12 de setembro de 2023

Niterói recebe maior festival de teatro da história da cidade

Niterói em Cena chega a 16ª edição com apresentações

em vários equipamentos teatrais e praças de Niterói.
 

De 22 de setembro a 01 de outubro, evento vai contar com 95 apresentações gratuitas, entre elas do Grupo Galpão (MG) e do ator Amaury Lorenzo.


Com atrações plurais que traçam um panorama da dramaturgia contemporânea, a 16ª edição do “Niterói em Cena - Festival Internacional de Teatro” começa no próximo dia 22 de setembro, abrindo os palcos da cidade para atores locais e grupos consagrados. O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói. Dessa forma, todas as 95 apresentações, que acontecem até o dia 01 de outubro, serão gratuitas.

Criado em 2008, pelo Produtor Cultural Fabio Fortes, o Niterói em Cena desse ano será composto por diversas mostras que contam com artistas de teatro de diversas localidades, como Alemanha, Argentina, Equador e Peru, que dividirão os palcos do festival com atores fluminenses, cariocas, mineiros, pernambucanos, baianos e, claro, os artistas niteroienses.


“O maior festival de teatro da cidade, e certamente um dos maiores do Brasil, proporciona aos artistas da cidade e de fora dela um momento único de trocas e fortalecimento da arte de representar. Serão 13 dias de atrações que incluem espetáculos, peças curtas, teatro de rua, oficinas de teatro e festas onde, do estudante ao profissional, todos respiram cultura em nossa cidade. É com grande orgulho e alegria que a Secretaria Municipal das Culturas de Niterói apoia a 16ª Edição do Festival Niterói em Cena, afinal, para nós, Cultura é um Direito!” - destaca a secretária Municipal das Culturas, Julia Pacheco.


“É uma satisfação para nós da FAN poder proporcionar a classe teatral de Niterói essa interlocução com atores e companhias que possuem outras vivências. Ficamos felizes com a possibilidade de trazermos o Grupo Galpão e entendemos que seria importante para o Festival a presença de uma companhia dessa grandeza, justamente para incrementar essa troca de experiências com os atores locais” – celebra o presidente da Fundação de Arte de Niterói, Fernando Brandão.


O consagrado Grupo Galpão, de Belo Horizonte/MG, é um dos destaques da programação do Niterói em Cena deste ano. A companhia vai realizar a primeira apresentação do espetáculo “Cabaré Coragem” fora de Minas Gerais, seu estado natal.


"Nós, do Grupo Galpão, estamos muito felizes com o convite e já preparando as malas para participar deste grande evento que vai ser o 16° Niterói em Cena. O Cabaré Coragem, nosso novo espetáculo, é uma festa com direito a muita música, humor e crítica social." - comemora Júlio Maciel, diretor do espetáculo e integrante do Grupo Galpão.


Outro destaque da programação é o ator Amaury Lorenzo - a nova revelação da TV Globo, no ar interpretando o personagem "Ramiro", na novela "Terra e Paixão” - que fará apresentação única no festival, com seu espetáculo "A Luta" 


O festival também promoverá mostras de peças, cenas curtas, atrações de teatro de rua, seminários e atividades formativas, que terão início já a partir do dia 19 de setembro para as escolas da Rede Municipal de Niterói. A programação será distribuída pelos palcos do Teatro Popular Oscar Niemeyer, Sala Nelson Pereira dos Santos e Theatro Municipal de Niterói, além do Museu Janete Costa, do Campo de São Bento, da Praça João Saldanha em Santa Bárbara e da Praça da Saudade em Matapaca.

Serão oferecidas quatro mostras: a Estudantil, que vai reunir 70 cenas de até 8 minutos; a Mostra Cenas Curtas, que contará com 15 trabalhos de até 18 minutos, a Mostra Rua apresentando 5 atrações em espaços públicos e a Mostra Peça, que conta com 5 espetáculos.


