7 de julho de 2022

“Palco Popular” acontece no Teatro Popular Oscar Niemeyer

O projeto “Palco Popular” terá sua primeira edição no próximo dia 10 de julho, domingo, às 17 horas, com entrada franca. Trata-se de um show a céu aberto, nos fundos do Teatro Popular Oscar Niemeyer, que vai privilegiar o artista da cultura musical local, com maior interação do público. A realização é da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).

 

O evento resgata a idéia do arquiteto Oscar Niemeyer de um palco externo voltado para a praça do povo, aderente à cidade e acessível, misturando e fomentando a cultura local e popular junto ao belíssimo pôr do sol mais bonito de Niterói e que pinta a arquitetura. A escolha do espaço tem como objetivo promover uma maior interação e integração entre o público que passa suas tardes no Caminho Niemeyer e no Teatro Popular.

 

SOBRE O TEATRO POPULAR OSCAR NIEMEYER:

 

Segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, superada apenas por Brasília, Niterói abriga, em um terreno à beira mar, um complexo arquitetônico de caráter popular com o objetivo de promover a arte e a cultura, com edificações que, juntas com o MAC, formam um caminho ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer. Entre os oito equipamentos, um deles é o Teatro Popular Oscar Niemeyer.

 

Oscar Niemeyer gostava de brincar com os sons em suas obras. O Teatro Popular foi construído em forma de meia-lua, mistura de vidro e concreto. Com capacidade para 460 pessoas, uma obra única, com inúmeros detalhes arquitetônicos, assim é o Teatro Popular. O prédio possui uma forma ondulada na cobertura, que vista de cima, lembra o formato das ondas do mar. Com uma genial inovação do arquiteto, em uma infraestrutura única de palco, camarins e recursos técnicos, há um palco reversível, que pode ser utilizado por uma platéia interna ou aberto para uma praça, abrigando espetáculos ao ar livre para até 10 mil pessoas. A fachada do prédio exibe cerâmicas com desenhos de Niemeyer, que mostram formas femininas e fazem uma analogia às curvas do próprio teatro.

 

 

SERVIÇO:

 

Evento: Palco Popular

Data: 10 de julho, domingo

Horário: 17h

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói (atrás do Terminal)



7 de novembro de 2025
A Cidade das Artes recebe o espetáculo internacional de dança Tango Genuine, uma verdadeira história pelo tango portenho, desde suas origens nos subúrbios de Buenos Aires até a sua consagração como símbolo cultural da Argentina. Com músicos e bailarinos em cena, as apresentações acontecem no palco da Grande Sala, neste fim de semana (8 e 9/11). Clássicos de Astor Piazzolla e de outros grandes compositores são interpretados ao vivo por artistas argentinos selecionados por Fernando Marzan, diretor musical do espetáculo e referência no tango portenho. O bailado é coreografado pela renomada Karina Piazza, um dos principais nomes da dança de tango na Argentina. O espetáculo conduz o público por uma trajetória fascinante: desde o início no final do século XIX, passando pela sedução das milongas e pela revolução musical de Piazzolla, até a chegada arrebatadora do Tango em Paris e o esplendor da era de ouro das grandes orquestras. Serviço: Tango Genuine Data: 8 e 9/11 Horário: 16h e 20h (sábado) e 20h (domingo) Local: Grande Sala da Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: a partir de R$40 na bilheteria ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/110878/d/339002
7 de novembro de 2025
Criado há 14 anos pelos curadores Cristina Becker e Felipe Ribeiro, o festival Atos de Fala está de volta à cena para sua sétima edição. Pela primeira vez, o evento será realizado no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, entre 13 e 23 de novembro de 2025. Na abertura, a artista Gabriela Carneiro da Cunha apresenta “Tapajós”. Inédita no Rio, a performance discute a contaminação por mercúrio das águas do Rio Tapajós e dos corpos dos seres humanos e não humanos que o habitam. Atos de Fala é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, e conta com o patrocínio do Banco do Brasil. Segundo um dos diretores artísticos, Felipe Ribeiro, “nesta edição, o mote da programação parte da obra do quilombola Antônio Bispo dos Santos (popularmente conhecido como Nêgo Bispo), que preferia ser chamado de tradutor em vez de pensador.” Bispo exaltava sua habilidade de traduzir os saberes quilombolas para a escrita, utilizando uma linguagem que não apenas transcreve, mas também reconstrói e ressignifica – ele mesmo se descrevia como um “lavrador de palavras”. Ao traduzir e compartilhar os saberes locais com o mundo, Bispo deu voz e legitimidade aos povos quilombolas e originários, contrastando com a tradução imposta pela cultura dominante. SERVIÇO Atos de Fala De 13 a 23 de novembro de 2025 Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Teatro III Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro – Rio de Janeiro/RJ  Informações: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br