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29 de fevereiro de 2024

Ele tem borogodó!

Dono do fenômeno Paulinho Gogó, Maurício Manfrini estreia o inédito show 

“Só e Bem Acompanhado”, dia 02 de março, no, Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping

 

Não se iluda com a fala mansa e tranquila do exímio contador de histórias Maurício Manfrini. Por trás desse jeito cativante e que faz você achar que tem décadas de amizade com ele, tem um profissional da arte que não para de criar, produzir, se multiplicar. “Em time que está ganhando, não se mexe”, claro. Fato que não impede Manfrini de ousar e trazer novidades ao seu público. Dia 02 de março, sábado, às 20h, ele faz a estreia nacional de seu show inédito: “Só e Bem Acompanhado”, no Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping, no Rio de Janeiro. 

 

Foram oito anos em turnê pelo Brasil com o espetáculo “No Gogó do Paulinho”. Quando encerrou a longa temporada, Manfrini não pensou em descanso. Pegou o gancho de um filme seu - ainda inédito, para a Amazon - “Top Love - Só e Bem Acompanhado” - e criou a peça que pretende rodar o Brasil durante o ano. Tanto no cinema, quanto no teatro, Gogó vai ficar sozinho. Mas não pensem que o ator e humorista vai enveredar no estilo dramático. Depois de perder sua Nega Juju para outro, Gogó não passa muito tempo na solidão. Afinal, os muitos amigos que tem, não deixam isso acontecer.

 

“Adaptei a ideia do teatro para o cinema e não foi fácil. Ali, estou sozinho também. Mas muito bem acompanhado da plateia, de amigos, da equipe técnica”, explica. E já que “a amizade, nem mesmo a força do tempo irá destruir”, Manfrini segue por esse caminho. “Falo de coisas relacionadas às amizades do Paulinho. E como lida com situações que se depara nos dias atuais”. Dentre os muitos tipos do humor brasileiro, Paulinho Gogó é craque no que faz, afinal: “quem não tem dinheiro, conta história”. Algumas, podem beirar o absurdo, mas a leveza e a suavidade presentes nas colocações, fazem com que o riso saia fácil, sem precisar machucar ou ofender. “Vou tocar em assuntos que não se pode falar hoje em dia. Meu desafio é levar isso ao público de uma maneira divertida. Gogó vai descobrir que tem lugar de fala em diversos temas sensíveis. Ele é pobre, impotente, feio”, enumera Manfrini.

 

Se somados os anos de teatro amador, Manfrini acredita ter quase quatro décadas de carreira. O registro profissional foi em 1994. Ator, humorista, locutor, dublador, músico, cantor e compositor, esse multiartista carioca, na verdade, tinha o sonho de ser jogador de futebol. “Eu jogava bem”, afirma. Fez testes no Volta Redonda, Botafogo e no seu time de coração, o Flamengo, mas machucou o joelho e abandonou a ideia. Dali, começou o envolvimento com a música. Passeou no estilo galhofeiro dos Mamonas Assassinas, teve uma banda, a Todos Iguais, inspirada no grupo Nenhum de Nós, fez trilhas de peças infantis, vinhetas para o “Patrulha da Cidade”, programa histórico da carioca Rádio Tupi e, quando foi para a TV, compôs para seu personagem, Paulinho Tantan, na “Escolinha do Professor Raimundo”, da TV Globo. No SBT, onde esteve por 17 anos no elenco do humorístico “A Praça É Nossa”, estabeleceu a fama nacional de Paulinho Gogó. Manfrini foi o responsável pelos musicais de entrada de Gogó e de outros personagens que dividiam com Carlos Alberto de Nóbrega o banco de praça mais famoso do Brasil. Parou por aí? Claro que não. Maurício passou a fazer os arranjos instrumentais das novelas da emissora de Sílvio Santos. “Carrossel”, “Cúmplices de um Resgate” e “Poliana”, são algumas das tramas que contam com as criações do músico.

 

Quem pensa que sua primeira vez na TV foi com a saudosa turma da “Escolinha”, engana-se. Manfrini começou a lidar com as câmeras em um programa jornalístico, comandado por Wagner Montes. A partir daí, ele teve o prazer e a sorte de ter amizade com grandes nomes do humor brasileiro. Generosos e gigantes, cada um deles foi importante para a construção do artista múltiplo que consegue estar presente simultaneamente na TV, no teatro e no cinema. Tutuca, Ronald Golias, Chico Anysio, Moacyr Franco, Pedro Bismarck, Rogério Cardoso, Carlos Alberto de Nóbrega e Dicró - padrinho do bordão mais famoso de Paulinho Gogó: “Quem não tem dinheiro, conta história” - são nomes importantes na carreira de Manfrini e que fizeram a diferença na forma como ele desenvolve sua linguagem de humor. São ótimos momentos com esse timaço, que estão em sua memória.. "Perguntei ao Golias se era necessário um humorista ter vários personagens? Ele disse que não, que ele mesmo tinha cinco ou seis, mas que o ideal era ter, pelo menos, um tipo verdadeiro, que as pessoas olhem e acreditem que existe. E na cabeça do público, o Paulinho Gogó existe. Elas me param, perguntam dos filhos, da Juju…”, diverte-se.

