20 de julho de 2022

Mostra Portinari Raros no programa de férias do CCBB RJ

Com atividades 100% gratuitas, o CCBB Educativo, programa de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, abre as portas do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) para crianças e adultos de todas as idades durante as férias de julho. A programação tenta aproximar o público da exposição Portinari Raros, atualmente em cartaz no centro cultural, com obras originais pouco conhecidas do artista plástico.


“A inspiração das atividades é a exposição em cartaz”, disse a coordenadora geral do CCBB Educativo, Daniela Chindler. “Ela vai ser nosso guia do que a gente está produzindo”.


Para Daniela, férias são sempre um hiato no nosso cotidiano. “É a hora em que a gente não tem mais aula na escola e vai sair para andar na floresta, na praia. E vai também ao museu, que é uma porta de aventura. O museu pode ser um espaço de experiência, de descoberta e de novas atividades”, disse.


As ações idealizadas para as férias de inverno pelo CCBB Educativo vão durar até o final de julho. Mas enquanto a exposição de Portinari estiver em cartaz, algumas atividades ligadas à mostra permanecerão, mas com o repertório renovado. É o caso das histórias. “A gente continua contando histórias brasileiras, mas não necessariamente as histórias de agosto serão as mesmas de julho. O tema central é que permanece”. A exposição continuará em cartaz até o dia 12 de setembro.


Primeira infância


Para as crianças pequenas, em especial, foram criadas atividades denominadas Pequeníssimas Mãos, para a faixa etária de 2 a 3 anos de idade, e Pequenas Mãos, para os menores entre 3 e 6 anos de idade. “A gente vai trabalhar com conceitos presentes na obra de Portinari que trabalha com a infância, brincadeiras de roda, meninos soltando pipa, a gangorra”, disse Daniela. Uma das atividades visa chamar a atenção para o apito do trem. Para isso, os pequenos e suas famílias são convidados a explorar o mundo de Portinari por meio dos sentidos e da vivência, partindo da Praça de Brodowiski, cidade paulista onde nasceu o pintor.


As crianças vão montar a cidade de Portinari a partir de materiais como palitos de sorvete para montar a linha do trem e adereços para compor os vagões, nos quais são colocadas palavras. Inspirados no poema Café com pão, de Manoel Bandeira, os participantes vão montar o seu próprio poema sonoro a partir da construção da estrada de ferro e dos vagões do trem. Ganharão também instrumentos para fazer o ritmo.


“É uma atividade que tem essa possibilidade de a gente utilizar as mãos, o tato, para essa montagem. E também tem uma coisa de música, de corpo e de ritmo”, explicou.


O Pequenas Mãos acontece aos sábados, às 10h. Já o Pequeníssimas Mãos acontece aos domingos, no mesmo horário.


Mesas de luz


Uma segunda atividade do CCBB Educativo é o Laboratório de Artes com mesas de luz. “A gente produziu mesas de luz com material reciclado, caixas de papelão, mas tem instalação elétrica e luz, muito numa defesa de que, quando você chega no museu, tem que apresentar suportes que têm a qualidade de serem mágicos”. Os suportes oferecidos trazem objetos diferentes do que as crianças têm em casa, como a tradicional caneta e o papel, e o recorta e cola, explica a coordenadora geral Daniela Chindler. “A intenção é mostrar que o museu tem materiais legais”, acrescentou.


Daniela Chindler lembra que Portinari, ao longo de sua carreira, produziu desenhos, esboços, pinturas em telas e murais. Os visitantes vão receber detalhes de obras de Portinari e de diferentes períodos artísticos como o cubismo, surrealismo, muralismo mexicano. São figuras humanas, animais, elementos de paisagem tipo árvore, casas.


Visitas


Há também uma visita mediada, em grupo, à exposição central, sem necessidade de agendamento. Com duração de uma hora, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. As visitas mediadas acontecem às segundas-feiras e quartas-feiras, às 11h, 16h e 18h. Às quintas-feiras, são às 11h e 16h; às sextas-feiras, às 16h e 18h; e nos sábados e domingos, às 10h e 18h.

As visitas mediadas em Libras contam com a participação de um intérprete e acontecem às sextas-feiras, às 13h, 15h e 17h, e no domingo, às 13h e 17h, com duração de uma hora.



