Blog Layout

18 de fevereiro de 2025

Livro 'Livro 'O CASAMENTO NÃO COMPENSA' será lançado nesta quarta em Ipanema

Sobre o autor: Dino Sávio é jornalista e empresário, tendo atuado em diversos veículos de comunicação como rádios e TVs. Foi criador e editor de vários jornais e de uma revista voltada para o turismo. Em 1994 criou a Partners Comunicação Integrada e fez dela a maior agência de comunicação corporativa de Minas e uma das maiores do País. Atualmente é aprendiz de fazendeiro em sua terra natal, Itaguara.


O jornalista e escritor Carlos Herculano Lopes, membro da Academia Mineira de Letras, escreveu o prefácio do livro. O livro já pode ser encontrado nas principais livrarias, pelo e-mail: comercial@conhecimentolivraria.com.br ou pelo site www.amazon.com.br.


No entanto, o autor sabia que precisava por um ponto final e definitivo nessa questão. “Foi então que em 2022 decidi começar do zero, tendo como fios condutores da história o amor de Maria do Juca do Alípio pelo Mundico e o amor dele por outras pessoas, pois era o único capaz de aliviar as dores daquele povo sofrido e que se tornaram incompatíveis ao longo dos anos, até que um inesperado fenômeno da natureza alterou o rumo dos acontecimentos”, conclui sem dar spoiler.


Conforme Dino Sávio, o livro vai muito além de histórias sobre homens que optaram pela solteirice. “Esse foi o mais difícil dos livros que escrevi. Levei 38 anos até conseguir terminá-lo, por uma série de razões. A principal delas é o meu envolvimento com alguns dos personagens nos quais busquei inspiração. São pessoas que povoaram minha infância e adolescência e que guardei na memória como um tesouro. Elas nunca se desbotaram, mas eu precisava encontrar um enredo onde pudesse colocá-las com toda a riqueza de detalhes com que se apresentaram para vida. Daí a minha dificuldade em conduzir a história de maneira satisfatória. Escrevi e reescrevi esse livro dezenas de vezes”, conta Dino Sávio.


Segundo o autor, o livro não trata de um estudo ou uma tese sobre o casamento, mas sim de um inusual comportamento dos homens de um pequeno povoado, isolado nas montanhas de Minas, que decidiram esperar pelo enlace do homem mais querido e respeitado do lugar – o que não aconteceu como de costume -, apesar de ser amado e desejado por quase todas as mulheres do lugar. Inclusive por uma, Maria do Juca do Alípio, que dedicou sua vida – dia após dia -, com toda a exuberância possível, tentando conquistar o amor desse homem, o Mundico.

O lançamento na Capital Fluminense será no dia 19 de fevereiro (quarta-feira), na Livraria Travessa Ipanema (rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema), a partir das 19h, com entrada franca.


Depois de publicar seu primeiro livro ‘Quem é de lá que vem aí?’ (Ed. Letramento – 354 páginas), em 2018, e ‘Torre de controle’ (Ed. Letramento – 126 páginas), em 2020, o jornalista e escritor Dino Sávio lança agora seu terceiro livro, sob o intrigante título de ‘O casamento não compensa’, desta vez pela editora Conhecimento.


Lançamento na Capital Fluminense será no dia 19 de fevereiro (quarta-feira), na Livraria Travessa Ipanema (rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema), a partir das 19h, com entrada franca

27 de fevereiro de 2025
Com curadoria de Desirée Monjardim, a individual de Fernando Cuntin explora a intensidade da cor e a dinâmica da forma. As pinturas de Fernando Cuntim serão expostas na Sala José Cândido de Carvalho, na exposição "Cuntin-Ta e Pincel". Com abordagem única, o artista cria experiências sensoriais intensas de sua visão artística. A mostra acontece na Sala José Cândido de Carvalho, na Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, com visitação até o dia 11 de abril. A entrada é gratuita. A exposição é apresentada pela doutora em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Isis Braga, que destaca a força da obra do pintor. "A pintura, para ele, é um espaço onde os sentimentos ganham formas tangíveis e onde a beleza se revela em cada detalhe. Sua obra traduz um campo de forças, no qual a harmonia é conquistada pela tensão das cores e pela movimentação das formas, que fluem com liberdade e expressividade". Cuntin se interessou pela arte na adolescência, através das aulas de desenho e pintura com o professor Fábio Leopoldino, aprendendo técnicas como óleo, acrílica, pastel, guache e aquarela. "Desde então me dedico à pintura com as mãos cheias de tintas e pinceis e estou sempre praticando o desenho em cadernos de estudos, os chamados sketchbooks", afirma o artista. Serviço Exposição Cuntin-Ta e Pincel de Fernando Cuntin Curadoria de Desirée Monjardim Abertura: Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025 Horário:18h Visitação: até 11 de abril de 2025 Segunda a sexta, de 9h às 17h Entrada gratuita Local: Sala José Cândido de Carvalho End: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
27 de fevereiro de 2025
Este semana o tradicional jornal inglês ”The Guardian” publicou uma resenha opinando que o longa-metragem brasileiro ”Ainda Estou Aqui” ,dirigido por Walter Salles e com história retratada majoritariamente no Rio de Janeiro , é o favorito ao Oscar 2025 na categoria ”Melhor Filme Internacional” . No texto,a jornalista Wendy Ide , responsável pela opinião, diz que ”após o fiasco de ‘Emilia Pérez’ [outro filme na disputa], ‘Ainda Estou Aqui’ é o favorito”. Wendy também elogia Fernanda Torres , que concorre ao Oscar na categoria ”Melhor Atriz” após interpretar Eunice Paiva , protagonista do longa e esposa de Rubens Paiva, personagem central da história – representado no filme por Selton Mello -, assassinado durante a ditadura militar no Brasil. ”Fenomenal!Ela mereceu a indicação”, destacou Ide. Vale ressaltar que, além das duas indicações citadas acima, ”Ainda Estou Aqui”concorre também na principal categoria do Oscar, isto é, ”Melhor Filme”. A cerimônia de entrega das estatuetas acontecerá no próximo domingo (02/03), a partir das 21h (de Brasília), no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia,Estados Unidos.
Share by: