Museu do Amanhã abre mentoria para jovens periféricos
Estão abertas as inscrições para o Lab de Ideias, iniciativa do Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) do Museu do Amanhã em parceria com a ONG CodeFicar que vai mentorar projetos de tecnologia e arte de jovens periféricos cariocas de 18 a 25 anos. O Laboratório de Atividades do Amanhã é apresentado pelo Santander. As inscrições são gratuitas e vão até 14 de setembro via site oficial do Museu do Amanhã.
O objetivo é ser uma espécie de incubadora de ideias, reunindo propostas de soluções para os territórios onde os participantes vivem, valorizando a saúde mental e a autoestima, além de navegar nos diferentes tipos de inteligências: Linguística, Lógico-Matemática, Espacial, Musical, Corporal-Cinestésica, Interpessoal e Intrapessoal. Serão selecionadas 20 pessoas para 11 encontros presenciais aos sábados, com oficinas, palestras e rodas de conversa, sempre gratuitas. O almoço está incluso na programação.
“Com sua metodologia, o Lab de Ideias cria um espaço acolhedor para trocar experiências, estimular a inovação e fortalecer a identidade de cada participante. O projeto é transdisciplinar e deseja estimular que o jovem relacione os problemas de sua comunidade aos seus talentos e habilidades, propondo soluções práticas e 100% brasileiras”, declara Milena Godolphim, Coordenadora de Inovação – Laboratório de Atividades do Amanhã.
Entre a programação, oficinas de valorização da escrita com a jornalista e YouTuber Nath Braga; um workshop de experimentação e inovação que estimula a criatividade com o conceito da “gambiarra”, ministrado pelo diretor de arte Thiago Costa e pela diretora de criação Bia Lopes – que estiveram na última edição do Cannes Lions apresentando essa teoria –; técnicas e expressões vocais com a atriz e professora de interpretação Anna Paula Black; palestra sobre finanças com a Amanda Dias do Grana Preta; impressões 3D; como apresentar projetos; oficinas de tecnologia e cultura; além do estímulo à autoestima, com o coordenador da CodeFicar, o psicólogo Everton dos Reis.