Além das apresentações artísticas, ocorrerão duas atividades formativas: uma oficina de Teatro com o renomado Grupo Galpão, de Belo Horizonte/MG, e outra com o Notreve Monteiro, de Salvador/BA, que ministrará a oficina “Rítmo e Dança Afrodiaspórica”, no Museu Janete Costa. 


"Venho sonhando com esse momento há anos: realizar um festival de Teatro que trouxesse para Niterói, minha cidade natal, uma programação artística que deixasse uma marca histórica. Esse ano tenho certeza que meu sonho virou realidade. Viva o TEATRO!" - diz Fabio Fortes, idealizador e diretor geral do Niterói em Cena.


A programação completa e as informações sobre a distribuição dos ingressos serão disponibilizadas no site do festival: www.niteroiemcena.com.br 


Serviço:


16º Niterói em Cena - Festival Internacional de Teatro


Data: De 22 de setembro a 01 de outubro de 2023.

Informações: www.niteroiemcena.com.br

Ingressos: gratuitos


Programação por dia:



19 de setembro (terça-feira) - Exclusivo para as Escolas da Rede Pública de Ensino e Cursos Livre de Teatro.

14h às 17h – 

Mostra Estudantil (Sala Nelson Pereira dos Santos) – 17 cenas

19h às 22h – Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá (Museu Janete Costa)

20 de setembro (quarta-feira) - Exclusivo para as Escolas da Rede Pública de Ensino e Cursos Livre de Teatro.


10h às 13h e 14h às 17h – 

Mostra Estudantil (Sala Nelson Pereira dos Santos) – 26 cenas

19h às 22h – Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá (Museu Janete Costa)


21 de setembro (quinta-feira) - Exclusivo para as Escolas da Rede Pública de Ensino e Cursos Livre de Teatro.

10h às 13h e 14h às 17h – 

Mostra Estudantil (Sala Nelson Pereira dos Santos) – 27 cenas

19h às 22h – Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá (Museu Janete Costa)


22 de setembro (sexta-feira) - Abertura Oficial do Festival. 

14h – 

Exposição do Filme “Mother Earth”, seguido de debate (com Bebe de Soares (Sala Nelson Pereira dos Santos)

20h – Mostra Peças (Theatro Municipal de Niterói) Espetáculo: O ALIENISTA – O MUSICAL (UNIRIO Teatro Musicado - Rio de Janeiro/RJ)


23 de setembro (sábado)

11h – Mostra Rua (Campo de São Bento). Apresentações:

TRUCO! Táticas Engenhosas para conseguir algo (Teatro del Camino - Equador)

Culminância da Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá

20h – Mostra Peças (Theatro Municipal de Niterói) Espetáculo: A LUTA (Niterói/RJ)


24 de setembro (domingo)

11h – Mostra Rua (Local a definir). Espetáculo: A FLOR DO MAMULENGO (Mamulengo Água de Cacimba - Olinda/PE)


26 de setembro (terça-feira)

20h – Mostra Cenas Curtas (Teatro Popular Oscar Niemeyer). Apresentação das cenas:

Cena convidada (vencedora da Mostra Estudantil)

Venha ver o pôr do sol (Expressart - Rio de Janeiro/RJ)

Lisístrata - O voo das Andorinhas (Companhia do Voo - São Paulo/SP)

Cavalo Alado (Rio de Janeiro/RJ)

10 anos antes de virarmos notícia (Cia Móvel de Teatro - Niterói/RJ)

Maria Felipa - uma receita de luta (Rio de Janeiro/RJ)


27 de setembro (quarta-feira)

15h – Mostra Rua com Festa para as Crianças (Praça João Saldanha). Espetáculo: RECONTANDO O PEQUENO PRÍNCIPE (Artecorpo Teatro e Cia, Niterói/RJ)

20h – Mostra Cenas Curtas (Teatro Popular Oscar Niemeyer). Apresentação das cenas:

Cena convidada (vencedora da Mostra Estudantil)

O Perfume (Cia Não é o Caso - Uberlândia/MG)

Manual de sobrevivência da mulher do século XXI (Coletivo Vênus - Nova Iguaçu/RJ)