  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

20 de agosto de 2025
No dia 20 de agosto, quarta-feira, às 19h, o Museu do Amanhã recebe a segunda edição do projeto “Sempre um Papo – Palavra Acesa”. A proposta da iniciativa é reunir escritores e artistas para conversar sobre poemas marcantes da literatura brasileira e refletir sobre os sentidos que eles provocam no presente. Nesta edição, o poema em destaque será “Que País é Este?”, de Affonso Romano de Sant’Anna. Participam da conversa a Ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, e o cantor e compositor Chico César, sob mediação do jornalista e idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges. A ideia do projeto é usar a poesia como ponto de partida para diálogos abertos sobre temas como justiça, democracia, identidade e pertencimento. A cada edição, um novo poema é escolhido para inspirar os debates. A filha do poeta Affonso Romano e de Marina Colasanti, Alessandra Colasanti, fará uma leitura no poema, na abertura. O “Palavra Acesa” é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio e Museu do Amanhã, com realização da Associação Cultural Sempre um Papo e AB Comunicação e Cultura. Entrada gratuita, mediante retirada de senhas uma hora antes do início, às 16h. Cármen Lúcia é Ministra do STF desde 2006 e tem longa trajetória como jurista comprometida com os direitos fundamentais e a Constituição. Chico César, artista paraibano de projeção internacional, é autor de sucessos que transitam entre a crítica social e a celebração da cultura brasileira. Ambos trarão ao debate perspectivas complementares sobre os desafios e esperanças de nosso tempo. Criado em Belo Horizonte por Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 40 cidades brasileiras e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram presencialmente um público superior a 3 milhões de pessoas. Hoje acontece regularmente, além de BH, em São Paulo, Brasília e Paracatu/MG.
19 de agosto de 2025
Uma celebração ao audiovisual chinês e brasileiro. Assim é a IV Mostra de Cinema ChinaBrasil, que ocorre entre 26 a 28 de agosto, no Cinesystem Belas Artes Botafogo. Com uma programação gratuita formada por 12 longa-metragens de gêneros variados - seis de cada país - o evento se consolida como um espaço para que o público possa se aprofundar sobre a filmografia de cada nação. A curadoria é do produtor e documentarista Hélio Pitanga e a idealização de Arthur Chen, empresário chinês que atua para a difusão do cinema. Das seis produções chinesas, cinco são inéditas por aqui, e os seis filmes nacionais que já participaram de festivais e estrearam nos cinemas poderão ser revisitados. Entre as obras chinesas, está a superprodução “Detetive Chinatown: O Mistério de 1900”, que arrecadou mais de 3,6 bilhões de yuans (cerca de R$ 2,7 bi) nas bilheterias do país em 2025 e estreou nos cinemas brasileiros em maio último. Dirigida por Chen Sicheng e Dai Mo, a comédia de ação é o quarto filme da franquia de sucesso “Detetive Chinatown” e é estrelada por Wang Baoqiang, Liu Haoran e o ator americano John Cusack. Na trama, ambientada no início do século XX, uma mulher é misteriosamente assassinada na Chinatown de São Francisco. O crime causa grande comoção e dois improváveis parceiros, Qin Fu e Ah Gui, precisam correr contra o tempo para resolver o caso. Inédito no Brasil, o drama histórico “Compositor”, é outro destaque. Vencedor do 18º Prêmio China Film Huabiao, a maior honraria governamental da indústria cinematográfica local, a produção dirigida por Sirzati Yahefu acompanha a trajetória do lendário músico chinês Xian Xinghai, que usou sua arte para curar os sofridos corações das pessoas durante a Segunda Guerra Mundial e as inspirou a lutar contra o fascismo. Outros títulos inéditos incluem o drama “Mumu”, vencedor dos prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator para o astro chinês Lay Zhang no 12º Prêmio Phoenix de Cinema de Zhejiang de 2025; e a comédia dramática “A História Dela”, de Shao Yihui. A programação brasileira conta com produções que integraram festivais, estrearam nos cinemas e agora poderão ser novamente revisitadas. Entre elas, está o longa-metragem “Somos Tão Jovens”, de Antonio Carlos da Fontoura, sobre o cantor e compositor Renato Russo, fundador da lendária banda de rock nacional Legião Urbana; “Porto Príncipe”, filme