“Para um Lugar Suspenso”
Depois de uma longa trajetória que inclui passagens pelas artes gráficas, música, gravura e escultura e após longa jornada de exposições coletivas e individuais, a artista Icléa Eccard ocupa a Galeria Reserva Cultural com seu projeto mais recente: a mostra Para um lugar suspenso. Realizada pela Eixo Arte Contemporânea com curadoria de Vilmar Madruga, a mostra estará aberta ao público até o dia 19 de junho. Para o curador Icléa ultrapassa o lugar fixo da escultura, mantendo fresco seu caráter criativo e experimental. O projeto da mostra foi desenvolvido especialmente para o espaço do Reserva, a partir de uma experiência que a artista fez há alguns anos com telas de arame e limalha, pequenas sobras de alumínio de tamanhos e formatos diversos.
Visitação: Diariamente até o dia 19 de junho, das 12h às 22h.
GALERIA RESERVA CULTURAL
Av. Visconde do Rio Branco, 880 – Niterói/RJ
A mostra
Uma tela de arame suspensa ocupa o espaço expositivo. Nela são capturados fragmentos de limalha. A teia que se forma ou mesmo os elementos ali pousados, não aparecem para cumprir nenhuma vocação para o repouso absoluto. Há uma espécie de tensão percorrendo a zona ocupada estabelecida pelo jogo que a matéria tece ao redor de si mesma. Sua suspensão no ambiente e o fato de estar tão ao alcance do público é inquietante sem, contudo, perder a leveza. Em sua infância em Itaocara, Icléa Eccard costumava observar a trajetória dos insetos enfileirados, muitos deles carregando suas presas. Admirava o rastro que deixavam pelo caminho. O som que alguns corpos voadores compunham no ar. Mais tarde, durante o ofício da escultura ela própria se surpreendeu ao constatar que depois de dobrar imensas chapas de ferro eram estes seres que lhe pediam passagem. Na obra de Louise Bourgeois a aranha aparece como uma imagem mitológica, arquetípica, um símbolo da matre e da psique feminina. A teia de Icléa, no entanto, não está isolada. Conecta-se ao espaço e sua matéria com ele se articula. Vazios, acúmulos, dobras. Um conjunto de forças oriundo desta cena suspensa se configura diante do olhar como que obedecendo a lógica do instante em que foi criado/tecido. Instante em que este campo expandido toma a sala e nos captura. Apenas pelo olhar. Como já disse certa vez, Icléa ultrapassa o lugar fixo da escultura, mantendo fresco seu caráter criativo e experimental.
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