Petrobras Sinfônica estreia obra de Marcelo Bomfim
A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta na sexta-feira, dia 7 de novembro, às 19 horas, e sábado, dia 8 de novembro às 17 horas, dentro da Série Sala Orquestras, a Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência de Cleber Felipe Harmon, tendo como solista Tomaz Soares (violino). No programa, a estreia da obra Concerto para Violino e Orquestra, de Marcelo Bomfim, e a Sinfonia nº 5 em Dó menor, Op. 67 de Ludwig van Beethoven.
A Temporada 2025 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras.
Ingressos a R$ 40,00 e 20,00
Link para a compra de ingressos:
Sexta-feira: https://shre.ink/oLjU
Programa
Marcelo Bomfim
Concerto para violino e orquestra
I. Alegria e paz | Andante con moto
II. Angústia e superação | Passacaglia
Ludwig Van Beethoven (1770 - 1827)
Sinfonia N° 5 em dó menor, Op. 67 - "Destino"
I. Allegro con brio
II. Andante con moto
III. Allegro
IV. Allegro
Marcelo Bomfim concilia as atividades de músico de orquestra (flautista na Orquestra Petrobras Sinfônica e na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal), professor de flauta, regente de coro e compositor.
Em 2024, sua composição Quattro Pezzi in Omaggio a Tito Balestra para dois violinistas (“Quatro Peças em Homenagem a Tito Balestra”) obteve o terceiro lugar no concurso internacional de composição Secondo Orizonte - Musica, na Itália. Mais recentemente, em 2025, obteve o Bronze Award , no Mozart International Music Competition, na Polônia, com o seu Quarteto de Cordas.
Sobre seu desempenho como aluno de composição, o professor alemão H. J. Koellreutter declarou: "Marcelo Bomfim possui um talento fora do comum no domínio da criação musical, [...] seus trabalhos mostram um espírito livre de preconceitos estéticos e um alto grau de inteligência".



