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16 de agosto de 2024

Neste sábado Panmela Castro realiza a performance Culto contra os embustes no Museu de Arte do Rio

Ação integra a exposição “Ideias radicais sobre o amor”, em cartaz até 24 de novembro de 2024

 

A performance “Culto contra os embustes”, da artista Panmela Castro, será realizada neste sábado, dia 17 de agosto de 2024, às 16h, no Museu de Arte do Rio (MAR), como parte da exposição “Ideias radicais sobre o amor”, que pode ser vista até o dia 24 de novembro de 2024.

 

Com entrada gratuita, a performance contará com a participação do público, em um ritual no qual a autoestima e a energia vital são usadas para afastar indivíduos malévolos da vida de cada participante. Através da "Oração contra os embustes", criada por Panmela Castro, os nomes dos embustes escritos pelo público serão queimados. “Com este ritual busca-se invocar a própria força de cada pessoa para romper com todas as formas de violência e abuso”, afirma a artista.

 

Após a realização da performance ao vivo, o registro em vídeo será exibido como parte da exposição.

 

Além de “Culto contra os embustes” (2020), a artista realizará outras três performances ao longo do período da mostra: “Honra ao mérito”, no dia 28 de setembro, “Revanche”, no dia 5 de outubro, e “Ruptura”, no dia 12 de outubro. Todas as obras de performances serão registradas e terão seus vídeos exibidos na exposição.

 

SOBRE A EXPOSIÇÃO


Com mais de 20 anos de trajetória, Panmela Castro apresenta no Museu de Arte do Rio a exposição individual “Ideias radicais sobre o amor”, com obras participativas, tendo como fio condutor a ideia da psicologia que fala sobre a necessidade de pertencimento como impulso vital dos seres humanos. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, são apresentadas 17 obras, sendo 10 inéditas, entre performances, fotografias, pinturas, esculturas e vídeos, que exploram questões como afetividade, solidão, visibilidade, empoderamento, autocuidado e memórias.

 

A exposição irá se construir através de performances, ações e participações do público, que acontecerão ao longo do período da mostra. “Todas as obras de alguma forma precisam do outro para existir ou se completar, é uma exposição que começa em construção”, ressalta Panmela Castro. A exposição foi inaugurada com três telas em branco da série “Vigília no Museu”, que serão pintadas quando o museu estiver fechado ao público. Um conjunto com 50 fotografias com registros desta série também faz parte da mostra.

 

A exposição conta, ainda, com obras inéditas nas quais o público é convidado a participar, como a obra “Chá das Cinco”, em que o público pode tomar um chá e compartilhar conselhos com outros visitantes da exposição através de bilhetes deixados debaixo do pires. Já em “Vestido Siamês”, duas pessoas poderão vestir, ao mesmo tempo, um grande vestido rosa feito em filó. Além disso, o público é convidado a trazer batons para a obra “Coleção de Batons” e objetos para deixar em um casulo, que serão transformados em esculturas pela artista. Inspirada nos tradicionais jogos arcade (fliperama), a obra "Luta no Museu" é um jogo no qual os lutadores são os artistas Allan Weber, Anarkia Boladona, Elian Almeida, Priscila Rooxo, Vivian Caccuri e Rafa Bqueer. Completando as obras inéditas, está o vídeo “Stories”, uma coleção de pequenos vídeos publicados no Instagram da artista (@panmelacastro).

 

Além dos trabalhos inéditos, obras icônicas da artista também fazem parte da exposição, como “Biscoito da sorte” (2021), que traz os tradicionais biscoitos japoneses com mensagens feministas criadas pela artista; “Bíblia feminista” (2021), na qual o público pode escrever ideias que guiem a emancipação e a luta por direitos das mulheres cis e trans, e “Consagrada” (2021), fotoperformance na qual a artista aparece com o peito rasgado com esta escarificação, fazendo uma crítica à forma como o mercado de arte elege seus personagens.

 

 Mais informações em www.museudeartedorio.org.br  

 

Performance “Culto contra os embustes”, de Panmela Castro

Sábado, dia 17 de agosto de 2024, às 16h

Museu de Arte do Rio / MAR

Praça Mauá, 5 – Rio de Janeiro - RJ

 

27 de fevereiro de 2025
Com curadoria de Desirée Monjardim, a individual de Fernando Cuntin explora a intensidade da cor e a dinâmica da forma. As pinturas de Fernando Cuntim serão expostas na Sala José Cândido de Carvalho, na exposição "Cuntin-Ta e Pincel". Com abordagem única, o artista cria experiências sensoriais intensas de sua visão artística. A mostra acontece na Sala José Cândido de Carvalho, na Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, com visitação até o dia 11 de abril. A entrada é gratuita. A exposição é apresentada pela doutora em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Isis Braga, que destaca a força da obra do pintor. "A pintura, para ele, é um espaço onde os sentimentos ganham formas tangíveis e onde a beleza se revela em cada detalhe. Sua obra traduz um campo de forças, no qual a harmonia é conquistada pela tensão das cores e pela movimentação das formas, que fluem com liberdade e expressividade". Cuntin se interessou pela arte na adolescência, através das aulas de desenho e pintura com o professor Fábio Leopoldino, aprendendo técnicas como óleo, acrílica, pastel, guache e aquarela. "Desde então me dedico à pintura com as mãos cheias de tintas e pinceis e estou sempre praticando o desenho em cadernos de estudos, os chamados sketchbooks", afirma o artista. Serviço Exposição Cuntin-Ta e Pincel de Fernando Cuntin Curadoria de Desirée Monjardim Abertura: Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025 Horário:18h Visitação: até 11 de abril de 2025 Segunda a sexta, de 9h às 17h Entrada gratuita Local: Sala José Cândido de Carvalho End: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
27 de fevereiro de 2025
Este semana o tradicional jornal inglês ”The Guardian” publicou uma resenha opinando que o longa-metragem brasileiro ”Ainda Estou Aqui” ,dirigido por Walter Salles e com história retratada majoritariamente no Rio de Janeiro , é o favorito ao Oscar 2025 na categoria ”Melhor Filme Internacional” . No texto,a jornalista Wendy Ide , responsável pela opinião, diz que ”após o fiasco de ‘Emilia Pérez’ [outro filme na disputa], ‘Ainda Estou Aqui’ é o favorito”. Wendy também elogia Fernanda Torres , que concorre ao Oscar na categoria ”Melhor Atriz” após interpretar Eunice Paiva , protagonista do longa e esposa de Rubens Paiva, personagem central da história – representado no filme por Selton Mello -, assassinado durante a ditadura militar no Brasil. ”Fenomenal!Ela mereceu a indicação”, destacou Ide. Vale ressaltar que, além das duas indicações citadas acima, ”Ainda Estou Aqui”concorre também na principal categoria do Oscar, isto é, ”Melhor Filme”. A cerimônia de entrega das estatuetas acontecerá no próximo domingo (02/03), a partir das 21h (de Brasília), no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia,Estados Unidos.
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