São várias as possibilidades e caminhos a serem tomados quando se pensa em conexões entre obras musicais para se criar a ideia de um concerto. No programa de hoje, estas conexões, para além das artísticas, estão em uma série de coincidências. Iniciando pelo nome dos compositores “Carl”, Carl Heinrich Carsten Reinecke (1824 – 1910) e Carl August Nielsen (1865 – 1931). Já observando a segunda conexão, os compositores são contemporâneos, com uma diferença de 41 anos do nascimento do primeiro para o segundo. A terceira é que Reineck nasceu em Altona, na Alemanha, na época governada pelo rei da Dinamarca, país de origem de Nielsen.
Iniciando o programa e homenageando os 200 anos de nascimento do compositor Cal Reineck, ouviremos o seu “Concerto para Flauta em Ré maior Op. 283” (1908). Este é um marco para a flauta como instrumento solista, por ser considerado o único concerto do período romântico para este instrumento. A obra é dividida em três movimentos, todos bastante diferentes em caráter. O Allegro molto moderato inicial é o mais sinfônico dos três e reflete a influência de Johannes Brahms. O movimento lento, Lento e mesto, tem o estilo de uma ária para canto, em que a orquestra assume um papel mais acompanhante, claramente dando palco à flauta como protagonista. O final nos traz o Moderato onde a textura geral apresenta grandes linhas melódicas, apresentadas pela flauta contraponto momentos que requerem extremo virtuosismo do solista.
A segunda obra, que dá título ao programa “Os Quatro Temperamentos”, é a Sinfonia nº 2, Op. 16, composta por Carl Nielsen entre 1901 e 1902. Os temperamentos são componentes fundamentais da personalidade que influenciam nosso comportamento e percepção do mundo, estão divididos em quatro, representados em cada um dos movimentos da Sinfonia: Colérico, Fleumático, Melancólico e Sanguíneo. As imagens presentes na capa deste programa representam os temperamentos, através de uma sessão de fotos que o próprio compositor fez ainda muito jovem, no início de sua adolescência. Nielsen descreve o contexto da sinfonia em uma nota de programa para um concerto em Estocolmo, pouco antes de morrer em 1931.
“Eu tive a ideia para “Os Quatro Temperamentos” há muitos anos em uma pousada rural na Zelândia / Dinamarca. Na parede da sala onde eu estava bebendo um copo de cerveja com minha esposa e alguns amigos, havia um quadro colorido extremamente cômico, (…). O Colérico estava a cavalo. Ele tinha uma longa espada na mão, que ele estava brandindo ferozmente no ar rarefeito; seus olhos estavam esbugalhados para fora de sua cabeça, seu cabelo esvoaçava descontroladamente ao redor de seu rosto, (…). Os outros três quadros eram do mesmo estilo, e meus amigos e eu nos divertimos muito com a ingenuidade dos quadros(…). Mas quão estranhas as coisas às vezes podem se tornar! Eu, que tinha rido alto e zombeteiramente dessas imagens, voltava constantemente a elas em meus pensamentos, (…), continham uma espécie de núcleo ou ideia, (…). Algum tempo depois, então, comecei a elaborar o primeiro movimento de uma sinfonia, (…).”
Cada indivíduo tem um temperamento único, que funciona como uma direção interna e orienta suas ações.
Aproveite o concerto e descubra qual ou quais temperamentos podem ser os seus.
Deivison Branco
Membro da Comissão artística da OSN UFF 2023/24
Regência: Marcelo Falcão
Solista: Helder Teixeira – Flauta
Programa
Carl Heinrich Carsten REINECKE
Concerto para Flauta em Ré Maior Op. 283 (1908) 21’
Allegro molto moderato
Lento e mesto
Moderato – In tempo animato – Tempo I – Più mosso – Più lento maestoso
Carl August NIELSEN (1865 – 1931)Carl August NIELSEN (1865 – 1931)
Sinfonia nº. 2, Op. 16, “Os Quatro Temperamentos” (1901–1902) 33’
Allegro colérico
Allegro cômodo e fleumático
Andante melancólico
Allegro sanguíneo
01 de Dezembro de 2024
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
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