28 de agosto de 2023

Livro sobre multiversos explora interesses das novas gerações

     
Um sci-fi sobre multiverso para quem ama games e filmes


Em "Virkadaz", Renata Dembogurski utiliza conceitos científicos atuais e neologismos para criar uma aventura que atravessa o tempo e as dimensões paralelas

Fenômeno em filmes, séries, games e quadrinhos, a ideia do multiverso ganha nova perspectiva com o livro Virkadaz. Escrita por Renata Dembogurski, a obra serve como um entretenimento complementar aos jovens adultos apaixonados por histórias com realidades alternativas, aventuras mortais, mistérios e ficção científica.

Em seu aniversário de 14 anos, Zuwi é sugado para um mundo desconhecido com vilões e eventos surreais. Neste multiverso repleto de adrenalina, o protagonista e seus amigos vão enfrentar perseguições em um cenário com bibliotecas do tamanho de cidades, lugares incolores e antros malignos. Tudo isso com uma dose de ciência: como pano de fundo para o enredo, a autora utiliza física quântica, além de teorias relacionadas a rachaduras no tempo e universos alternativos.

Quem nunca se pegou acreditando em outra dimensão? Virkadaz alimenta a sede por descobertas de novos mundos, mas dessa vez ele está bem aqui. O multiverso de Virkadaz adiciona uma perspectiva diferente ao tema, que hoje é bastante procurado pelo público. (Renata Dembogurski)

Virkadaz transporta o público para um mundo fantástico a partir de uma narrativa que alterna entre primeira e terceira pessoa. Zuwi, por vezes, insere os leitores na história – como se eles também fossem um dos personagens principais e pudessem mudar os fatos. Em outros momentos, as pessoas sentem estar um passo à frente dos protagonistas, por terem mais informações sobre os enigmas.

A escritora usa neologismos e apresenta uma linguagem coloquial para se aproximar de quem prefere uma literatura leve e divertida. Neste livro, Renata Dembogurski tem o intuito de disseminar o hábito da leitura com temas prazerosos e entretenimento dinâmico para jovens que curtem multiversos.


Ficha Técnica
Título: Virkadaz
Autora: Renata Dembogurski
ISBN: 978-65-89851-36-3
Páginas: 179
Formato: 15x21cm
Preço: R$ 48 (físico)
Onde comprar:
Amazon | Inverso

   

4 de fevereiro de 2026
O Bloco do Bita leva para as ruas uma experiência completa de Carnaval infantil, inspirada nos tradicionais blocos brasileiros e construída a partir de múltiplos elementos da cultura popular. Mais do que um espetáculo musical, o projeto propõe um ambiente imersivo onde música, fantasia, cortejo e interação se unem para apresentar às crianças a vivência da folia de forma lúdica e afetiva. No centro da festa está o Show do Bita – Especial de Carnaval, apresentado ao lado de uma orquestra carnavalesca que conduz o repertório em ritmos como marchinha, frevo e outras sonoridades típicas da celebração. O cortejo conta ainda com boneco gigante do Bita, estandarte do Bloco do Bigode Laranja e figurinos temáticos, criando uma atmosfera que transforma a rua em palco e chama o público a participar ativamente. E a melhor parte: o repertório mistura sucessos do Mundo Bita em versões carnavalescas, como a música “Carnaval do Bita”, composta especialmente para embalar a folia infantil. Ao lado de Bita, Lila, Tina, Dan e Tito, a Flora conduz o público por uma apresentação interativa, incentivando a participação das crianças com música, dança e brincadeiras. O Bloco do Bita é uma opção completa de Carnaval infantil, unindo tradição carnavalesca e o universo afetivo do Mundo Bita em uma experiência inesquecível para toda a família. Serviço: Teatro Clara Nunes Temporada: De 07/02/2026 à 08/02/2026 - Sábado às 15:30h, Domingo às 15:30h Classificação Indicativa: Livre Teatro Clara Nunes – R. Marquês de São Vicente, 52 - Gávea, Rio de Janeiro – Telefone: (21) 2274-9696
4 de fevereiro de 2026
A exposição "Tirando Onda", do artista Not Vital, nascido em 1948, em Sent, no vale do Engadine, na Suíça, apresenta obras recentes e inéditas produzidas este ano. Not Vital é reconhecido internacionalmente, com exposições constantes na Europa, EUA e Ásia. Seu trabalho está presente em numerosas coleções privadas, e várias públicas, como Bibliotheque Nationale, Paris; Kunstmuseum Bern, Berna; The Museum of Modern Art (MoMA), Nova York; Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York; e Toyota Municipal Museum of Art, Aichi, Japão, entre outras importantes. No MAC Niterói, Not Vital coloca várias esculturas na área externa do Museu, todas de 2025: "Moon" ("Lua"), em aço inox, com 1,85 metro de diâmetro, e um conjunto de cinco peçasem granito, trazidas do Espírito do Santo, criadas especialmente para a exposição, da série que dá nome à mostra: "Tirando Onda", com cerca de 2,8 metros de comprimento e peso em torno de meia tonelada cada. O título da exposição se refere, de forma bem-humorada, ao fato de que embora o artista tenha sido criado cercado pelas montanhas nevadas da Suíça esteja expondo em uma região cercada por mar. "Nós também surfamos na neve", brinca. No grande salão do primeiro andar, construído de modo a provocar uma ilusão de ótica no visitante, que pensa que o espaço é circular, quando na verdade é quadrado, Not Vital usará apenas o chão, para celebrar o arquiteto Oscar Niemeyer, que considera "um dos mais influentes arquitetos da história", autor do projeto do MAC Niterói. Serviço Exposição "Not Vital - Tirando onda" Visitação: Até 22 de fevereiro de 2026 Horários: Terça a domingo (mesmo quando é feriado), das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30) Ingresso: R$20,00 (inteira) Quarta-feira: entrada gratuita Gratuidade nos demais dias: moradores/nascidos em Niterói, alunos da rede pública, crianças até 7 anos, PcD + 1, servidores da cidade e quem chega de bicicleta. Local: MAC Niterói End: Mirante da Boa Viagem, s/n http://www.macniteroi.com