. O prêmio é a evidência disso. A música é essencial no desenvolvimento da criança, pois desenvolve a cognição e a psicomotricidade sem deixar de lado os aspectos lúdicos, a brincadeira, que são elementos fundamentais do trabalho da ONG Favela Mundo”, acrescenta Matheus Rebelo.

Atualmente, as aulas do projeto Favela Mundo, que oferece atividades culturais para crianças e adolescentes de 7 a 18 anos no contrafluxo do horário escolar, são realizadas em dois pólos: no Espaço de Desenvolvimento Infantil Senhora Perciliana de Alvarenga, na Rua Moisés, s/n, na Cidade de Deus; e no Caju, no Ciep Henfil, na Rua Carlos Seidl, s/n.

“As atividades culturais oferecidas pelo projeto Favela Mundo desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens nas comunidades do Rio de Janeiro. Estimulam a criatividade, ampliam o acesso a diferentes formas de conhecimento e ajudam a construir uma identidade mais forte e conectada com a diversidade cultural da cidade”, destaca Marcello Andriotti, um dos idealizadores do projeto, acrescentando que “essas práticas culturais proporcionam um ambiente saudável e enriquecedor, onde os alunos podem aprender valores como o respeito, a colaboração e a convivência comunitária.”

O projeto Favela Mundo, que deu origem à ONG Favela Mundo, teve início em 2010. Desde então, a organização não governamental é a única entidade brasileira chancelada pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. Suas atividades já beneficiaram mais de 13 mil crianças e jovens, promovendo cidadania e inclusão social através da cultura, em comunidades do Rio de Janeiro. Todas as atividades oferecidas pela ONG são gratuitas.

O projeto Favela Mundo tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, Lamsa e Magellan IP, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

21 de abril de 2025
Entre os dias 23 e 30 de abril, o Reserva Cultural, em São Domingos - Niterói, recebe a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision.  No festival o público poderá conferir 14 filmes inéditos e premiados, vindos de países como Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia — uma amostra rica e diversa da produção contemporânea do cinema europeu. Além das exibições, o festival contará com sessões especiais e debates na quinta (24) e na sexta (25), com a presença de convidados internacionais, como o diretor alemão Tom Tykwer e a atriz grega Eleni Roussinou. A programação completa, com preços de ingressos, está no site: https://www.reservacultural.com.br/niteroi/.
20 de abril de 2025
Pecadores, novo filme da Warner Bros. Pictures, chega hoje, 17 de abril, aos cinemas de todo o Brasil. Estrelado por Michael B. Jordan em um papel duplo e dirigido por Ryan Coogler, o longa, aclamado pela crítica, está com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, apresentando uma experiência intensa e instigante ao público. No filme, Jordan interpreta os irmãos gêmeos Smoke e Stack, que voltam à cidade natal para recomeçar após um passado conturbado. O que deveria ser um novo começo se transforma em um mergulho assustador em segredos enterrados e forças malignas que os aguardam no retorno para casa. “Pecadores é tantas coisas, tem tantas camadas. Quero que as pessoas levem com elas tudo o que filmamos, fizemos, criamos. É uma experiência divertida. Eu quero que elas se divirtam, mas também reflitam”, afirma o ator Michael B. Jordan, reforçando seu desejo de que o a história reverbere por um tempo na cabeça das pessoas. “Quero que pensem no filme e nos personagens mesmo depois da sessão, e que sintam a música em seus ossos. A trilha é parte viva da narrativa”. Escrito e dirigido por Ryan Coogler, o filme marca a estreia do cineasta no gênero de terror com uma obra que ele define como sua “carta de amor ao cinema”. “Foi na experiência coletiva do medo, dentro de uma sala escura cheia de desconhecidos, que nasceu minha paixão pelo cinema. Pecadores foi feito para ser visto assim — com uma multidão. É sobre o medo, mas também sobre pertencimento”, conta Coogler. Antes da estreia oficial, o longa teve pré-estreias especiais nas principais capitais brasileiras, incluindo Salvador, que contou com uma exibição diferenciada, seguida de um debate mediado pelos influenciadores João Sales (@maratonize) e Donna Paula Soares (@donnacachos), o jornalista João Paulo Barreto (Jornal A Tarde) e Gleissia Santos, do Instituto Cultural Steve Biko — refletindo o impacto social e simbólico do filme. Além de Michael B. Jordan, o elenco reúne Hailee Steinfeld, indicada ao Oscar; Miles Caton, Jack O'Connell, Wunmi Mosaku, Jayme Lawson, Omar Miller, Li Jun Li e Delroy Lindo. A equipe criativa conta com colaboradores recorrentes de Coogler, incluindo a diretora de fotografia Autumn Durald Arkapaw, a designer de produção vencedora do Oscar Hannah Beachler, o editor Michael P. Shawver, a figurinista Ruth E. Carter e o compositor Ludwig Göransson, parceiro de longa data do diretor. Pecadores é uma produção da Proximity Media e será distribuído nos cinemas de todo o mundo pela Warner Bros. Pictures.