de estreia da diretora Maria Emília de Azevedo, que acompanha a relação entre a solitária Betha (Selma Egrei) e o haitiano Bastide (Diderot Senat), contratado por ela para ajudar a cuidar de sua chácara na serra catarinense; e os documentários musicais “Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você”, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, sobre os bastidores da criação de um dos álbuns mais icônicos da música popular brasileira e que levou mais de 40 mil pessoas aos cinemas; e “Chico, Artista Brasileiro”, de Miguel Faria Jr, sobre um dos mais importantes compositores do país. Intercâmbio entre cinemas cada vez mais fortes Em 2025, filmes produzidos nos dois países vêm ganhando cada vez mais reconhecimento internacional. Enquanto o cinema do Brasil foi laureado com o Oscar de Melhor Filme Internacional para “Ainda Estou Aqui” e com prêmios de Melhor Ator e Diretor no Festival de Cannes por “O Agente Secreto”, o cinema chinês viu sua animação “Ne-Zha 2” - a história de Ne Zha e Ao Bing, que sobrevivem como espíritos após serem atingidos por um relâmpago - se tornar a quinta maior bilheteria global de todos os tempos, e a maior entre as animações, arrecadando mais de U$ 1,9 bilhões mundo afora, segundo a Variety. Para o idealizador da Mostra ChinaBrasil, Arthur Chen, os prêmios e arrecadações de filmes de ambos os países comprovam suas relevâncias para a indústria global. Ele destaca como uma maior colaboração entre eles pode ser produtiva: “A China e o Brasil têm uma parceria de sucesso na área de comércio exterior de produtos, mas ainda não tão expressiva no setor audiovisual. Quero ajudar a mudar esse cenário e acredito que a Mostra ChinaBrasil, agora em sua quarta edição, pode fortalecer o intercâmbio cultural e incentivar o diálogo entre os dois países nesta área. Há muito potencial para que tenhamos mais coproduções, licenciamentos, e até mesmo outras mostras voltadas às nossas indústrias cinematográficas”, afirma Arthur, que nasceu na província Zhejiang, na China, e mora no Brasil há mais de 30 anos. Assim como nas edições anteriores, a IV Mostra de Cinema ChinaBrasil também vai homenagear as produções dos dois países, com um representante de cada filme recebendo o prêmio Arara Azul pela sua relevância. Mais informações sobre a mostra podem ser encontradas no site festivalcinemachinabrasil.com. Serviço PROGRAMAÇÃO DIA A DIA Cinesystem Belas Artes Botafogo Praia de Botafogo, 316 - Botafogo 26/08 Terça-feira 14h30 - Mumu 16h35 - Direito de Sonhar 18h - Detetive Chinatown: O Mistério de 1900 20h30 - Chico, Artista Brasileiro 27/08 - Quarta-feira 14h15 - Pluft, O Fantasminha 16h - Tudo, Ou Nada Mesmo 18h15 - Somos Tão Jovens 20h15 - A História Dela 28/08 - Quinta-feira 14h15 - Impacto 16h30 - Porto Príncipe 18h15 - Compositor 20h15 - Elis & Tom: Só tinha de Ser Com Você SINOPSES - FILMES CHINESES A HISTÓRIA DELA Drama | Romance | 2024 | 123 min | 12 anos Direção: Shao Yihui Elenco: Song Jia, Zhong Chuxi, Zeng Mumei Sinopse: A mãe solteira Wang Tiemei muda-se para uma nova casa com seu filho Wang Moli e conhece sua vizinha Xiaoye. As duas mulheres têm personalidades muito diferentes: uma é forte, a outra é delicada, uma é boa em ser mãe e a outra é boa em mentir a qualquer momento. Quanto aos dois homens que cercam Wang Tiemei, seu ex-marido "piora as coisas" de vez em quando, e o professor de bateria de sua filha lhe oferece novas possibilidades. MUMU Drama | 2025 | 111 min | 12 anos Direção: Shāmò Elenco: Zhang “Lay” Yixing, Li Luoan, Huang Yao Sinopse: A produção conta a história do surdo Xiao Ma e sua filha Mu Mu, que sempre foram companheiros. No entanto, à medida que Mu Mu cresce, ela precisa se integrar ao mundo dos ouvintes. Enquanto isso, uma gangue especializada em explorar surdos se aproxima de Xiao Ma, mas ele é tão dedicado à filha, que acaba sendo enganado pelo mundo do crime. IMPACTO Ação | Comédia | 2025 | 124 min | 12 anos Direção: Jiang Jiachen Elenco: Li Jiuxiao, Wang Qianyuan, Liang Chao Sinopse: Uma inspiradora história sobre um recém-formado e desajustado time de rúgbi chamado Dockers, que treinou por dez meses consecutivos, sempre perdendo. Até que no décimo primeiro mês, o jogo vira. COMPOSITOR Drama | História | 2019 | 104 min | 14 anos Direção: Sirzati Yahefu Elenco: Hu Jun, Yuan Quan, Berik Aitzhanov Sinopse: Durante a Grande