1 de setembro de 2023

UFF e FAN firmam parceria inédita de cooperação

Acordo estabelece programa de articulação regular entre espaços culturais na cidade
 
A Fundação de Arte de Niterói (FAN) e a UFF firmaram uma parceria inédita na área da cultura. Na manhã da última quarta-feira (30), o prefeito de Niterói, Axel Grael, o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão, o Reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, e o Superintendente do Centro de Artes UFF, Leonardo Guelman, assinaram um acordo de cooperação no Solar do Jambeiro para fortalecer o vínculo das políticas culturais com a dinâmica dos processos identitários que distinguem e singularizam a cidade de Niterói.


O acordo tem como objetivos estabelecer um programa de articulação regular entre os espaços culturais da cidade, para incentivar a dimensão processual da cultura, reconhecendo o protagonismo de atores sociais e comunidades. Com isso, a parceria entre a FAN e a UFF busca ampliar a produção cultural nos círculos expressivos e memoriais de Niterói, além de estimular a economia da cultura na cidade.


O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, destaca o fortalecimento do setor cultural promovido pela parceria, com ganhos para a população da cidade e a comunidade acadêmica.


“A relação que a UFF está estabelecendo com a prefeitura de Niterói é uma relação sustentável, com foco na utilidade pública, de potencializar o olhar mais largo do que é cultura, do que é ser cidadão e do que é ser universidade. Celebramos a possibilidade da nossa universidade, através dessa relação com o município inclusive em outras frentes, de ser uma universidade contemporânea, que se relaciona como ela é, como dizia Nelson Rodrigues. A UFF não produz apenas teses, mas também se mistura com os desafios contemporâneos emergentes da sociedade. Então, nessa nossa imperfeição prefeita, a gente tem encontrado um caminho de retorno para a sociedade”, defende Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.


Na agenda conjunta prevista pela FAN e a UFF para o ano de 2023, estão o I Fórum de acessibilidade cultural de Niterói, o 13º Interculturalidades: Inventação, a Festa Literária de Niterói - FLIN, o II Atelerió: afropresenças e luta (06-12/11), além de outras ações e eventos.


4 de fevereiro de 2026
O Bloco do Bita leva para as ruas uma experiência completa de Carnaval infantil, inspirada nos tradicionais blocos brasileiros e construída a partir de múltiplos elementos da cultura popular. Mais do que um espetáculo musical, o projeto propõe um ambiente imersivo onde música, fantasia, cortejo e interação se unem para apresentar às crianças a vivência da folia de forma lúdica e afetiva. No centro da festa está o Show do Bita – Especial de Carnaval, apresentado ao lado de uma orquestra carnavalesca que conduz o repertório em ritmos como marchinha, frevo e outras sonoridades típicas da celebração. O cortejo conta ainda com boneco gigante do Bita, estandarte do Bloco do Bigode Laranja e figurinos temáticos, criando uma atmosfera que transforma a rua em palco e chama o público a participar ativamente. E a melhor parte: o repertório mistura sucessos do Mundo Bita em versões carnavalescas, como a música “Carnaval do Bita”, composta especialmente para embalar a folia infantil. Ao lado de Bita, Lila, Tina, Dan e Tito, a Flora conduz o público por uma apresentação interativa, incentivando a participação das crianças com música, dança e brincadeiras. O Bloco do Bita é uma opção completa de Carnaval infantil, unindo tradição carnavalesca e o universo afetivo do Mundo Bita em uma experiência inesquecível para toda a família. Serviço: Teatro Clara Nunes Temporada: De 07/02/2026 à 08/02/2026 - Sábado às 15:30h, Domingo às 15:30h Classificação Indicativa: Livre Teatro Clara Nunes – R. Marquês de São Vicente, 52 - Gávea, Rio de Janeiro – Telefone: (21) 2274-9696
4 de fevereiro de 2026
A exposição "Tirando Onda", do artista Not Vital, nascido em 1948, em Sent, no vale do Engadine, na Suíça, apresenta obras recentes e inéditas produzidas este ano. Not Vital é reconhecido internacionalmente, com exposições constantes na Europa, EUA e Ásia. Seu trabalho está presente em numerosas coleções privadas, e várias públicas, como Bibliotheque Nationale, Paris; Kunstmuseum Bern, Berna; The Museum of Modern Art (MoMA), Nova York; Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York; e Toyota Municipal Museum of Art, Aichi, Japão, entre outras importantes. No MAC Niterói, Not Vital coloca várias esculturas na área externa do Museu, todas de 2025: "Moon" ("Lua"), em aço inox, com 1,85 metro de diâmetro, e um conjunto de cinco peçasem granito, trazidas do Espírito do Santo, criadas especialmente para a exposição, da série que dá nome à mostra: "Tirando Onda", com cerca de 2,8 metros de comprimento e peso em torno de meia tonelada cada. O título da exposição se refere, de forma bem-humorada, ao fato de que embora o artista tenha sido criado cercado pelas montanhas nevadas da Suíça esteja expondo em uma região cercada por mar. "Nós também surfamos na neve", brinca. No grande salão do primeiro andar, construído de modo a provocar uma ilusão de ótica no visitante, que pensa que o espaço é circular, quando na verdade é quadrado, Not Vital usará apenas o chão, para celebrar o arquiteto Oscar Niemeyer, que considera "um dos mais influentes arquitetos da história", autor do projeto do MAC Niterói. Serviço Exposição "Not Vital - Tirando onda" Visitação: Até 22 de fevereiro de 2026 Horários: Terça a domingo (mesmo quando é feriado), das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30) Ingresso: R$20,00 (inteira) Quarta-feira: entrada gratuita Gratuidade nos demais dias: moradores/nascidos em Niterói, alunos da rede pública, crianças até 7 anos, PcD + 1, servidores da cidade e quem chega de bicicleta. Local: MAC Niterói End: Mirante da Boa Viagem, s/n http://www.macniteroi.com