12 de julho de 2025

Panmela Castro promove oficina de modelo botânico na exposição “Direito ao Afeto

Neste sábado, dia 12 de julho, às 13h, será realizada uma oficina de modelo vivo botânico, comandada pela artista Panmela Castro, na exposição “Direito ao Afeto”, no Pavilhão Victor Brecheret, no Parque da Catacumba, na Lagoa Rodrigo de Freitas. A atividade será gratuita e aberta a crianças e adultos de todas as idades. 

 

Na oficina, realizada em parceria com a Rede NAMI, o público será convidado a desenhar e pintar flores e plantas do Parque da Catacumba ao lado da artista Panmela Castro, em um formato aberto e participativo. A artista contará um pouco sobre o seu processo de trabalho e sobre a escolha do tema, convidando o público a criar livremente seus desenhos, em um momento de experimentação, aflorando a expressão individual de cada participante.

 

“Quando desenhamos uma flor, estamos nos obrigando a parar e prestar atenção. É um gesto simples, mas que exige tempo e concentração. Nessa oficina, o desenho se torna uma forma de cuidado com a flor, com a nossa percepção e com as histórias que esse encontro pode despertar”, diz Panmela Castro. 

 

O tema da oficina está ligado ao da exposição “Direito ao Afeto”, em cartaz até o dia 2 de agosto de 2025. Com curadoria de Keyna Eleison, a exposição transforma flores enviadas pelo público em pinturas feitas pela artista Panmela Castro, em um ritual de escuta, cuidado e presença. Inspirada em um manifesto elaborado pela artista, a mostra parte da premissa de que “o afeto não é privilégio – é um direito fundamental.” A frase sintetiza um percurso iniciado anos antes com a série “Mulheres Negras Não Recebem Flores”, nascida após a viralização do texto da escritora Gabriela Moura, que denunciava a exclusão afetiva de mulheres negras. “Sou uma mulher negra, e por muito tempo fui ensinada a não esperar cuidado. Essa exposição é uma forma de dizer que merecemos afeto, sim. E que merecemos recebê-lo em vida, em público, em gesto. Flores são só o começo”, afirma a artista. 

 

Com realização do Arte Clube Jacarandá, Lagoa Aventuras e Panmela Castro Cultura e Arte, a exposição está instalada em um parque ecológico e convida o público a desacelerar e refletir sobre o que significa ser visto, celebrado e cuidado. A mostra também se conecta a discussões contemporâneas sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) e justiça climática. Segundo dados da ONU, mulheres negras e indígenas são as mais afetadas pelas crises ambientais. 



Serviço: Oficina de Modelo Vivo Botânico 

Dia 12 de julho de 2025, às 13h

Entrada gratuita 

Classificação: Livre

Pavilhão Victor Brecheret, Parque da Catacumba I Av. Epitácio Pessoa, 3000, Lagoa – Rio de Janeiro – RJ

 

Exposição Direito ao Afeto, de Panmela Castro

Curadoria: Keyna Eleison

Visitação: até 2 de agosto de 2025

De terça a sexta-feira: às 11h e às 15h (mediante agendamento prévio: https://lagoaaventuras.com.br/produto/exposicao-direito-ao-afeto/) 

Sábados e domingos: das 10h às 16h (sem necessidade de agendamento)

Classificação indicativa: Livre

Realização: Arte Clube Jacarandá, Lagoa Aventuras e Panmela Castro Cultura e Arte


12 de agosto de 2025
A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) realiza, no dia 12 de agosto, às 18h30, na Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro, sessão comemorativa pelos 20 anos da Pós-Graduação em Cinema Documentário. O evento será presencial e gratuito, com exibição de quatro curtas-metragens produzidos ao longo do curso, seguida de um bate-papo com convidados, professores e realizadores. Uma oportunidade para celebrar a trajetória do programa e refletir sobre os caminhos do documentário no Brasil hoje. O evento inclui também um projeto de preservação dos filmes realizados pelos alunos ao longo dos 20 anos em parceria com o MAM. Eles vão entrar oficialmente no catálogo da Cinemateca. Para mais informações sobre a Pós-Graduação em Cinema Documentário da FGV CPDOC, acesse o site da Escola: Link Serviço:  Evento: Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica 2023-2024 Data: 12 de agosto Horário: 18h30 Entrada: Gratuita
12 de agosto de 2025
O espetáculo Sílvia & Salvador, idealizado por Sílvia Pérez Cruz e Salvador Sobral, dois dos artistas mais sensíveis e celebrados da música contemporânea ibérica, chega ao Rio de Janeiro no dia 13 de agosto. A apresentação, que acontece no Teatro Riachuelo Rio, dá início à turnê brasileira do projeto inédito. O repertório, recém-lançado, celebra a afinidade musical e afetiva entre os dois artistas, reunindo composições inéditas de nomes como Jorge Drexler, Luísa Sobral, Lau Noah e Dora Morelenbaum, entre outros autores com quem ambos mantêm laços de amizade e admiração. Acompanhados por uma formação instrumental intimista e refinada, com Dario Barroso (guitarra), Sebastià Gris (guitarra, banjo e bandolim) e Marta Roma (violoncelo), Sílvia e Salvador dão voz a canções que falam de encontros, delicadezas e partilhas.  “Quando finalmente cantamos juntos, todas essas emoções do passado culminaram nas nossas vozes, que se fundiram”, diz Salvador, que relembra o impacto de ter escutado Sílvia pela primeira vez: “Senti que tinha encontrado a origem do canto… Descobri uma artista com uma relação pura, genuína e honesta com a música. Dizem que nunca devemos conhecer os nossos heróis, mas nunca ninguém falou de partilhar o palco com eles”. Sílvia descreve o parceiro como “um artista com uma voz feita de ouro, que celebra a beleza com uma sinceridade difícil de encontrar hoje em dia”. E completa: “Depois de cantar, chorar e rir juntos, nosso desejo natural foi continuar partilhando momentos e canções. Pensamos que seria bonito homenagear nossos amigos compositores cantando suas músicas”, justifica. O prédio, tombado como patrimônio histórico-cultural, é imponente e se destaca na Rua do Passeio, número 40, reunindo passado, presente e futuro em um só lugar. O ícone da belle époque brasileira ficou com as portas fechadas por dois anos até 2016, quando foi devolvido à população como Teatro Riachuelo Rio, sempre com uma programação plural e acessível. Desde então, foram realizadas diversas peças, musicais, concertos e shows. SERVIÇO  Sílvia Pérez Cruz e Salvador Sobral no show: Sílvia & Salvador  Data: 13 de agosto de 2025 (quarta-feira)  Horário: 20h  Classificação: livre  Ingressos: a partir de R$ 25 (meia-entrada / balcão)