15 de setembro de 2023

Conheça a lista dos livros mais vendidos na Bienal do Rio

A 40 ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que bateu recordes de venda, teve em Conceição Evaristo, Carla Madeira e Itamar Vieira Junior entre os autores que mais livros venderam por editora.

Entre 13 editoras do evento, o único nome a liderar em duas ao mesmo tempo é Conceição Evaristo: “Insubmissas lágrimas de mulheres”, da Malê; e “Olhos d’água”, da Pallas, vencedor do Prêmio Jabuti.

Carla Madeira foi a mais procurada em obras da editora Record, com “Tudo é rio”. Pela Todavia, o destaque foi Itamar Vieira Junior, com “Salvar o fogo”. “O mar me levou a você”, de Pedro Rhuas, e encabeçou as vendas na Companhia das Letras. Rita Lee foi a estrela da Globo Livros, pelo “Box Rita Lee”.

Os pequenos leitores também elegeram seus favoritos na Bienal do Rio: “Neguinha sim”, de Renato Gama, pela Companhia das Letrinhas; “Com qual penteado eu vou”, de Kiusam de Oliveira, pela Melhoramentos; “Biblioteca Maurício de Sousa – Cebolinha 1973”, de Maurício de Sousa, pela Panini; “Kit Álbum Enaldinho”, pela Ediouro; e “Coleção mulheres brasileiras”, da editora Mostarda.

A lista ainda cita os sucessos “Amor às causas perdidas”, de Paola Aleksandra, da HarperCollins; e “O Deus que destrói sonhos”, de Rodrigo Bibo, da Thomas Nelson.

  No rol de autores estrangeiros, os campeões foram “Melhor que nos filmes”, de Lynn Painter, da Intrínseca; “A hipótese do amor”, de Ali Hezelwood, da Arqueiro; “Taylor Swift”, de Wendy Loggia, da Sextante; “Amêndoas”, de Won-Pyung Sohn, da Rocco; e “Pai rico, pai pobre”, de Robert T. Kiyosaki, editado pela Alta Books.

6 de novembro de 2025
Está aberta a votação online do 16º Festival de Música da Rádio Nacional, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O público tem até o dia 30 de novembro para acessar o site oficial e escolher suas músicas favoritas entre as obras selecionadas pela comissão julgadora. A votação começou na segunda-feira (3). A canção mais votada nesta etapa estará automaticamente classificada entre as 12 finalistas do festival. As músicas concorrentes já estão em exibição na programação da Rádio Nacional FM, acompanhadas de vinhetas de identificação e créditos dos intérpretes e compositores. “O festival é uma oportunidade única para revelar talentos. Agora é a vez dos ouvintes participarem ativamente, ajudando a escolher quem vai brilhar na final. É um momento de celebração da diversidade musical e da força da Rádio Nacional como espaço para novos artistas”, afirma o gerente executivo de Rádios da EBC, Thiago Regotto. Após o encerramento da votação online, a comissão julgadora selecionará outras 11 músicas para compor a lista das finalistas. Essas obras serão veiculadas entre 1º e 12 de dezembro, quando também ocorrerá uma nova fase de votação. Os vencedores nas categorias Melhor Música com Letra, Melhor Intérprete, Melhor Letra, Melhor Arranjo e Música Mais Votada na Internet serão anunciados em evento com transmissão online no dia 12 de dezembro. O festival bateu recorde histórico com 1.068 músicas inscritas em 2025, reafirmando o compromisso da EBC com a valorização da produção musical brasileira e a democratização do acesso à cultura. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Serviço Votação do 16º Festival de Música da Rádio Nacional: de 3 a 30 de novembro pelo site oficial. Rádio Nacional na internet e nas redes sociais Site: https://radios.ebc.com.br Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr X: https://x.com/radionacionalbr Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro
6 de novembro de 2025
No fim de semana de 07 a 09 de novembro, o Theatro Municipal de Niterói abre seu palco para Travessia, o mais recente espetáculo da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói. Três olhares, três tempos, três corpos em movimento. Travessia reúne em uma mesma noite três obras de dança — cada uma revelando uma forma singular de habitar o tempo e o espaço. Do feminino que resiste e renasce, ao gesto que marca a passagem das horas, até o encontro com corpos do outro lado do Atlântico, o espetáculo é um percurso de descobertas, ritmos e afetos. Mais do que um conjunto de coreografias, Travessia é um convite ao deslocamento: entre países, entre épocas, entre o que somos e o que ainda estamos por ser. Serviço Companhia de Ballet da Cidade de Niterói - Travessia Datas: 07 a 09 de novembro de 2025 Horários: 19h (sexta) e 18h (sábado e domingo) Evento Gratuito | Retirada de 1 ingresso por pessoa na bilheteria, 1h antes do início do espetáculo, mediante a doação de leite em pó Classificação indicativa: Livre Duração: 50 minutos Local: Theatro Municipal de Niterói End: Rua XV de Novembro, 35, Centro - Niterói