Pocket Shakespeare - Romeu e Julieta (Veredas Coletivo Teatral - Niterói/RJ)

Os sonhos não precisam morrer (Operários da Arte - Maricá/RJ)

Maria (Cia Nós que Tá - Rio de Janeiro/RJ)


28 de setembro (quinta-feira)

20h – Mostra Cenas Curtas (Teatro Popular Oscar Niemeyer). Apresentação das cenas:

Cena convidada (vencedora da Mostra Estudantil)

Vem Sentir Vincent (Grupo Creche na Coxia - Cabo Frio/RJ)

Petrificada (Buenos Aires)

Estação (São Gonçalo/RJ)

Hoje o dia está diferente (Cia Por Elas - Rio de Janeiro/RJ)

Samba em Notas de Gozo-Pranto (Coletivo Gozo-Pranto - Rio de Janeiro/RJ)


29 de setembro (sexta-feira)

19 às 22h – Atividade formativa com o Grupo Galpão (Museu Janete Costa)


30 de setembro (sábado)

11h – Mostra Rua (Praça da Saudade). Espetáculo: ANTOLOGIA DAS MARIONETES (Na Cía das Marionetes - Argentina/Brasil)

20h – Mostra Peças (Teatro Popular Oscar Niemeyer) Espetáculo: CABARÉ CORAGEM (Grupo Galpão - Belo Horizonte/MG)


01 de outubro (domingo)

11h – Mostra Rua (Campo de São Bento) Espetáculo: COLUMPIO (Cia. Circo Rebote - Peru/Brasil)

13h – Festa de Encerramento do Niterói em Cena (Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer)

17h – Mostra Peças (Teatro Popular Oscar Niemeyer) Espetáculo: LOUISE/OS URSOS (Pandorga Cia de Teatro, Rio de Janeiro/RJ)

