Blog Layout

7 de setembro de 2023

Documentário 'Dois Paulos na Paulicéia' estreia no SescTV

Produção traz depoimentos que retratam o legado de Paulo Freire e Dom Paulo Arns, considerados referências na organização popular

 

Na próxima sexta (8 de setembro), estreia no SescTV, às 22h, o documentário “Dois Paulos na Paulicéia”, com direção de Carlos Pronzato e produção de Paulo Pedrini. A obra entrelaça as trajetórias de resistência e defesa da educação de Paulo Freire, decano da Educação Brasileira e intelectual mundialmente reconhecido, com as lutas pelos direitos humanos de Dom Paulo Evaristo Arns, durante a ditadura entre as décadas de 60 e 80. A partir do dia 8, o documentário estará disponível para ser assistido sob demanda em sesctv.org.br/exclusivo.

Construído com aproximadamente 50 depoimentos em áudio, devido às circunstâncias da pandemia, o filme confronta um passado autoritário que teima em ressurgir, questionando tentativas modernas de remodelar a educação por meio de projetos como o "Novo Ensino Médio" (NEM), que pretende submeter a sociedade brasileira ao obscurantismo. Entre os entrevistados estão Nita Freire, Frei Betto, Luiza Erundina, Juca Kfouri, Ivo Herzog, Paulo Vanucchi, Dom Angélico Sândalo Bernardino, Margarida Genevois, Salvador Pires, Adolfo Perez Esquivel, Maria Ângela Borsoi e muitos outros.

Na introdução, Thomas Jensen, economista e técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), enfatiza o compromisso de ambos como defensores do "esperançar" em São Paulo e em escala global. “O esperançar significa apostar tudo na organização popular, na escuta atenta do povo, em estar com o povo. Os dois Paulos andaram muito pelas periferias na cidade de São Paulo e ali, com o povo, escutando as necessidades deles, ajudaram a formar coletivos populares, associações de bairro, círculos de cultura, e essas organizações permanecem até hoje”, pontua.

 

SERVIÇO:


Dois Paulos na Paulicéia

Estreia: 8/9 (sexta), às 22h

Classificação indicativa: livre

Duração: 1h24min

Direção: Carlos Pronzato 

 

Sobre o SescTV:



O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora 

Assista também online em sesctv.org.br/noar 

 

27 de fevereiro de 2025
Com curadoria de Desirée Monjardim, a individual de Fernando Cuntin explora a intensidade da cor e a dinâmica da forma. As pinturas de Fernando Cuntim serão expostas na Sala José Cândido de Carvalho, na exposição "Cuntin-Ta e Pincel". Com abordagem única, o artista cria experiências sensoriais intensas de sua visão artística. A mostra acontece na Sala José Cândido de Carvalho, na Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, com visitação até o dia 11 de abril. A entrada é gratuita. A exposição é apresentada pela doutora em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Isis Braga, que destaca a força da obra do pintor. "A pintura, para ele, é um espaço onde os sentimentos ganham formas tangíveis e onde a beleza se revela em cada detalhe. Sua obra traduz um campo de forças, no qual a harmonia é conquistada pela tensão das cores e pela movimentação das formas, que fluem com liberdade e expressividade". Cuntin se interessou pela arte na adolescência, através das aulas de desenho e pintura com o professor Fábio Leopoldino, aprendendo técnicas como óleo, acrílica, pastel, guache e aquarela. "Desde então me dedico à pintura com as mãos cheias de tintas e pinceis e estou sempre praticando o desenho em cadernos de estudos, os chamados sketchbooks", afirma o artista. Serviço Exposição Cuntin-Ta e Pincel de Fernando Cuntin Curadoria de Desirée Monjardim Abertura: Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025 Horário:18h Visitação: até 11 de abril de 2025 Segunda a sexta, de 9h às 17h Entrada gratuita Local: Sala José Cândido de Carvalho End: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
27 de fevereiro de 2025
Este semana o tradicional jornal inglês ”The Guardian” publicou uma resenha opinando que o longa-metragem brasileiro ”Ainda Estou Aqui” ,dirigido por Walter Salles e com história retratada majoritariamente no Rio de Janeiro , é o favorito ao Oscar 2025 na categoria ”Melhor Filme Internacional” . No texto,a jornalista Wendy Ide , responsável pela opinião, diz que ”após o fiasco de ‘Emilia Pérez’ [outro filme na disputa], ‘Ainda Estou Aqui’ é o favorito”. Wendy também elogia Fernanda Torres , que concorre ao Oscar na categoria ”Melhor Atriz” após interpretar Eunice Paiva , protagonista do longa e esposa de Rubens Paiva, personagem central da história – representado no filme por Selton Mello -, assassinado durante a ditadura militar no Brasil. ”Fenomenal!Ela mereceu a indicação”, destacou Ide. Vale ressaltar que, além das duas indicações citadas acima, ”Ainda Estou Aqui”concorre também na principal categoria do Oscar, isto é, ”Melhor Filme”. A cerimônia de entrega das estatuetas acontecerá no próximo domingo (02/03), a partir das 21h (de Brasília), no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia,Estados Unidos.
Share by: