22 de agosto de 2023

No Dia do Folclore livros promovem o incentivo à leitura e conhecimento da cultura popular

Com o objetivo de resgatar, valorizar e dar visibilidade às expressões populares de diferentes culturas, em 22 de agosto é celebrado no Brasil o Dia do Folclore. O termo tem origem em duas palavras inglesas, folk (povo) e lore (que pode ser traduzido como tradição). Folclore é um conjunto de expressões culturais que são transmitidas de geração em geração. Estas manifestações caracterizam a identidade cultural de uma sociedade, através da valorização das experiências, vivências e da sabedoria ancestral.


No Brasil, o folclore reúne diversas expressões das culturas indígena, africana e europeia, dando origem a uma infinita gama de histórias, danças, mitos, músicas e tradições que compõem o folclore nacional.


Para celebrar a data, a PAULUS Editora seleciona abaixo cinco títulos indicados para as crianças terem contato e aprofundarem seu conhecimento no folclore brasileiro. São obras que podem ser usadas por professores, educadores e pais, para despertar a consciência dos pequenos leitores para a valorização da cultura popular e o incentivo à leitura. Confira a seguir:


A lenda do saci-pererê em cordel

Com linguagem criativa e um colorido contagiante nas ilustrações, esta obra tem como objetivo preservar o mito do Saci-pererê, contado de geração para geração, além de servir como instrumento para promover, entre crianças e jovens, o interesse pela cultura e pelas raízes do nosso país. Com toda a magia da literatura de cordel, o autor conta que o Saci foi abandonado, mas, felizmente, encontrado por um casal que sentiu muita pena da criança magra e desprezada. Como se não bastasse, ela tinha uma perna só. Saiba mais.

Ficha técnica
Título: A lenda do Saci-Pererê em cordel
Autor: Marco Haurélio
Ilustração: Elma
Acabamento: grampeado
Formato: 21 cm x 27 cm
Páginas: 24
 


Mitos e lendas do Brasil em cordel

Com entusiasmo pela diversidade das histórias e personagens que regem a cultura brasileira, Nireuda Longobardi apresenta “Mitos e lendas do Brasil em cordel”. O livro busca resgatar a riqueza dos personagens e lendas do Brasil e oferece às crianças e aos jovens alguns dos contos que falam de guardiões da nossa fauna e flora, como o Saci, o Boto, a Iara, o Lobisomem, o Curupira, a Mula-sem-cabeça, entre muitos outros. Saiba mais.

Ficha Técnica
Título: Mitos e lendas do Brasil em cordel
Autora: Nireuda Longobardi
Ilustrações: Nireuda Longobardi
Acabamento: grampeado
Formato: 21 (larg) x 27 (alt)
Páginas: 56


Contos folclóricos brasileiros

Os contos folclóricos reunidos nesta coletânea, mais do que o esforço de preservação das nossas tradições populares, são peças de raro brilho literário, fruto da beleza e simplicidade da tradição popular, “o alimento espiritual dos povos”. O conto folclórico conserva informações de hábitos, costumes, ritos e mitos aparentemente desaparecidos ou esquecidos, mas que persistem na transmissão de geração a geração. Todos os contos desta antologia foram colhidos diretamente da fonte mais pura: a memória popular. Saiba mais.

Ficha Técnica
Título: Contos folclóricos brasileiros
Autor: Marco Haurélio
Ilustrações: Maurício Negro
Acabamento: Brochura
Formato: 17 (larg) x 24 (alt)
Páginas: 144


Artes do caipora em cordel

Presença marcante em todo o Brasil, desde o tempo em que havia muitas florestas e caça abundante, o Caipora é um duende que assombra e persegue os caçadores que abatem mais animais do que necessário à sua sobrevivência. É esse o tema que Marco Haurélio, poeta popular e folclorista, aborda na obra “Artes do Caipora em cordel”; um livro ricamente ilustrado por Luciano Tasso, narrado em cordel, costurando dois contos em que o Caipora figura como assombração das matas tropicais. Saiba mais.

Ficha Técnica
Título: Artes do Caipora em cordel
Autor: Marco Haurélio
Ilustrador: Luciano Tasso
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27 cm
Páginas: 48


Folclore e mitos – brincando com dobraduras

Saci, Lobisomem, Boitatá são alguns dos principais mitos do Brasil, que nesta obra são mostrados de uma forma divertida. Em algumas histórias, as personagens utilizam a tecnologia moderna, como a internet. No início, a autora Gláucia Lombardi orienta seu leitor explicando o significado dos símbolos que ajudam a criança a dobrar o papel de maneira correta. Saiba mais.

Ficha Técnica
Título: Folclore e mitos - brincando com dobraduras
Autora: Gláucia Lombardi
Acabamento: Grampeado
Formato: (AxC): 27,50 x 21,00
Páginas: 24


23 de julho de 2025
No próximo domingo, 27/07, o Solar do Jambeiro se transformará novamente em um reino de magia, com contação de histórias, oficinas criativas, teatro e personagens encantados. Sinta um pouquinho da magia da segunda edição do Jambeiro Encantado, que segue acontecendo sempre no último domingo de cada mês no jardim do Solar do Jambeiro no Ingá em Niterói. O Jambeiro Encantado tem muita música, teatro, oficinas ao ar livre e muitas outras atividades e atrações em uma manhã super especial.  Leve um repelente e uma garrafinha de água para aproveitar ao máximo essa aventura e ajude o Banco Municipal Herbert de Souza trazendo 1kg de alimento não-perecível. JAMBEIRO ENCANTADO Domingo | 27/07 | 9h às 13h Classificação livre Evento Gratuito Solar do Jambeiro R. Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói
23 de julho de 2025
Escrito e estrelado por Suzana Nascimento, com encenação de Miwa Yanagizawa, Em Nome da Mãe investiga a sociedade patriarcal por meio da história de uma adolescente pobre e grávida fora do noivado, em uma comunidade intolerante e machista que apedreja mulheres adúlteras. Seu nome? Maria de Nazaré. O monólogo, no entanto, não tem cunho religioso. Teatro Rival Petrobras Rua Álvaro Alvim, 33, Centro. Sex. (25) e sáb. (26), 19h30. R$ 42,00 a R$ 130,00. Ingressos pelo sympla.com.br.