5 de novembro de 2025
O Prêmio Ubuntu de Cultura Negra chega à sua 5ª edição em 2025 reafirmando-se como uma das mais importantes celebrações da arte, ancestralidade e representatividade negra no Brasil. Este ano, o evento ganha um novo e emblemático cenário: o Parque Bondinho Pão de Açúcar, um dos ícones turísticos e culturais mais reconhecidos do mundo. A cerimônia de premiação acontece no dia 12 de novembro, às 19h, em uma parceria inédita entre o Prêmio Ubuntu e o Parque Bondinho. Com o tema “Conexões Ancestrais”, a edição 2025 propõe um mergulho nas raízes e nas trajetórias que unem o passado, o presente e o futuro da cultura negra. Ao ocupar um dos cartões-postais mais admirados do Rio de Janeiro, o Prêmio Ubuntu amplia o diálogo sobre pertencimento, diversidade e democratização do acesso à cidade, reafirmando que as histórias e contribuições negras são parte essencial da identidade carioca e brasileira. “Levar o Prêmio Ubuntu para o Pão de Açúcar é um marco. É afirmar que a cultura negra pertence a todos os espaços e que nossa ancestralidade deve ser celebrada nos lugares mais simbólicos da cidade”, destaca a idealizadora e produtora cultural Paula Tanga. Mais do que um endereço icônico, o Parque Bondinho Pão de Açúcar torna-se palco de um encontro entre patrimônio histórico e memória viva da cultura afro-brasileira. Com vista panorâmica para a cidade e o mar, o local simboliza as conexões que atravessam tempos, territórios e gerações , uma celebração da força criativa e transformadora que move o Brasil. A 5ª edição do Prêmio Ubuntu contará com 12 categorias de premiação, reconhecendo personalidades, coletivos e iniciativas que promovem a transformação social por meio da arte, cultura e educação. Entre os nomes já confirmados está o jornalista e influenciador Adalberto Neto, que se junta ao time de embaixadores do prêmio ao lado de Regina Casé, madrinha da iniciativa pelo segundo ano consecutivo. Reconhecido por valorizar a diversidade e fortalecer redes culturais, o Prêmio Ubuntu vem se consolidando como uma das principais plataformas de visibilidade e reconhecimento para artistas e agentes culturais negros de todo o país. Em sua nova edição, o evento promete uma noite de celebração, emoção e encontros, tendo o Pão de Açúcar e o Rio de Janeiro como cenários de destaque para as conexões ancestrais que inspiram o futuro, reafirmando o direito à cidade, à cultura e à memória como pilares de uma sociedade mais justa e inclusiva. Serviço Evento: Prêmio Ubuntu de Cultura Negra 2025 – 5ª Edição Tema: Conexões Ancestrais Data: 12 de novembro de 2025 (quarta-feira), às 19h Local: Parque Bondinho Pão de Açúcar – Rio de Janeiro (RJ)
5 de novembro de 2025
Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro apresenta, nos dias 9, 15 e 16 de novembro, na Sala Cecilia Meireles, concertos com três jovens expoentes da música do Brasil, Canadá e China Há 16 anos, o Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro fomenta e promove o aprimoramento e o reconhecimento de jovens talentos da música. Como uma das iniciativas do festival, em novembro, a Sala Cecília Meireles recebe três instrumentistas reconhecidos internacionalmente no cenário pianístico: Élisabeth Pion (Canadá), Estefan Iatcekiw (Brasil) e Xiaohui Yang (China). A idealização e direção artística do evento são da pianista Lilian Barretto. No dia 9 de novembro, abrindo a série O Feminino no Piano, a canadense Élisabeth Pion sobe ao palco para interpretar a “Sonata nº2”, de Grazyna Bacewicz; “Sept Mers Éparses” e “The Joy Factor”, de sua autoria; e “Chaconne”, de Sofia Gubaidulina. Após o intervalo, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a batuta da maestra francesa Nathalie Marin, apresenta a “Abertura para orquestra nº 1 op. 23 em mi menor”, de Louise Farrenc. Para fechar o programa, solista e orquestra se reúnem para executar “Concerto para piano e orquestra op. 7 em lá menor”, de Clara Schumann. A jovem Pion já é conhecida do público do Rio de Janeiro ao receber o 3º prêmio no Festival Internacional de Piano na edição de 2023. No feriado de 15 de novembro, é a vez do curitibano Estefan Iatcekiw apresentar o programa solo “Encontros Chopin - Rachmaninov” na Série Estrelas do Piano Brasileiro, com obras de Frédéric Chopin — “Sonata nº 3 em si menor op. 58” e “Barcarolle em Fá sustenido Maior op. 60” — e Sergei Rachmaninov — “Sonata nº 2 op. 36” (versão original de 1913). Aos 20 anos, Estefan já é um dos mais destacados nomes da nova geração do piano. Recentemente, ele venceu os concursos internacionais de piano de Vigo, na Espanha, e de música russa para piano de Sanremo, na Itália. No dia seguinte, 16 de novembro, encerrando a programação do Festival Internacional de Piano, dentro da série O Feminino no Piano, a chinesa Xiaohui Yang retorna ao Brasil após ter vencido a edição 2022 do Festival. Na primeira parte do concerto, a pianista interpreta “Das Jahr (O Ano)”, de Fanny Mendelssohn-Hensel, seguida de “Ballade”, de Shulamit Ran (a primeira mulher compositora a receber um Prêmio Pulitzer da Música); e “Ballade nº 1 em sol menor, op. 23”, de Chopin. Depois do intervalo, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, sob a regência da maestra Priscila Bomfim, apresenta “Eu-Mulher”, de autoria da compositora brasileira Juliana Ripke, obra inspirada no poema homônimo de Conceição Evaristo. Para fechar o programa, a OSB Jovem acompanha Xiaohui em “Concerto para piano e orquestra nº 1 em sol menor, op. 25”, de Felix Mendelssohn. A programação deste ano anuncia as datas do tradicional Concurso Internacional de Piano, que será realizado entre 25 de abril e 2 de maio de 2026. Com direção artística da pianista Lilian Barretto, o Festival Internacional de Piano do Rio Janeiro tem patrocínio master das Transmissoras Paranaíba e Teles Pires e do Itaú, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.