Blog Layout

22 de novembro de 2023

Uma Noite de Bel Canto na Sala Cecília Meireles

A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 24 de novembro, às 19 horas, dentro da série Cantares, o espetáculo Bel Canto de Câmara, com Luisa Francesconi (mezzo soprano) e Vitor Philomeno (piano).

No repertório, obras de Rossini, Bellini, Donizetti e Verdi.

 

Na quinta-feira, dia 23, de 11 às 13 horas, o duo fará uma Master Class de canto. Para os interessados, o link para inscrição é https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXoZBK7UWKNXNRkVQND1kEaJSVsd9ciORAwvO-lXDZ1xpOBg/viewform?usp=sharing 

 

A Temporada 2023 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e do Instituto Cultural Vale.

 

Ingressos a R$ 40,00.

 

 

PROGRAMA

 

Gioachino Rossini (1792 - 1868)

L'esule,

Le sylvain

L'amour a Pekin

Au chevet d'un mourant

 

Vincenzo Bellini (1801 - 1835)

La farfalletta

Quando incise su quel marmo

Per pietà, bell'idol mio

Ma rendi pur contento

 

Gaetano Donizetti (1797 - 1848)

Amiamo

Au tic-tac des castagnettes

Berceuse: Questo mio figlio

L'ora del ritrovo

La Gondola

 

Giuseppe Verdi (1813 - 1901)

Non t'accostar all'urna 

More, Elisa, lo stanco poeta 

In solitaria stanza 

Perduta ho la pace 

Deh, pietoso, o addolorata 

 

27 de fevereiro de 2025
Com curadoria de Desirée Monjardim, a individual de Fernando Cuntin explora a intensidade da cor e a dinâmica da forma. As pinturas de Fernando Cuntim serão expostas na Sala José Cândido de Carvalho, na exposição "Cuntin-Ta e Pincel". Com abordagem única, o artista cria experiências sensoriais intensas de sua visão artística. A mostra acontece na Sala José Cândido de Carvalho, na Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, com visitação até o dia 11 de abril. A entrada é gratuita. A exposição é apresentada pela doutora em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Isis Braga, que destaca a força da obra do pintor. "A pintura, para ele, é um espaço onde os sentimentos ganham formas tangíveis e onde a beleza se revela em cada detalhe. Sua obra traduz um campo de forças, no qual a harmonia é conquistada pela tensão das cores e pela movimentação das formas, que fluem com liberdade e expressividade". Cuntin se interessou pela arte na adolescência, através das aulas de desenho e pintura com o professor Fábio Leopoldino, aprendendo técnicas como óleo, acrílica, pastel, guache e aquarela. "Desde então me dedico à pintura com as mãos cheias de tintas e pinceis e estou sempre praticando o desenho em cadernos de estudos, os chamados sketchbooks", afirma o artista. Serviço Exposição Cuntin-Ta e Pincel de Fernando Cuntin Curadoria de Desirée Monjardim Abertura: Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025 Horário:18h Visitação: até 11 de abril de 2025 Segunda a sexta, de 9h às 17h Entrada gratuita Local: Sala José Cândido de Carvalho End: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
27 de fevereiro de 2025
Este semana o tradicional jornal inglês ”The Guardian” publicou uma resenha opinando que o longa-metragem brasileiro ”Ainda Estou Aqui” ,dirigido por Walter Salles e com história retratada majoritariamente no Rio de Janeiro , é o favorito ao Oscar 2025 na categoria ”Melhor Filme Internacional” . No texto,a jornalista Wendy Ide , responsável pela opinião, diz que ”após o fiasco de ‘Emilia Pérez’ [outro filme na disputa], ‘Ainda Estou Aqui’ é o favorito”. Wendy também elogia Fernanda Torres , que concorre ao Oscar na categoria ”Melhor Atriz” após interpretar Eunice Paiva , protagonista do longa e esposa de Rubens Paiva, personagem central da história – representado no filme por Selton Mello -, assassinado durante a ditadura militar no Brasil. ”Fenomenal!Ela mereceu a indicação”, destacou Ide. Vale ressaltar que, além das duas indicações citadas acima, ”Ainda Estou Aqui”concorre também na principal categoria do Oscar, isto é, ”Melhor Filme”. A cerimônia de entrega das estatuetas acontecerá no próximo domingo (02/03), a partir das 21h (de Brasília), no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia,Estados Unidos.
Share by: