Blog Layout

22 de agosto de 2023

XIV Ciclo de Leituras Dramatizadas apresenta peça de Federico García Lorca no Municipal de Niterói

A edição de agosto do projeto acontece no Theatro Municipal de Niterói 


O Theatro Municipal de Niterói recebe, nesta terça-feira, dia 22, mais uma edição do XIV Ciclo de Leituras Dramatizadas. A peça da vez será “O Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu jardim” e conta a história de um velho aristocrata de coração puro. O evento acontece às 19h, é gratuito e terá arrecadação de alimentos não perecíveis. 

“O amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu jardim” é uma peça de teatro escrita pelo dramaturgo espanhol Federico García Lorca. A trama conta a história de Dom Perlimplim que mesmo sendo desconhecedor do mundo das mulheres, casa-se com a jovem e atraente Belisa. Apaixonado, Perlimplim concebe um plano para conquistar Belisa e revela ao público um final surpreendente.  

A peça conta com um ambiente de mistério, misturando magia e realidade. A produção, que se inicia como comédia, vai gradativamente ganhando um ar de tragédia, surpreendendo o público. A apresentação faz parte do XIV Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN.

 

Serviço:

XIV Ciclo de Leituras Dramatizadas 

Data: Terça-feira, 22 de agosto de 2023

Horário: 19 horas 

Local: Theatro Municipal de Niterói 

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre 

27 de fevereiro de 2025
Com curadoria de Desirée Monjardim, a individual de Fernando Cuntin explora a intensidade da cor e a dinâmica da forma. As pinturas de Fernando Cuntim serão expostas na Sala José Cândido de Carvalho, na exposição "Cuntin-Ta e Pincel". Com abordagem única, o artista cria experiências sensoriais intensas de sua visão artística. A mostra acontece na Sala José Cândido de Carvalho, na Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, com visitação até o dia 11 de abril. A entrada é gratuita. A exposição é apresentada pela doutora em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Isis Braga, que destaca a força da obra do pintor. "A pintura, para ele, é um espaço onde os sentimentos ganham formas tangíveis e onde a beleza se revela em cada detalhe. Sua obra traduz um campo de forças, no qual a harmonia é conquistada pela tensão das cores e pela movimentação das formas, que fluem com liberdade e expressividade". Cuntin se interessou pela arte na adolescência, através das aulas de desenho e pintura com o professor Fábio Leopoldino, aprendendo técnicas como óleo, acrílica, pastel, guache e aquarela. "Desde então me dedico à pintura com as mãos cheias de tintas e pinceis e estou sempre praticando o desenho em cadernos de estudos, os chamados sketchbooks", afirma o artista. Serviço Exposição Cuntin-Ta e Pincel de Fernando Cuntin Curadoria de Desirée Monjardim Abertura: Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025 Horário:18h Visitação: até 11 de abril de 2025 Segunda a sexta, de 9h às 17h Entrada gratuita Local: Sala José Cândido de Carvalho End: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
27 de fevereiro de 2025
Este semana o tradicional jornal inglês ”The Guardian” publicou uma resenha opinando que o longa-metragem brasileiro ”Ainda Estou Aqui” ,dirigido por Walter Salles e com história retratada majoritariamente no Rio de Janeiro , é o favorito ao Oscar 2025 na categoria ”Melhor Filme Internacional” . No texto,a jornalista Wendy Ide , responsável pela opinião, diz que ”após o fiasco de ‘Emilia Pérez’ [outro filme na disputa], ‘Ainda Estou Aqui’ é o favorito”. Wendy também elogia Fernanda Torres , que concorre ao Oscar na categoria ”Melhor Atriz” após interpretar Eunice Paiva , protagonista do longa e esposa de Rubens Paiva, personagem central da história – representado no filme por Selton Mello -, assassinado durante a ditadura militar no Brasil. ”Fenomenal!Ela mereceu a indicação”, destacou Ide. Vale ressaltar que, além das duas indicações citadas acima, ”Ainda Estou Aqui”concorre também na principal categoria do Oscar, isto é, ”Melhor Filme”. A cerimônia de entrega das estatuetas acontecerá no próximo domingo (02/03), a partir das 21h (de Brasília), no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia,Estados Unidos.
Share by: