17 de abril de 2023

Karin Fernandes e o romantismo brasileiro do século XIX

A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta no Espaço Guiomar Novaes, dentro da série Pianistas, Karin Fernandes.

 

A Temporada 2023 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e do Instituto Vale.

 

Ingressos a R$ 20,00,

Link para compra pela internet: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/5dc56b2262633374f5e3c93d2ad226b1fba496b6


“Sempre fui uma pianista que olhava muito mais para o presente, realizando primeiras audições de peças brasileiras e estrangeiras de compositoras e compositores vivas/os. Estreei muitas peças para piano solo, piano e orquestra e música de câmara”, explica Karin Fernandes. “Mas num certo momento resolvi também olhar mais para trás, para o nosso repertório brasileiro, principalmente do romantismo. Por conta desse olhar um pouco mais para trás, descobri uma infinidade de peças esquecidas”. Afirma Karin. E pontua: “A compositora escolhida e os compositores escolhidos, de certa forma, estão entrelaçados por um fio, que ora é cronológico, ora é por simpatia ou relacionamento: Arthur Napoleão dedicou estudos para Alberto Nepomuceno e Henrique Oswald; Chiquinha teve aulas de piano para se aperfeiçoar, justamente com o virtuose pianista e compositor Arthur Napoleão - são alguns exemplos.”

 

EGN – dia 26, quarta, 18h

Série Pianistas

Karin Fernandes, piano

 

PROGRAMA:

Arthur Napoleão (1843 – 1925)

18 Études pour virtuoses, Op.90

II. Course au clocher (à Camille Saint-Saëns)

VI. Duo d'amour (à Alberto Nepomuceno)

IX. Nouveau trémolo (à Louis Moreau Gottschalk)

 

Alberto Nepomuceno (1864 - 1920)

- Improviso, Op.27: nº 2

- Noturno, Op.33

 

Chiquinha Gonzaga (1847-1935)

- Harmonias do coração 

 

Arthur Napoleão (1843 – 1925)

18 Études pour virtuoses, Op.90

XVI. Peines du coeur (Mendelssohniana) (à Luiz Levy)

 

Marcelo Tupinambá (1889-1953)

- Coração 

 

Henrique Oswald (1852-1931)

- Barcarola, Op. 14: nº 4

 

Arthur Napoleão (1843 – 1925)

18 Études pour virtuoses, Op.90

VII. Pressentiment (à Henrique Oswald)


25 de agosto de 2025
A arte brasileira contemporânea produzida por dez grandes artistas mulheres. Essa é a linha curatorial da 5ª edição do projeto ArtRio Educação, que estreia no Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC no dia 27 de agosto. Trazendo grandes painéis com reproduções das obras, a mostra educativa e interativa é gratuita e leva conhecimento – e diversão – para todos os públicos. A curadoria da mostra é de Fernanda Lopes, que selecionou dez artistas de diferentes gerações, formações e trajetórias. Além disso, são artistas com linguagem e produção muito diferentes entre si, o que vai proporcionar ao público uma visão mais ampla e diversa sobre o mundo da arte e suas possibilidades - da pintura à instalação, do têxtil ao desenho, da fotografia ao objeto. As artistas presentes na mostra são Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Claudia Andujar, Claudia Hersz, Madalena Santos Reinbolt, Marcela Cantuária, Marina Weffort, Sonia Gomes, Tadáskia e Vânia Mignone. “Suas obras lidam com questões como identidade, corpo, memória, território, ancestralidade, linguagem e matéria, e investigam, de maneira crítica e inventiva, as urgências do tempo presente. Em conjunto, elas chamam a atenção do público para diferentes possibilidades de olhar, pensar e atuar no mundo ao nosso redor”, reflete a curadora Fernanda Lopes. Museu de Arte Contemporânea de Niteroi - MAC Mirante da Boa Viagem S/Nº Abertura 27 de agosto Até 14 de setembro na Praça do MAC  Visitação gratuita
24 de agosto de 2025
Expoente da Geração 80 — presente em acervos prestigiados como o Stedelijk Museum, em Amsterdam, e o Cisneros Fontanals Art Foundation, em Miami —, Daniel Senise mostra série recente e inédita em Vivo Confortavelmente no Museu, na qual experimenta o uso de materiais como tinta líquida, pó de ferro, betume e carvão. O artista parte da coleção pessoal de `, acumulados desde os anos 2000, e reconstitui os ambientes originais com esses fragmentos. Entre as edificações recriadas, está o Museu de Arte da Cidade de Paris na obra de grande dimensão que abre o percurso da individual. Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema. Seg. a sex., 10h/18h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 11 de outubro.