11 de junho de 2022

O maior órgão de tubos da América Latina é de Niterói há 66 anos

O órgão reproduz o som de uma orquestra sinfônica inteira. Um verdadeiro tesouro musical e religioso em Santa Rosa. Sendo o maior da América Latina e o terceiro maior do mundo, um autêntico Tamburini da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Santa Rosa, possui 11.130 tubos sonoros e 56 quilômetros de fios.


A Basílica de Nossa Senhora da Auxiliadora, em Santa Rosa, é um destino obrigatório para os amantes da arquitetura sacra. Inaugurada em 1918, a construção está com a conservação em dia. Sua arquitetura combina elementos góticos e moçárabes e, em seu interior, está um tesouro de valor inestimável: um dos maiores órgãos do mundo, com cinco teclados e 11.130 tubos, divididos entre a parte da frente e as laterais do templo. O instrumento foi montado em abril de 1956 pela fábrica italiana Tamburinie e o primeiro concerto teve como protagonista o maestro alemão Fernando Germani, organista oficial do Vaticano na época.


Em atividade há 66 anos, o órgão está em perfeitas condições de uso. Em 1997, o órgão ganhou um sistema eletrônico, o que possibilitou a gravação de cerca de cem canções tocadas pelo padre.


A basílica fica na Rua Santa Rosa 207 em Niterói e está aberta para visitação todos os dias, das 7h às 11h e das 15h às 21h. 



7 de agosto de 2025
Um dos bares mais tradicionais da Lapa, o Leviano, recebe a roda de samba do cantor e percussionista Paulo Zerbini, na próxima sexta-feira, 08 de agosto, a partir das 18 horas. Com um ambiente acolhedor, diversificado e de boa gastronomia, o Leviano, que completou 16 anos de atividade, recebe pessoas de todo o Rio de Janeiro e turistas nacionais e internacionais. Quem anima as noites de sexta-feira é o cantor e percussionista Paulo Zerbini, que traz em seu repertório, um verdadeiro passeio entre o samba e a MPB, com muitos sucessos de nomes como Almir Guineto, Clara Nunes, Jorge Aragão, Agepe, Fundo de Quintal, entre outros, além de composições próprias. O Leviano fica localizado na Rua Mem de Sá, 49, Lapa, RJ.  O valor do ingresso, R$ 20.
7 de agosto de 2025
Como parte do projeto Contos na Varanda, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe no sábado,09 de agosto, às 11h, uma contação de história baseada no infantil 'Chapeuzinho vermelho - Uma história que ganha vida'. Nesta contação de história especial, Chapeuzinho Vermelho deixa de ser apenas um conto falado e se transforma em uma experiência viva e surpreendente. À medida que o narrador começa a tecer a clássica trama da menina de capuz vermelho, algo mágico acontece: os personagens da história começam a aparecer um a um, bem atrás do contador, como se tivessem saído diretamente das páginas do livro para o mundo real. Essa entrada inesperada dos personagens transforma a contação em um verdadeiro espetáculo vivo. Os olhos das crianças se enchem de brilho a cada nova aparição, como se estivessem dentro da própria história. Elas não apenas escutam — sentem, vivem, sonham junto com cada cena. É como se as páginas do conto se abrissem diante delas, trazendo à tona um universo de fantasia, surpresas e descobertas. Um formato dinâmico e sensorial, que desperta a imaginação, prende a atenção do começo ao fim e transforma o simples ato de ouvir em uma experiência teatral inesquecível. Serviço Contos na Varanda: Chapeuzinho Vermelho Data: Sábado, 09 de agosto de 2025 Horário: 11h Duração: 30min Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Varanda End: Campo de São Bento - Entrada pela rua Lopes Trovão