4 de julho de 2022

Patricia Porto lança o livro “O ano do cão"

O Espaço Cultural Sala Carlos Couto recebe, no dia 05 de julho, terça-feira, às 18h, a noite de autógrafos do livro “O ano do cão”, da escritora Patrícia Porto.

 

Dividido em três ciclos (Ciclo de Salò, Ciclo de Sísifo e Ciclo de Safo), “O ano do cão” é escrito, muitas vezes, de forma tensa e dolorida, mas também libertadora. Como se a autora abandonasse o método do livro acadêmico e a disciplina para simbolizar, com a poética da sua memória, a estreiteza de horizontes do Brasil dos anos 70, retomada numa nova estreitura: a do ano do cão. Vários poemas dialogam com as duas épocas, mesmo que a Patricia não diga isso textualmente.

 

É uma obra política. Tanto na visão de uma criança que nada sabia de ditadura, mas muito conhecia de autoritarismo, ora na visão de uma mulher que não escolheu lutar, mas foi lançada ao campo de guerra. Também é uma obra de formação. Tanto quanto a percepção de que o futuro é só um paliativo na visão dessa nova mulher, madura e vivendo outras violências do cotidiano.

 

A memória estabiliza a obra de Patrícia Porto, que é tratada a partir de ângulos diferentes e até opostos. Há, por exemplo, o acadêmico, trazido no livro Narrativas Memorialísticas - por Uma Arte Docente na Escolarização da Literatura (Ed. CRV, 2010), escrito a partir da tese finalista do prêmio CAPES. Há, ainda, o ângulo narrativo apresentado nos contos de A Memória é um Peixe Fora D’Água (Ed. Penalux, 2018). E agora, fechando um círculo, o ângulo poético, trabalhado na trilogia composta pelos livros Cabeça de Antígona (Ed. Reformatório, 2017), Casa de boneca para elefantes (Ed. Penalux, 2019, semifinalista do prêmio Oceanos) e O ano do Cão (Ed. Penalux, 2021). 

 

Sobre Patricia Porto


Poeta maranhense, Doutora e Mestre em Políticas Públicas e Educação, Linguista e especialista em Alfabetização, publicou vários artigos, como a obra acadêmica "Narrativas memorialísticas: por uma arte docente na escolarização da literatura”, o livro de contos: “A memória é um peixe fora d’água” e os livros de poesia "Sobre pétalas e preces", "Diário de viagem para espantalhos e andarilhos", “Cabeça de Antígona”, “Casa de boneca para elefantes” e o “O ano do cão”. Participou, ainda, de coletâneas literárias no Brasil e no exterior.


SERVIÇO

 

Noite de Autógrafos “O ano do cão”

 

Data: 05 de julho (terça- feira)

Horário: 18h

Classificação etária: livre

Local: Espaço Cultural Sala Carlos Couto – anexo Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

Tel: 3628-6908

Entrada Gratuita 



21 de abril de 2025
Entre os dias 23 e 30 de abril, o Reserva Cultural, em São Domingos - Niterói, recebe a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision.  No festival o público poderá conferir 14 filmes inéditos e premiados, vindos de países como Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia — uma amostra rica e diversa da produção contemporânea do cinema europeu. Além das exibições, o festival contará com sessões especiais e debates na quinta (24) e na sexta (25), com a presença de convidados internacionais, como o diretor alemão Tom Tykwer e a atriz grega Eleni Roussinou. A programação completa, com preços de ingressos, está no site: https://www.reservacultural.com.br/niteroi/.
20 de abril de 2025
Pecadores, novo filme da Warner Bros. Pictures, chega hoje, 17 de abril, aos cinemas de todo o Brasil. Estrelado por Michael B. Jordan em um papel duplo e dirigido por Ryan Coogler, o longa, aclamado pela crítica, está com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, apresentando uma experiência intensa e instigante ao público. No filme, Jordan interpreta os irmãos gêmeos Smoke e Stack, que voltam à cidade natal para recomeçar após um passado conturbado. O que deveria ser um novo começo se transforma em um mergulho assustador em segredos enterrados e forças malignas que os aguardam no retorno para casa. “Pecadores é tantas coisas, tem tantas camadas. Quero que as pessoas levem com elas tudo o que filmamos, fizemos, criamos. É uma experiência divertida. Eu quero que elas se divirtam, mas também reflitam”, afirma o ator Michael B. Jordan, reforçando seu desejo de que o a história reverbere por um tempo na cabeça das pessoas. “Quero que pensem no filme e nos personagens mesmo depois da sessão, e que sintam a música em seus ossos. A trilha é parte viva da narrativa”. Escrito e dirigido por Ryan Coogler, o filme marca a estreia do cineasta no gênero de terror com uma obra que ele define como sua “carta de amor ao cinema”. “Foi na experiência coletiva do medo, dentro de uma sala escura cheia de desconhecidos, que nasceu minha paixão pelo cinema. Pecadores foi feito para ser visto assim — com uma multidão. É sobre o medo, mas também sobre pertencimento”, conta Coogler. Antes da estreia oficial, o longa teve pré-estreias especiais nas principais capitais brasileiras, incluindo Salvador, que contou com uma exibição diferenciada, seguida de um debate mediado pelos influenciadores João Sales (@maratonize) e Donna Paula Soares (@donnacachos), o jornalista João Paulo Barreto (Jornal A Tarde) e Gleissia Santos, do Instituto Cultural Steve Biko — refletindo o impacto social e simbólico do filme. Além de Michael B. Jordan, o elenco reúne Hailee Steinfeld, indicada ao Oscar; Miles Caton, Jack O'Connell, Wunmi Mosaku, Jayme Lawson, Omar Miller, Li Jun Li e Delroy Lindo. A equipe criativa conta com colaboradores recorrentes de Coogler, incluindo a diretora de fotografia Autumn Durald Arkapaw, a designer de produção vencedora do Oscar Hannah Beachler, o editor Michael P. Shawver, a figurinista Ruth E. Carter e o compositor Ludwig Göransson, parceiro de longa data do diretor. Pecadores é uma produção da Proximity Media e será distribuído nos cinemas de todo o mundo pela Warner Bros. Pictures.