13 de março de 2024

Kristina Augustin lança livro que aborda a história dos Castrati, no Solar do Jambeiro

No sábado, 16 de março, às 17h, o Solar do Jambeiro recebe a musicista e escritora Kristina Augustin para o lançamento do livro "A trajetória dos Castrati na corte luso-brasileira (1752-1822)".


A obra registra o percurso histórico desses cantores nas cortes europeias com base na documentação histórica inédita, como livros de despesa da coroa portuguesa e correspondências da época. A autora enfoca a prática musical da corte de Lisboa que no século XVIII, sofreu um processo de italianização introduzindo o "gosto" pelas vozes dos castrati italianos. Em seguida, o foco volta-se para os cantores que obedeceram às ordens do príncipe regente D. João VI e migraram para o Brasil para trabalharam na Capela Real, no Rio de Janeiro.


Kristina explica que "essa publicação é fruto das pesquisas realizadas em Lisboa e no Rio de Janeiro e uma adaptação da minha tese de doutorado na Universidade de Aveiro. Nessa edição procurei organizar um texto que fosse acessível a todos que se interessam pelo assunto, oferecendo uma leitura fluida e agradável, mas sem renunciar às informações e fontes históricas. Reduzi e exclui capítulos, apêndices e anexos que julguei serem mais específicos para os músicos."


Kristina Augustin é reconhecida pela sua ampla atuação como intérprete e divulgadora da viola da gamba no Brasil sendo citada no dicionário Novo Aurélio (século XXI) nos verbetes "viola da gamba" e "gambista". Recebeu a Moção Aplausos da Câmara Municipal de Niterói pelo trabalho de divulgação da Música Antiga. Doutora em Música pela Universidade de Aveiro-Portugal e Mestre pela Unicamp, Kristina lança agora o seu terceiro livro fruto das pesquisas realizadas no doutorado em Portugal.


14 de maio de 2025
Anna Bella Geiger, Carlos Vergara, Jeane Terra, Heberth Sobral, Marcos Corrêa, Diana Gondim, Márcia Martins, Dani Justus, Volnei Malaquias, Hélio Vianna, Fessal, Carolina Kasting, Beto Gatti, Coletivo MUDA e SAFE Art. Este é o time de peso que estará presente na exposição “Encontro de outono”, com curadoria de Elis Valadares, que celebra a terceira edição da versão PopUp da Casa70Rio. De 19 de a 23 de maio, das 10h às 16h, o evento estará aberto ao público gratuitamente, com ingressos pelo Sympla, e conta também com participações especiais de Tatiana Bertrand, Vintage Brasil com curadoria da arquiteta Giulia Borborema, ensaio de moda de Dani Lacerda, Sabrina Cuiligotti e Victor Niskier. Este ano, a Casa70Rio - projeto criado por Elis Valadares no Rio e que cruzou o oceano por cinco anos, até Lisboa - volta à cidade na versão PopUp, realizado em parceria com galerias nacionais e internacionais (nesta edição, conta com as galeristas Anita Schwartz e Gaby Índio da Costa). Serviço Curadoria e concepção: Elis Valadares Local: Instituto Brando Barbosa Endereço: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico Visitação: de 19 a 23 de maio, das 10h às 16h Ingressos: Sympla (gratuito/com limitação de público)  Apoio: Cria Vinhos, instituição Probono Brasil, Cerveja Praya
13 de maio de 2025
Na quarta-feira, 14 de maio de 2025, às 19h, o Quinteto de Cordas Fluminense apresenta o espetáculo Mistura Clássica Brasileira, com duração de 60 minutos e classificação livre. O repertório passeia por obras consagradas como Serenata Noturna, de Mozart, e o Quinteto nº 2 em Sol Maior, de Dvořák, além de clássicos brasileiros como Canto do Cisne Negro (Villa-Lobos), Lua Branca (Chiquinha Gonzaga) e Samba de Verão (Tom Jobim). O concerto propõe um diálogo entre a música de câmara e a popular latino-brasileira, valorizando a formação de plateia e o encontro entre tradição e brasilidade. Serviço Quinteto de Cordas Fluminense Datas: Quarta-feira, 14 de maio de 2025 Horário: 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: Livre Entrada gratuita: R$ 20 (inteira) Local: Theatro Municipal de Niterói  End: Rua XV de novembro, 35, Centro - Niterói