Blog Layout

27 de fevereiro de 2025

Sala José Cândido de Carvalho em Niterói recebe exposição do artista Fernando Cuntin

Com curadoria de Desirée Monjardim, a individual de Fernando Cuntin explora a intensidade da cor e a dinâmica da forma.


As pinturas de Fernando Cuntim serão expostas na Sala José Cândido de Carvalho, na exposição "Cuntin-Ta e Pincel". Com abordagem única, o artista cria experiências sensoriais intensas de sua visão artística.


A mostra acontece na Sala José Cândido de Carvalho, na Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, com visitação até o dia 11 de abril. A entrada é gratuita.


A exposição é apresentada pela doutora em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Isis Braga, que destaca a força da obra do pintor. "A pintura, para ele, é um espaço onde os sentimentos ganham formas tangíveis e onde a beleza se revela em cada detalhe. Sua obra traduz um campo de forças, no qual a harmonia é conquistada pela tensão das cores e pela movimentação das formas, que fluem com liberdade e expressividade".


Cuntin se interessou pela arte na adolescência, através das aulas de desenho e pintura com o professor Fábio Leopoldino, aprendendo técnicas como óleo, acrílica, pastel, guache e aquarela. "Desde então me dedico à pintura com as mãos cheias de tintas e pinceis e estou sempre praticando o desenho em cadernos de estudos, os chamados sketchbooks", afirma o artista.


Serviço


Exposição Cuntin-Ta e Pincel de Fernando Cuntin
Curadoria de Desirée Monjardim
Abertura: Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
Horário:18h
Visitação: até 11 de abril de 2025
Segunda a sexta, de 9h às 17h
Entrada gratuita
Local: Sala José Cândido de Carvalho
End: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói

27 de fevereiro de 2025
Este semana o tradicional jornal inglês ”The Guardian” publicou uma resenha opinando que o longa-metragem brasileiro ”Ainda Estou Aqui” ,dirigido por Walter Salles e com história retratada majoritariamente no Rio de Janeiro , é o favorito ao Oscar 2025 na categoria ”Melhor Filme Internacional” . No texto,a jornalista Wendy Ide , responsável pela opinião, diz que ”após o fiasco de ‘Emilia Pérez’ [outro filme na disputa], ‘Ainda Estou Aqui’ é o favorito”. Wendy também elogia Fernanda Torres , que concorre ao Oscar na categoria ”Melhor Atriz” após interpretar Eunice Paiva , protagonista do longa e esposa de Rubens Paiva, personagem central da história – representado no filme por Selton Mello -, assassinado durante a ditadura militar no Brasil. ”Fenomenal!Ela mereceu a indicação”, destacou Ide. Vale ressaltar que, além das duas indicações citadas acima, ”Ainda Estou Aqui”concorre também na principal categoria do Oscar, isto é, ”Melhor Filme”. A cerimônia de entrega das estatuetas acontecerá no próximo domingo (02/03), a partir das 21h (de Brasília), no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia,Estados Unidos.
27 de fevereiro de 2025
Após uma primeira temporada carioca de sucesso, Irene Ravache volta ao Rio com Alma Despejada, vencedora do Prêmio Bibi Ferreira nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Texto Original. A peça conta a história de Teresa, que, depois de morta, visita a casa onde morava pela última vez. Com texto de Andrea Bassitt e direção de Elias Andreato, ela transita entre o passado e o presente enquanto rememora sua vida como professora de classe média. Histórias e pessoas importantes são revisitadas, como a funcionária que trabalhou por trinta anos em sua casa, a melhor amiga, os dois filhos e o marido, homem trabalhador que ascendeu socialmente após se tornar empresário bem-sucedido. Teatro Fashion Mall. Estrada da Gávea, 899, São Conrado. Sex. e sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 70,00 a R$ 140,00. Ingressos pelo https://www.sympla.com.br. De 10 de janeiro a 23 de fevereiro.
Share by: