Sala José Cândido recebe mostra fotográfica de Antônio Balloussier
A Sala José Cândido de carvalho recebe a parir da terça-feira, 19 de julho, a exposição "Entre Corpos e Fluxos", de Antônio Balloussier. A mostra fica em cartaz até 17 de oputubro.
A experiência do contato com fragmentos de um mundo "Entre corpos e fluxos", reunidas pelo fotógrafo Antônio Balloussier, não parece propor sentidos e nem mesmo oferecer respostas. Talvez possam ser tratados como lembranças de um instante passado, uma marca da finitude humana. Na compreensão do artista, "cada fotografia é um sopro, um desvio, uma dobra do tempo. Rostos e silhuetas que não contam uma história única, mas se espalham em mil direções possíveis".
Sobre o acaso e o enigma do motivo em fotografar o que encontra pela frente, Antônio explica ainda que "há corpos que se deixam capturar. E há os que escorrem. Esses são os que nos interessam: corpos porosos, em trânsito, imagens que não se deixam fixar". Ao sair de trabalhos experimentais em audiovisual e passar a explorar a fotografia, um tipo de registro de um momento qualquer, reconhece ainda que 'aqui, não há identidade sólida, nem contorno fechado. Só fluxo. Desejo. Devir. Linhas que atravessam a carne e seguem adiante, fazendo do corpo não um retrato, mas uma passagem".
As imagens presentes na exposição libertam, oferecendo o saber e o sabor da luz refletida de corpos, coisas e espaços da vida. Os deslocamentos gerados na interação com as fotos podem até, com sorte, nos ensinar a andar com os pés fora do chão, como canta o poeta.
Serviço
Exposição: "Entre Corpos e Fluxos", de Antônio Balloussier
Curadoria: Desirée Monjardim
Assistente de curadoria: Lina Ponzi
Abertura: 19 de agosto de 2025, às 18h
Visitação: Até 17 de outubro de 2025-2ª a 6ª, das 9h às 17h
Local: Sala José Cândido de Carvalho
Rua Presidente Pedreira, 98. Ingá, Niterói

