30 de agosto de 2023

FAN realiza I Fórum de Acessibilidade Cultural de Niterói

Diante do compromisso de democratização da cultura local, a Fundação de Arte de Niterói realizará o I Fórum de Acessibilidade Cultural da cidade. O evento, que teve início na segunda-feira, dia 28,  busca concentrar esforços para a construção de um ambiente artístico plural e inclusivo. Serão três dias de atividades, palestras e apresentações, que acontecerão na Sala Nelson Pereira dos Santos, de forma gratuita.

 Desenvolvida por pessoas com deficiência que atuam no meio cultural, a programação do Fórum tem a missão de instruir diferentes profissionais do segmento para que, juntos, possam garantir o fazer artístico como uma possibilidade para todas as pessoas, visibilizando as historicamente silenciadas e contribuindo para uma sociedade mais justa e equânime. Assim, estarão presentes diversos especialistas, que irão abordar temas como anticapacitismo, políticas públicas de acessibilidade cultural, tecnologia assistiva e ambientes culturais, entre outros.

Além das mesas de debate, o evento também contará com apresentações de destaque, como o Teatro Cego, o Circo Sem Limites e o Grupo de Dança Expressar, entre outras iniciativas que já atuam na perspectiva da luta contra o capacitismo. No último dia, as passistas da Viradouro se unem ao Sorrindo e Batucando para encerrar o I Fórum de Acessibilidade Cultural com chave de ouro.

"Garantir a inclusão nos equipamentos, espaços e debates culturais em Niterói é uma responsabilidade e compromisso que a Fundação de Arte de Niterói assume todos os dias. Seja através da Coordenadoria de Acessibilidade, criada nessa gestão, ou de eventos como o Fórum, estamos fomentando políticas públicas para construir a cidade que a gente deseja", explica Fernando Brandão, presidente da FAN.

Desta maneira, o encontro promete incentivar a troca de saberes entre agentes culturais e possibilitar uma visão mais ampla sobre o tema da acessibilidade, ainda pouco debatido de modo geral. Os interessados em participar devem se inscrever no site da Cultura Niterói. As atividades irão até quarta-feira (30).

1 de agosto de 2025
No ano Brasil – França, a peça Visitando Camille Claudel, que revisita a história da escultora francesa retorna ao Rio de Janeiro, duas décadas após sua estreia. A atriz Adriana Rabelo retorna aos palcos com a premiada obra Visitando Camille Claudel, um espetáculo que resgata, de forma poética e visceral, a trajetória da escultora francesa cuja genialidade foi silenciada pelo machismo e pela exclusão. A nova temporada acontece de 2 a 25 de agosto, sempre aos sábados, domingos e segundas, às 20h, no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana. Na noite de estreia, dia 02, Heloisa Aguiar, Secretária de Estado da Mulher estará presente para um bate papo com o público. Mais do que uma biografia cênica, o monólogo mergulha nas profundezas da trajetória de Camille Claudel, uma artista que ousou ser mulher e profissional em um mundo dominado por homens, e que acabou internada involuntariamente. A montagem, sucesso de crítica e público, escrita e dirigida por Ramon Botelho, entrelaça arte e sofrimento, amor e reclusão, numa narrativa que aborda temas tão urgentes quanto universais. Embora ambientada entre o final do século XIX e o início do XX (1864–1943), a peça traz questões que permanecem dolorosamente atuais: igualdade de gênero, saúde mental, o reconhecimento da mulher no mercado de trabalho e a luta antimanicomial — afinal, ainda hoje, mulheres continuam sendo internadas involuntariamente. Aos domingos, haverá também um debate ao final da peça com a participação de vozes reconhecidas no campo da saúde mental, filosofia, políticas públicas, cultura e pensamento contemporâneo: , Neyza Prochet, Pedro Cattapan e Viviane Mosé.  Serviço Peça: Visitando Camille Claudel Quando: De 2 a 25 de agosto – sábados, domingos e segundas, às 20h Onde: Teatro Gláucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, Copacabana, RJ Ingresso: http://funarj.eleventickets.com/ (escolher Teatro Glaucio Gill e data) Classificação indicativa: 14 anos Debates: após as sessões de domingo
1 de agosto de 2025
No sábado, 02 de agosto, às 19h, o Theatro Municipal de Niterói recebe em seu palco a icônica banda Os Lobos, com o espetáculo 'Os Lobos tocam Raul', com o qual a banda presta um tributo especial aos 1980 anos do Maluco Beleza, interpretando seus maiores sucessos, além de composições autorais e clássicos do rock and roll. A banda niteroiense Os Lobos, sucesso na mídia nos anos 60 e 70, foi a primeira a gravar uma música de Raul Seixas. O grupo participou do VII Festival Internacional da Canção, registrando no LP oficial da Som Livre os clássicos "Eu Sou Eu, Nicuri é o Diabo" e "Let Me Sing, Let Me Sing", que marcou a estreia de Raul nos palcos. Serviço Os Lobos tocam Raul - Uma homenagem aos 80 anos do Maluco Beleza Data: Sábado, 02 de agosto de 2025 Horário: 19 h Ingressos: R$50,00 (inteira) Duração: 100 minutos Classificação indicativa: Livre  Theatro Municipal de Niterói End: Rua XV de novembro, 35 - Centro, Niterói