 

Quem alertou que Manfrini deveria fazer cinema, foi Alexandre Frota, na época, seu colega de “Praça”. “Meu irmão, porque tu não faz um filme?”, conta Manfrini, imitando a voz de Frota. “Que filme?, perguntei. E ele: “Pô! Não é pornô, não! O povo gosta do Gogó, faz um filme dele”. Como um sinal, Maurício começou a sentir com mais frequência a chegada da sétima arte para completar sua vida profissional...De Belo Horizonte à Caxias do Sul, por onde apresentava seu show, ouvia do público: “Quando vai ter um filme do Gogó?”. Foi depois de uma apresentação, que ligou para o roteirista Paulo Cursino.


Descobriu que Cursino era seu fã e já queria levar Gogó para a tela grande há um ano. Desligou o telefone com um pedido para pensar em um roteiro. Pouco tempo depois, foi chamado para uma conversa, dessa vez, com Roberto Santucci, diretor, e André Carreira, produtor e sócio da Camisa Listrada, produtora responsável pelo filme. “Me mostraram um roteiro, gostei. Quiseram mudar o nome da Jupira, mulher do meu personagem. A Nega Juju é Jupira. Daí, me falaram que não era um filme do Gogó. Fiquei meio receoso, porque quem pedia o Gogó no cinema, também queria ver a Juju e, mesmo sem conhecer, eu só pensava em uma atriz possível para esse papel, a Cacau Protásio”, relembra. “Perguntei quem seria minha esposa e eles disseram que a pessoa já estava contratada. Quem era?” A própria, Cacau Protásio. “Ali bateu a nossa energia!” O filme? “Os Farofeiros”, de 2018. A continuação estreia também em março, no dia 07. Além do teatro e do cinema, é possível ver Maurício diariamente na TV. No Multishow, ele está nos humorísticos “Vai Que Cola” (exibido também na TV Globo), “Bar do Gogó” e “O Dono do Lar”. Para 2024, já estão confirmadas temporadas inéditas dos três programas. 


A única certeza que se tem ao estar com Maurício Manfrini em cena é a da boa gargalhada. Aquele momento de deixar os problemas lá fora e se entregar ao humor leve e gostoso, com ou sem cia na plateia.. Afinal, o Gogó está só no palco, mas bem acompanhado de uma boa plateia. E, para isso, conta com vocês!

 

Maurício Manfrini apresenta: “Só e Bem Acompanhado”

Teatro Miguel Falabella - Norte Shopping

Avenida Dom Helder Câmara, 5474 - Cachambi - Rio de Janeiro

De 02 de março à 28 de abril 

Sábados e Domingos, 20h

 

27 de fevereiro de 2025
Com curadoria de Desirée Monjardim, a individual de Fernando Cuntin explora a intensidade da cor e a dinâmica da forma. As pinturas de Fernando Cuntim serão expostas na Sala José Cândido de Carvalho, na exposição "Cuntin-Ta e Pincel". Com abordagem única, o artista cria experiências sensoriais intensas de sua visão artística. A mostra acontece na Sala José Cândido de Carvalho, na Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, com visitação até o dia 11 de abril. A entrada é gratuita. A exposição é apresentada pela doutora em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Isis Braga, que destaca a força da obra do pintor. "A pintura, para ele, é um espaço onde os sentimentos ganham formas tangíveis e onde a beleza se revela em cada detalhe. Sua obra traduz um campo de forças, no qual a harmonia é conquistada pela tensão das cores e pela movimentação das formas, que fluem com liberdade e expressividade". Cuntin se interessou pela arte na adolescência, através das aulas de desenho e pintura com o professor Fábio Leopoldino, aprendendo técnicas como óleo, acrílica, pastel, guache e aquarela. "Desde então me dedico à pintura com as mãos cheias de tintas e pinceis e estou sempre praticando o desenho em cadernos de estudos, os chamados sketchbooks", afirma o artista. Serviço Exposição Cuntin-Ta e Pincel de Fernando Cuntin Curadoria de Desirée Monjardim Abertura: Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025 Horário:18h Visitação: até 11 de abril de 2025 Segunda a sexta, de 9h às 17h Entrada gratuita Local: Sala José Cândido de Carvalho End: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
27 de fevereiro de 2025
Este semana o tradicional jornal inglês ”The Guardian” publicou uma resenha opinando que o longa-metragem brasileiro ”Ainda Estou Aqui” ,dirigido por Walter Salles e com história retratada majoritariamente no Rio de Janeiro , é o favorito ao Oscar 2025 na categoria ”Melhor Filme Internacional” . No texto,a jornalista Wendy Ide , responsável pela opinião, diz que ”após o fiasco de ‘Emilia Pérez’ [outro filme na disputa], ‘Ainda Estou Aqui’ é o favorito”. Wendy também elogia Fernanda Torres , que concorre ao Oscar na categoria ”Melhor Atriz” após interpretar Eunice Paiva , protagonista do longa e esposa de Rubens Paiva, personagem central da história – representado no filme por Selton Mello -, assassinado durante a ditadura militar no Brasil. ”Fenomenal!Ela mereceu a indicação”, destacou Ide. Vale ressaltar que, além das duas indicações citadas acima, ”Ainda Estou Aqui”concorre também na principal categoria do Oscar, isto é, ”Melhor Filme”. A cerimônia de entrega das estatuetas acontecerá no próximo domingo (02/03), a partir das 21h (de Brasília), no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia,Estados Unidos.
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