5 de agosto de 2023

Projeto Transeuntis Mundi está de volta ao MAC

Qual a relação entre a migração humana e as histórias cotidianas no mundo hoje? Qual a sua parte nessa história?


Uma experiência de arte e tecnologia propõe essa reflexão para um público de todas as idades. O Projeto Transeuntis Mundi está de volta ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, agora em exposição solo no Salão Principal e também online. A partir do dia 05 de agosto, a exposição Transeuntis Mundi Deriva 01 apresentará uma reflexão sobre as migrações milenares e a transculturalidade, através de cenas, paisagens, sons e histórias cotidianas de 4 países de 4 continentes – o que os criadores chamam de “histórias mínimas”. Dessa forma, o trabalho propõe uma reflexão sobre legado, identidade e ancestralidade.


  A exposição acontece no MAC e no metaverso – Deriva 01 contém obras de realidade virtual, realidade aumentada, fotografia, instalação sonora, projeções, poesia, performance, e mais. O salão principal do MAC se tornará um grande cenário de realidade virtual.


A instalação é imersiva e interativa, de forma que o participante decide sua viagem, a duração e em qual história se focar. O visitante pode visitar também a instalação de forma online, através do site do museu – e conhecer a Web Derive 01. Duas obras que dialogam e se completam. Recomenda-se o uso de fones de ouvido para uma imersão total em casa também.


Criado em 2018, o Projeto Transeuntis Mundi propõe capturar a memória sonora e visual de povos, expressões culturais e lugares para contar artisticamente a história dos milenares transeuntes que vêm cruzando o mundo. A obra está em constante construção (ano que vem chega a Deriva 02). A expressão transeuntis mundi vem do latim, a língua franca da expansão da cultura ocidental.


Personifica o ser humano que embarcou na aventura de descobrir e explorar o mundo. Mais de 10.000 pessoas já puderam conhecer o projeto, que já esteve em exposição em mais de 12 países.


Os artistas criadores da exposição são a brasileira Cândida Borges e o colombiano Gabriel Mario Vélez, ambos artistas, acadêmicos e doutores em artes, com extensa carreira internacional.


Programação da abertura no dia 5, sábado:


– Abertura ao público: às 14h.

– Concerto de abertura: às 15:30, apresentará uma experiência sonora imersiva com obras audiovisuais de compositores de 4 continentes.

Lançamento do livro da exposição: às 16h.

– Mesa redonda: às 16:30, com os artistas e convidados internacionais sobre o tema “A estética do caminhar – práticas criativas e artísticas nômades”. Intérprete de libras presente.



A exposição vai até dia 3 de setembro de 2023 – exposição presencial MAC Niterói e online

Capacidade limitada. Ingressos antecipados anunciados nas redes sociais, ou por ordem de chegada.

6 de novembro de 2025
Está aberta a votação online do 16º Festival de Música da Rádio Nacional, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O público tem até o dia 30 de novembro para acessar o site oficial e escolher suas músicas favoritas entre as obras selecionadas pela comissão julgadora. A votação começou na segunda-feira (3). A canção mais votada nesta etapa estará automaticamente classificada entre as 12 finalistas do festival. As músicas concorrentes já estão em exibição na programação da Rádio Nacional FM, acompanhadas de vinhetas de identificação e créditos dos intérpretes e compositores. “O festival é uma oportunidade única para revelar talentos. Agora é a vez dos ouvintes participarem ativamente, ajudando a escolher quem vai brilhar na final. É um momento de celebração da diversidade musical e da força da Rádio Nacional como espaço para novos artistas”, afirma o gerente executivo de Rádios da EBC, Thiago Regotto. Após o encerramento da votação online, a comissão julgadora selecionará outras 11 músicas para compor a lista das finalistas. Essas obras serão veiculadas entre 1º e 12 de dezembro, quando também ocorrerá uma nova fase de votação. Os vencedores nas categorias Melhor Música com Letra, Melhor Intérprete, Melhor Letra, Melhor Arranjo e Música Mais Votada na Internet serão anunciados em evento com transmissão online no dia 12 de dezembro. O festival bateu recorde histórico com 1.068 músicas inscritas em 2025, reafirmando o compromisso da EBC com a valorização da produção musical brasileira e a democratização do acesso à cultura. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Serviço Votação do 16º Festival de Música da Rádio Nacional: de 3 a 30 de novembro pelo site oficial. Rádio Nacional na internet e nas redes sociais Site: https://radios.ebc.com.br Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr X: https://x.com/radionacionalbr Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro
6 de novembro de 2025
No fim de semana de 07 a 09 de novembro, o Theatro Municipal de Niterói abre seu palco para Travessia, o mais recente espetáculo da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói. Três olhares, três tempos, três corpos em movimento. Travessia reúne em uma mesma noite três obras de dança — cada uma revelando uma forma singular de habitar o tempo e o espaço. Do feminino que resiste e renasce, ao gesto que marca a passagem das horas, até o encontro com corpos do outro lado do Atlântico, o espetáculo é um percurso de descobertas, ritmos e afetos. Mais do que um conjunto de coreografias, Travessia é um convite ao deslocamento: entre países, entre épocas, entre o que somos e o que ainda estamos por ser. Serviço Companhia de Ballet da Cidade de Niterói - Travessia Datas: 07 a 09 de novembro de 2025 Horários: 19h (sexta) e 18h (sábado e domingo) Evento Gratuito | Retirada de 1 ingresso por pessoa na bilheteria, 1h antes do início do espetáculo, mediante a doação de leite em pó Classificação indicativa: Livre Duração: 50 minutos Local: Theatro Municipal de Niterói End: Rua XV de Novembro, 35, Centro - Niterói