7 de setembro de 2023

A voz de uma mãe contra o racismo: carioca lança livro infantil sobre negritude na Bienal do Rio

Autora do lançamento "Menina bonita, que cor você tem?", Aline Carvalho receberá os leitores no Estande Adoleta, sábado (09/09)

Sábado, dia 9 de setembro, será a vez de os pequenos leitores visitantes da 21ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro encontrarem com a escritora Aline Carvalho. Ela estará no Estande Adoleta, às 16h, para o lançamento oficial de Menina bonita, que cor você tem?.

A obra é inspirada em uma história real, vivida pela filha da autora, que sofreu racismo na escola. Por meio do comentário da professora, a menina se sentiu inferiorizada devido à sua cor. É assim que acontece também na narrativa, quando a protagonista Giovana ouve da educadora que todas as crianças na sala tinham uma “cor natural”, menos Gi, pois a dela era marrom.

A partir disso, a mãe busca reconstruir a autoestima da menina ao narrar a trajetória de seus ancestrais africanos, compostos por reis, rainhas e guerreiros pretos. Ainda explica a importância da diversidade e mostra como essas diferenças são comuns na vida.

Sobre a autora: Aline Carvalho Santos Gonçalves é engenheira de produção, com pós-graduação em Finanças e Gestão Corporativa, além de ter MBA em Arquitetura de Soluções. Há muitos anos no mercado financeiro, atualmente trabalha como gerente de monitoramento na área de tecnologia da informação de um banco. Após se tornar mãe, começou a produzir histórias para contar aos filhos e publicá-las. É autora também da obra infantil A Ovelha, O Cachorro, O Gato Preto e o Coelho.

SERVIÇO
O quê: lançamento do livro “Menina bonita, que cor você tem?”
Quando: sábado (09/09), das 16h às 17h 
Onde: estande Adoleta - Rua Q-29, Pavilhão Verde
Local: 21ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro (avenida Salvador Allende, nº 6555 - Barra da Tijuca, RJ)

4 de novembro de 2025
Nos dias 08 e 09 de novembro, acontece mais um Mercado do Trilhas, evento que une arte, lazer, economia criativa e alimentação saudável em meio à natureza da serra. A edição de novembro, realizada das 11h às 17h, aposta numa curadoria alinhada com o crescente interesse do público por experiências com propósito, consumo consciente e produtos autorais, além de ser uma ótima oportunidade para quem deseja começar a pensar nos presentes de fim de ano com mais originalidade e significado. Com entrada gratuita, o evento propõe uma vivência que combina cultura, gastronomia e sustentabilidade em um mesmo espaço, criando uma programação diferenciada entre as opções de lazer da região serrana. O público encontrará uma diversidade de produtos como cerâmicas utilitárias e decorativas, peças em madeira reaproveitada, itens em macramê e feltragem, biojoias, artigos de papelaria, pinturas, cookies, brownies, chocolates, pães, geleias, vestuário com tingimento natural, objetos de decoração e plantas ornamentais, todos produzidos de forma artesanal por artistas e empreendedores locais.