5 de agosto de 2023

Projeto Transeuntis Mundi está de volta ao MAC

Qual a relação entre a migração humana e as histórias cotidianas no mundo hoje? Qual a sua parte nessa história?


Uma experiência de arte e tecnologia propõe essa reflexão para um público de todas as idades. O Projeto Transeuntis Mundi está de volta ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, agora em exposição solo no Salão Principal e também online. A partir do dia 05 de agosto, a exposição Transeuntis Mundi Deriva 01 apresentará uma reflexão sobre as migrações milenares e a transculturalidade, através de cenas, paisagens, sons e histórias cotidianas de 4 países de 4 continentes – o que os criadores chamam de “histórias mínimas”. Dessa forma, o trabalho propõe uma reflexão sobre legado, identidade e ancestralidade.


  A exposição acontece no MAC e no metaverso – Deriva 01 contém obras de realidade virtual, realidade aumentada, fotografia, instalação sonora, projeções, poesia, performance, e mais. O salão principal do MAC se tornará um grande cenário de realidade virtual.


A instalação é imersiva e interativa, de forma que o participante decide sua viagem, a duração e em qual história se focar. O visitante pode visitar também a instalação de forma online, através do site do museu – e conhecer a Web Derive 01. Duas obras que dialogam e se completam. Recomenda-se o uso de fones de ouvido para uma imersão total em casa também.


Criado em 2018, o Projeto Transeuntis Mundi propõe capturar a memória sonora e visual de povos, expressões culturais e lugares para contar artisticamente a história dos milenares transeuntes que vêm cruzando o mundo. A obra está em constante construção (ano que vem chega a Deriva 02). A expressão transeuntis mundi vem do latim, a língua franca da expansão da cultura ocidental.


Personifica o ser humano que embarcou na aventura de descobrir e explorar o mundo. Mais de 10.000 pessoas já puderam conhecer o projeto, que já esteve em exposição em mais de 12 países.


Os artistas criadores da exposição são a brasileira Cândida Borges e o colombiano Gabriel Mario Vélez, ambos artistas, acadêmicos e doutores em artes, com extensa carreira internacional.


Programação da abertura no dia 5, sábado:


– Abertura ao público: às 14h.

– Concerto de abertura: às 15:30, apresentará uma experiência sonora imersiva com obras audiovisuais de compositores de 4 continentes.

Lançamento do livro da exposição: às 16h.

– Mesa redonda: às 16:30, com os artistas e convidados internacionais sobre o tema “A estética do caminhar – práticas criativas e artísticas nômades”. Intérprete de libras presente.



A exposição vai até dia 3 de setembro de 2023 – exposição presencial MAC Niterói e online

Capacidade limitada. Ingressos antecipados anunciados nas redes sociais, ou por ordem de chegada.

5 de agosto de 2025
A cantora e atriz niteroiense Agatha Félix e o duo carioca Almar lançam o single “Vontade de Ficar”, no dia 22 de agosto, em todas as plataformas digitais, celebrando a cidade de Niterói como berço de talentos e palco de novas histórias. Gravado inteiramente em Niterói, o clipe valoriza as belezas naturais e a identidade cultural do município e conta com imagens icônicas da Praia de Icaraí e da deslumbrante da Baia de Guanabara. Um pop suave e envolvente, “Vontade de Ficar” fala sobre amor, presença e as escolhas realizadas para permanecer ao lado de quem se ama. “A ideia é emocionar e se tornar a trilha sonora de momentos especiais e marcantes”, conta Agatha. Sobre os artistas: Agatha Félix, niteroiense de 18 anos, é atriz e cantora em ascensão, já conhecida por sua autenticidade e pela capacidade de se conectar com o público através da arte. Além de sua trajetória na música, Agatha construiu uma carreira sólida como atriz, participando de grandes produções da TV Globo, como as novelas Sétimo Guardião e A Força do Querer, além de brilhar nos palcos com o musical Noviça Rebelde. Pelo seu trabalho em Sétimo Guardião, foi reconhecida com o prêmio MG Talento Kids. Sua carreira vem sendo construída com consistência e paixão, trazendo uma identidade única. Duo Almar, formado pelos artistas Bruna Souza e Santino, surgiu no fim de 2019 e rapidamente se tornou uma das grandes revelações do pop leve brasileiro. Conhecidos por seu timbre marcante, letras sensíveis e melodias que exaltam a beleza do simples, conquistaram milhões de streams, presença em tops virais e trilhas sonoras de programas de TV. Sucessos como “Compensa”, “Flutuar”, “Devagarinho” e “É Tu” consolidaram o duo como um dos nomes mais promissores da música nacional.
5 de agosto de 2025
Prepare-se para descobrir o Natal como você nunca imaginou! O Theatro Municipal de Niterói recebe em seu palco, de 8 a 10 de agosto, o ator Guga Gallo com o espetáculo 'Eu, Noel: O lado B do Natal'. Com 49 anos de carreira nos palcos e 30 deles vivendo profissionalmente o bom velhinho, o ator, diretor e produtor Guga Gallo estreia seu novo espetáculo solo de comédia: "Eu, Noel: O Lado B do Natal". A montagem revela o que os filmes, músicas e comerciais escondem: as histórias hilárias, absurdas e totalmente verídicas vividas por um Papai Noel de verdade, aquele que encara o shopping lotado, o calor de dezembro, as crianças sinceras demais e os pedidos mais inacreditáveis já feitos ao bom velhinho. Com seu talento cômico afiado e carisma inconfundível, Guga Gallo convida o público para uma viagem pelos bastidores natalinos em um solo carregado de humor, improviso e memórias surreais que só quem esteve 30 anos dentro de uma roupa de veludo vermelho poderia contar. "Eu, Noel: O Lado B do Natal" é mais do que uma comédia: é um acerto de contas (divertidíssimo) com a fantasia natalina, mostrando que nem tudo são sinos e renas, às vezes, são fraldas, choro e uma criança perguntando se o trenó tem Wi-Fi. Serviço "Eu, Noel: O Lado B do Natal" Data: 08, 09 e 10 de agosto de 2025 Horário: Sexta, às 20h; sábado e domingo, às 19h Duração: 60min Classificação indicativa: 16 anos Ingressos: R$ 50 (inteira)  Local: Theatro Municipal de Niterói End: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói