24 de junho de 2025

Orquestra do Forte de Copacabana faz apresentação especial em comemoração ao Dia Nacional do Choro

A apresentação à beira-mar acontece dia 26, sábado, às 18h, no Forte de Copacabana

 

Na semana de comemoração do Dia Nacional do Choro, a Orquestra Forte de Copacabana vai promover, no último sábado do mês (26), uma apresentação especial, com seu tradicional repertório brasileiro, incluindo algumas músicas em homenagem ao Choro. A apresentação, gratuita, será às 18h.



A apresentação irá celebrar o ritmo genuinamente carioca, que foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2024. Por sua vez, a Orquestra do Forte de Copacabana é registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de integrantes do projeto Choro no Forte, que realiza mensalmente tradicionais rodas de choro no Forte de Copacabana, desde 2007. 


Em sua formação tradicional de Big Band, a Orquestra apresentará canções de nomes consagrados internacionalmente do universo do Choro brasileiro, como Pixinguinha e Noel Rosa, além do seu tradicional repertório brasileiro.   


“Celebrar um ritmo genuinamente carioca é nos conectarmos ainda mais com a essência cultural do nosso estado e com a nossa identidade enquanto cidadãos. É um orgulho para os músicos render essa homenagem a grandes nomes da cultura brasileira que nasceram e viveram no Rio de Janeiro e criaram repertórios conhecidos em todo o mundo”, afirma Márcia Melchior, diretora da Orquestra Forte de Copacabana.


Sobre a Orquestra Forte de Copacabana


A Orquestra Forte de Copacabana é um projeto do Instituto Rudá, desenvolvido por meio da Lei Rouanet - Lei de Incentivo à Cultura, e tem como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL, além do patrocínio da Tijoá Energia.


A Orquestra é formada por 28 jovens de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino, e seu objetivo é incentivar a formação de novos talentos e difundir a cultura musical. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. 

Além de estimular conhecimentos e habilidades próprios à execução do instrumento escolhido, a participação no projeto proporciona aos jovens a oportunidade de profissionalização. 


“Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra Forte de Copacabana ingressaram em projetos musicais e culturais e em universidades, alguns chegando até o doutorado. Essa formação musical, cultural e do indivíduo é a nossa maior missão”, conta Márcia Melchior. 

 

SERVIÇO:

 

Orquestra Forte de Copacabana

Data: 26 de abril, sábado

Horário: 18h

Local: Alameda do Forte de Copacabana - Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.

60 minutos. Grátis. Livre

Em caso de chuva, o evento será cancelado.

8 de julho de 2025
A Sala Nelson Pereira dos Santos recebe na sexta-feira, 13 de junho, às 20h, Uma Saudação às Divas, espetáculo que já emocionou mais de 100 mil pessoas. Sucesso absoluto de público por onde passou, chega a Niterói repleto de surpresas. Thielly Lohane (Canta Comigo), Li Martins (Grupo Rouge) e Rafael Oliveira (X-Factor) irão interpretar ícones da música mundial, como Whitney Houston, Aretha Franklin, Mariah Carey, Tina Turner, Shania Twain, Adele e Celine Dion. O diretor musical, Lucas Silva, destaca que os figurinos, feitos em Nova York, são réplicas perfeitas das roupas usadas pelas divas. Com uma banda ao vivo, bailarinos incríveis e mais de 50 trocas de figurinos, a performance promete uma experiência inesquecível. Serviço Espetáculo: Uma Saudação As Divas Datas: Sexta-feira, 11 de Julho de 2025 Horários: 20h Classificação: Livre Duração: 105 minutos Ingressos: R$ 140,00 inteira | promocional (2x1): 2 ingressos por R$ 110,00 (valor fixo) Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos Centro Petrobras de Cinema Endereço: Av. Visconde do Rio Branco 880, São Domingos, Niterói Capacidade: 491 lugares
8 de julho de 2025
Eu Também Sou Médico é uma peça de comédia com o influenciador e médico Bruno Baroni e a atriz e roteirista Thaisa Damous, com quem, também, divide o texto. O espetáculo mistura stand up e cenas cômicas sobre as loucuras, perrengues e alegrias dos profissionais da saúde. Somando quase 3 milhões de seguidores em suas redes, Bruno traz aos palcos a enfermeira Sandra, figura conhecida em seu perfil. A direção é da comediante Camila Vaz e de Thaisa Damous. ________________________________________  Serviço: Teatro Clara Nunes Temporada: 10/07/2025 - Quinta às 20:00h Classificação Indicativa: Livre Teatro Clara Nunes – R. Marquês de São Vicente, 52 - Gávea, Rio de Janeiro – Telefone: (21) 2274-9696