24 de maio de 2022

“Trair e coçar é só começar” no Solar do Jambeiro

A Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói (ATACEN) apresenta, no IX Ciclo de Leituras Dramatizadas, a peça “Trair e Coçar é Só Começar”, no Salão Amarelo do Solar do Jambeiro. A única apresentação será no dia 26 de maio, às 19 horas, com entrada franca. O espetáculo é dirigido por Ricardo Sanfer e produzido por Elda Storani. A lotação máxima é de 40 pessoas.

 

O texto fala de uma confusa, ingênua e intrometida empregada doméstica que se vê em palpos de aranha pelas confusões causadas por ela, pelos patrões e por um casal de amigos deles. A desconfiança e a insegurança dos dois casais só aumentam com as falsas pistas, que se tornam evidentes e a existência dos amantes se concretiza. No meio ao entrevero os 4 atores principais são vítimas de interpretações erradas, que causam ainda mais confusões e arrancam gargalhadas da plateia. 

 

SERVIÇO:

 

Evento: Leitura dramatizada da peça “Trair e Coçar é Só Começar”

Data e Horário: Única apresentação quinta feira, dia 26 de Maio, às 19 horas.

Local: Solar do Jambeiro – Salão Amarelo

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói. 

Lotação máxima: 40 pessoas

Ingresso: Entrada gratuita

Duração: 60 minutos

Classificação Etária: Livre

25 de agosto de 2025
A arte brasileira contemporânea produzida por dez grandes artistas mulheres. Essa é a linha curatorial da 5ª edição do projeto ArtRio Educação, que estreia no Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC no dia 27 de agosto. Trazendo grandes painéis com reproduções das obras, a mostra educativa e interativa é gratuita e leva conhecimento – e diversão – para todos os públicos. A curadoria da mostra é de Fernanda Lopes, que selecionou dez artistas de diferentes gerações, formações e trajetórias. Além disso, são artistas com linguagem e produção muito diferentes entre si, o que vai proporcionar ao público uma visão mais ampla e diversa sobre o mundo da arte e suas possibilidades - da pintura à instalação, do têxtil ao desenho, da fotografia ao objeto. As artistas presentes na mostra são Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Claudia Andujar, Claudia Hersz, Madalena Santos Reinbolt, Marcela Cantuária, Marina Weffort, Sonia Gomes, Tadáskia e Vânia Mignone. “Suas obras lidam com questões como identidade, corpo, memória, território, ancestralidade, linguagem e matéria, e investigam, de maneira crítica e inventiva, as urgências do tempo presente. Em conjunto, elas chamam a atenção do público para diferentes possibilidades de olhar, pensar e atuar no mundo ao nosso redor”, reflete a curadora Fernanda Lopes. Museu de Arte Contemporânea de Niteroi - MAC Mirante da Boa Viagem S/Nº Abertura 27 de agosto Até 14 de setembro na Praça do MAC  Visitação gratuita
24 de agosto de 2025
Expoente da Geração 80 — presente em acervos prestigiados como o Stedelijk Museum, em Amsterdam, e o Cisneros Fontanals Art Foundation, em Miami —, Daniel Senise mostra série recente e inédita em Vivo Confortavelmente no Museu, na qual experimenta o uso de materiais como tinta líquida, pó de ferro, betume e carvão. O artista parte da coleção pessoal de `, acumulados desde os anos 2000, e reconstitui os ambientes originais com esses fragmentos. Entre as edificações recriadas, está o Museu de Arte da Cidade de Paris na obra de grande dimensão que abre o percurso da individual. Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema. Seg. a sex., 10h/18h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 11 de outubro.