“Miúda”: espetáculo de dança que retrata sabedorias encantadas realiza apresentação no Teatro Firjan SESI
A peça de dança parte das múltiplas sabedorias encarnadas em manifestações da diáspora africana, na simbologia e os arquétipos das entidades afro-indígenas e seus desdobramentos em danças da contemporaneidade: esse é o pano de fundo para a criação do espetáculo de dança Miúda, que realiza apresentação no Teatro Firjan SESI, em Jacarepaguá, com apresentação gratuita no próximo dia 13 de setembro.
O espetáculo é uma realização Firjan SESI, por meio do edital Mosaico Rio 2025, e baseado em um ponto de encantaria, na linha de Boiadeiros, que dá o direcionamento para o nome da peça. “Uma é maior, outra é menor, a miúda é quem nos alumeia/ Pedrinha miudinha de Aruanda ê”. O trecho citado é de um ponto intitulado “Pedrinha Miudinha” e fala do brilho das coisas pequeninas, que podem concentrar mistérios e poderes profundos.
Os pontos cantados são parte do vasto corpo literário e filosófico das culturas de matrizes afro-ameríndias. Eles fazem parte do cancioneiro nacional, e são formas de chamar espíritos, se despedir, homenagear entidades, preservar saberes, entre outras funções espirituais.
SERVIÇOS
Apresentação ùnica espetáculo MIÚDA
13 de setembro, às 19 horas
Teatro Firjan SESI - Av. Geremário Dantas, 940 - Freguesia (Jacarepaguá), Rio de Janeiro
Ingressos: gratuitos

