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21 de fevereiro de 2025

Sucesso de público em São Paulo, musical “Kafka e a Boneca” chega ao Theatro Municipal de Niterói, com ingressos gratuitos


Produção baseada em história real, vivida pelo escritor austro-húngaro-tchecoslovaco Franz Kafka, resgata valores e reflete sentimentos como amor, amizade, confiança, perda e entendimento.


Adaptado pela primeira vez no formato musical para os palcos, o musical “Kafka e a
Boneca”, baseado em fatos vividos pelo autor Franz Kafka, chega pela primeira vez ao
estado do Rio de Janeiro depois de ter sido visto por mais de 45 mil pessoas na sua
temporada em São Paulo. Produzido pela Scuola de Cultura e Marcenaria de Cultura,
com patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói e Secretaria das Culturas, a peça tem a
direção de Marllos Silva, responsável também pelo roteiro, e a direção musical de Daniel
Rocha, que assina canções e arranjos dessa história que completou 100 anos em 2023. O
musical está em cartaz neste final de semana, de sexta a domingo, no Theatro Municipal
de Niterói, de 21 a 23 de fevereiro, com ingressos gratuitos.


Embora muito conhecido por suas obras modernistas, pouco se sabe acerca da história de Kafka com a garotinha que o fez redescobrir sentidos e motivações para voltar a escrever, dando mais cor aos meses que antecederam sua morte. Foi durante um passeio pelo parque de Steglitz, em Berlim, junto de sua companheira Dora, que ele se viu tocado pela tristeza de uma criança que havia perdido sua boneca preferida. As lágrimas sentidas da pequena Lia Hillel, como é chamada na peça, acompanhadas de seus questionamentos inconformados, o fizeram pensar em formas de ajudá-la a superar sentimentos que lhe eram familiares, como a solidão e a melancolia.

Lançando mão de recursos lúdicos, criatividade e imaginação, Kafka, vivido por Marcos
Lanza, se transforma no “carteiro de bonecas”, e passa a escrever cartas para Lia, papel
em que as atrizes mirins Bibi Valverde (Prêmio APCA Revelação em 2023) e Yasmin
Soares se alternam. Na tentativa de acalmá-la, ele cria a história de que sua boneca,
Marielle, viajara pelo mundo em busca de sua própria jornada e, a cada  correspondência, uma aventura diferente por lugares como Itália, China e o deserto do Saara, é detalhada.


Tudo vai bem até que se vê diante de outro desafio: entender como finalizar essa história
sem gerar novas frustrações na menina.

À frente da missão de, ao longo de 85 minutos, entreter, despertar e emocionar, refletindo mensagens que podem ser levadas para a vida por pessoas de todas as idades, estão também a atriz Renata Vilela como a firme e cautelosa mãe Berta Hillel e a voz de Marielle, e Giovanna Sassi como a sensível e espirituosa Dora Diamant, último amor de Kafka.


Completam o elenco Fernando Palazza e os swings Carla Vazquez e Pablo Marcel.
Para o produtor e criativo Marllos Silva, que teve a ideia de fazer o espetáculo há alguns
anos ao ler o livro para a filha, todo o projeto é pautado em um grande cuidado com a vida e obra do artista. Embora baseada em um acontecimento real, a história não possui
vestígios históricos, o que, em meio a muitas pesquisas, lhe permitiu uma construção mais aberta em torno dos fatos e personagens. Em uma delicada mescla de realidade e ficção, é possível identificar falas de Kafka, ditas pelo próprio em algum momento da vida, e vê-lo em uma versão mais "desconstruída" daquela conhecida.

As muitas camadas que giram em torno dessa relação ganham ainda mais força e sentido com a ajuda da trilha sonora, com letras divididas entre Silva e o diretor musical e arranjador Daniel Rocha, que revelou ter usado a cultura Klezmer, gênero de música
não-litúrgica judaica, como fonte.

Com uma equipe de criativos renomada e premiada, o musical “Kafka e a Boneca” tem
cenografia de Marco Lima, figurino de Kleber Montanheiro, desenho de luz de Tulio
Pezzoni, desenho de som de Tocko Michelazzo, visagismo de Anderson Bueno, conta
com a direção de movimento de Fabrício Licursi, a preparação de manipulação de
bonecos de Lenita Ponce, a direção assistente de Marcelo Soldá, a direção musical
assistente de Diego Salles e a produção executiva de Fabrizio Sassi.

SERVIÇO:


“KAFKA E A BONECA”
Local: Theatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói - RJ, 24020-125
Temporada: 21 a 23 de fevereiro
Sessões: - Sex 21/fev: 15h e 20h; Sáb 22/fev: 15h e 20h e Dom 23/fev: 15h e 17:30
Duração: 85 minutos | Gênero: Musical
Ingressos: Gratuitos. Retirados na bilheteria do teatro a partir de 01 (uma) hora antes.

27 de fevereiro de 2025
Com curadoria de Desirée Monjardim, a individual de Fernando Cuntin explora a intensidade da cor e a dinâmica da forma. As pinturas de Fernando Cuntim serão expostas na Sala José Cândido de Carvalho, na exposição "Cuntin-Ta e Pincel". Com abordagem única, o artista cria experiências sensoriais intensas de sua visão artística. A mostra acontece na Sala José Cândido de Carvalho, na Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, com visitação até o dia 11 de abril. A entrada é gratuita. A exposição é apresentada pela doutora em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Isis Braga, que destaca a força da obra do pintor. "A pintura, para ele, é um espaço onde os sentimentos ganham formas tangíveis e onde a beleza se revela em cada detalhe. Sua obra traduz um campo de forças, no qual a harmonia é conquistada pela tensão das cores e pela movimentação das formas, que fluem com liberdade e expressividade". Cuntin se interessou pela arte na adolescência, através das aulas de desenho e pintura com o professor Fábio Leopoldino, aprendendo técnicas como óleo, acrílica, pastel, guache e aquarela. "Desde então me dedico à pintura com as mãos cheias de tintas e pinceis e estou sempre praticando o desenho em cadernos de estudos, os chamados sketchbooks", afirma o artista. Serviço Exposição Cuntin-Ta e Pincel de Fernando Cuntin Curadoria de Desirée Monjardim Abertura: Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025 Horário:18h Visitação: até 11 de abril de 2025 Segunda a sexta, de 9h às 17h Entrada gratuita Local: Sala José Cândido de Carvalho End: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
27 de fevereiro de 2025
Este semana o tradicional jornal inglês ”The Guardian” publicou uma resenha opinando que o longa-metragem brasileiro ”Ainda Estou Aqui” ,dirigido por Walter Salles e com história retratada majoritariamente no Rio de Janeiro , é o favorito ao Oscar 2025 na categoria ”Melhor Filme Internacional” . No texto,a jornalista Wendy Ide , responsável pela opinião, diz que ”após o fiasco de ‘Emilia Pérez’ [outro filme na disputa], ‘Ainda Estou Aqui’ é o favorito”. Wendy também elogia Fernanda Torres , que concorre ao Oscar na categoria ”Melhor Atriz” após interpretar Eunice Paiva , protagonista do longa e esposa de Rubens Paiva, personagem central da história – representado no filme por Selton Mello -, assassinado durante a ditadura militar no Brasil. ”Fenomenal!Ela mereceu a indicação”, destacou Ide. Vale ressaltar que, além das duas indicações citadas acima, ”Ainda Estou Aqui”concorre também na principal categoria do Oscar, isto é, ”Melhor Filme”. A cerimônia de entrega das estatuetas acontecerá no próximo domingo (02/03), a partir das 21h (de Brasília), no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia,Estados Unidos.
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