Guerra Patriótica da União Soviética, o lendário músico chinês Xian Xinghai participou da pós-produção do documentário "Yan'an e o Oitavo Exército da Rota" em Moscou. A repentina eclosão da guerra o desalojou. No ambiente cruel de frio e fome extremos, Xian Xinghai foi resgatado pelo músico Cazaque Baikadamov, e neste período compôs obras clássicas como "A Guerra Santa" e "Amangerda". Ele usou a música para curar os corações sofridos das pessoas na guerra e as inspirou a lutar contra o fascismo. DETETIVE CHINATOWN: O MISTÉRIO DE 1900 Ação | Comédia | 2025 | 136 min | 12 anos Direção: Chen Sicheng, Dai Mo Elenco: Wang Baoqiang, Liu Haoran, Chow Yun-fat, John Cusack Sinopse: No ano de 1900, uma mulher é assassinada na Chinatown de São Francisco. O crime causa comoção social e a população pede o fechamento da região. O praticante de medicina tradicional chinesa Qin Fu e o indiano chinês A Gui são designados para resolver o caso e precisarão correr contra o tempo. TUDO, OU NADA MESMO Drama | 2023 | 125 min | 12 anos Direção: Zhang Jiajun Elenco: An Yu, Leung Tsui-shan Sinopse: Em um grande shopping center de torres gêmeas, os dois arranha-céus são como mundos paralelos, com duas histórias de amor acontecendo ao mesmo tempo. Youyou e Lantian, em mundos diferentes, têm identidades e destinos distintos, mas ambos seguem em frente na jornada em busca do amor e de uma vida melhor. SINOPSES - FILMES BRASILEIROS ELIS E TOM: SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ Documentário | 2022 | 100 min | Livre Direção: Roberto de Oliveira, Jom Tob Azulay Sinopse: Los Angeles, fevereiro de 1974. Tom Jobim, a encarnação da Bossa Nova, e Elis Regina, então a cantora mais popular do Brasil, se reuniram para gravar aquele que se tornaria um dos álbuns mais icônicos da história da música brasileira. SOMOS TÃO JOVENS Musical | Drama | 2013 | 104 min | 14 anos Direção: Antonio Carlos da Fontoura Elenco: Thiago Mendonça, Laila Zaid, Bruno Torres Sinopse: Em 1973, o jovem Renato se muda com a família para Brasília. Aos poucos, passa a se interessar por música e começa a se envolver com o cenário musical, formando com amigos a banda Aborto Elétrico. Em 1982, apesar da rejeição a suas novas canções, consegue despertar a atenção em outros círculos e retoma seu sonho de criar uma grande banda, convidando Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos para formar a Legião Urbana, iniciando a trajetória que a tornaria umas das maiores bandas do rock brasileiro. CHICO, ARTISTA BRASILEIRO Documentário | 2015 | 115 min | 12 anos Direção: Miguel Faria Jr. Sinopse: Chico Buarque é uma figura fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos. Neste documentário, ele conversa sobre toda a sua trajetória, incluindo memórias, shows, processo criativo, métodos de trabalho e até vida cotidiana. PLUFT, O FANTASMINHA Infantil | Comédia | 2022 | 88 min | Livre Direção: Rosane Svartman Elenco: Lolla Belli, Nicolas Cruz, Arthur Aguiar Sinopse: A menina Maribel e o fantasma que morre de medo de gente desenvolvem uma inesperada amizade. Um dia, ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Juliano, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota. DIREITO DE SONHAR Documentário | 2022 | 75 min | 12 anos Direção: Theresa Jessouroun Sinopse: Sob a perspectiva das pessoas que vivem no Complexo do Alemão, a maior favela do Rio de Janeiro, Direito de Sonhar escancara como a ausência do Estado no Brasil, a violência, o racismo e o difícil acesso à educação e à cultura afetam vidas e sonhos de crianças e jovens, e quais alternativas eles criam para superar esses desafios, o que revela a luta deles por seus direitos como cidadãos. O documentário mostra a difícil realidade das favelas do Brasil, desconhecida pela maior parte do mundo. PORTO PRÍNCIPE Drama | 2023 | 90 min | 14 anos Direção: Maria Emília de Azevedo Elenco: Selma Egrei, Diderot Senat, Leonardo Franco Sinopse: Bertha é viúva e mora sozinha em uma chácara isolada na serra catarinense. Começando a enfrentar dificuldades para manter a propriedade funcionando, Bertha vive pressionada pelo filho, que deseja que ela vá morar com ele em um bairro nobre de Florianópolis. Ao saber da chegada de um grupo de haitianos em Santa Catarina, Bertha decide trazer o haitiano Bastide para trabalhar e morar com ela, alimentando a hostilidade de seu filho.