19 de setembro de 2023

Flip, em Paraty, acontece em novembro

A organização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou que a próxima edição do evento acontecerá entre 22 e 26 de novembro deste ano. Chegou a haver expectativa de que a festa voltasse a ocorrer em julho, mas o diretor artístico da Flip, Mauro Munhoz, explicou porque ainda não foi desta vez.

"Sabemos que existe uma expectativa de que a Festa retorne a ocupar as férias de inverno, época que era tida como baixa temporada pelos moradores de Paraty, razão pela qual fixamos esse período desde a nossa primeira experiência. Com a normalização das regras para o fomento cultural e outras políticas públicas para o setor, temos a perspectiva de retomar um plano plurianual para trabalhar nas edições subsequentes e atender a essa demanda", afirmou Munhoz, através de nota da assessoria de imprensa do evento.

Depois de duas edições virtuais por conta da pandemia, a Flip voltou às ruas e praças de Paraty no ano passado, em dezembro, com programação gratuita. A organização avisa que o público pode tirar dúvidas e receber informações sobre datas, hospedagem e ingressos pelo e-mail hospitalidade@flip.org.br.

A Flip teve sua primeira edição em 2003. De lá para cá, tornou-se Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Os cinco dias de evento reúnem personalidades do mundo da cultura e da literatura em conversas, palestras e lançamentos de livros, entre outras atividades. Autores internacionais, como Nadine Gordimer, Karl Ove Knausgård, Ian McEwan, Chimamanda Ngozi Adichie, Amós Oz e Paul B. Preciado já passaram pela Flip. Em 2022, no ano em que conquistou o Nobel de Literatura, a francesa Annie Ernaux visitou Paraty.

 

12 de agosto de 2025
A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) realiza, no dia 12 de agosto, às 18h30, na Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro, sessão comemorativa pelos 20 anos da Pós-Graduação em Cinema Documentário. O evento será presencial e gratuito, com exibição de quatro curtas-metragens produzidos ao longo do curso, seguida de um bate-papo com convidados, professores e realizadores. Uma oportunidade para celebrar a trajetória do programa e refletir sobre os caminhos do documentário no Brasil hoje. O evento inclui também um projeto de preservação dos filmes realizados pelos alunos ao longo dos 20 anos em parceria com o MAM. Eles vão entrar oficialmente no catálogo da Cinemateca. Para mais informações sobre a Pós-Graduação em Cinema Documentário da FGV CPDOC, acesse o site da Escola: Link Serviço:  Evento: Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica 2023-2024 Data: 12 de agosto Horário: 18h30 Entrada: Gratuita
12 de agosto de 2025
O espetáculo Sílvia & Salvador, idealizado por Sílvia Pérez Cruz e Salvador Sobral, dois dos artistas mais sensíveis e celebrados da música contemporânea ibérica, chega ao Rio de Janeiro no dia 13 de agosto. A apresentação, que acontece no Teatro Riachuelo Rio, dá início à turnê brasileira do projeto inédito. O repertório, recém-lançado, celebra a afinidade musical e afetiva entre os dois artistas, reunindo composições inéditas de nomes como Jorge Drexler, Luísa Sobral, Lau Noah e Dora Morelenbaum, entre outros autores com quem ambos mantêm laços de amizade e admiração. Acompanhados por uma formação instrumental intimista e refinada, com Dario Barroso (guitarra), Sebastià Gris (guitarra, banjo e bandolim) e Marta Roma (violoncelo), Sílvia e Salvador dão voz a canções que falam de encontros, delicadezas e partilhas.  “Quando finalmente cantamos juntos, todas essas emoções do passado culminaram nas nossas vozes, que se fundiram”, diz Salvador, que relembra o impacto de ter escutado Sílvia pela primeira vez: “Senti que tinha encontrado a origem do canto… Descobri uma artista com uma relação pura, genuína e honesta com a música. Dizem que nunca devemos conhecer os nossos heróis, mas nunca ninguém falou de partilhar o palco com eles”. Sílvia descreve o parceiro como “um artista com uma voz feita de ouro, que celebra a beleza com uma sinceridade difícil de encontrar hoje em dia”. E completa: “Depois de cantar, chorar e rir juntos, nosso desejo natural foi continuar partilhando momentos e canções. Pensamos que seria bonito homenagear nossos amigos compositores cantando suas músicas”, justifica. O prédio, tombado como patrimônio histórico-cultural, é imponente e se destaca na Rua do Passeio, número 40, reunindo passado, presente e futuro em um só lugar. O ícone da belle époque brasileira ficou com as portas fechadas por dois anos até 2016, quando foi devolvido à população como Teatro Riachuelo Rio, sempre com uma programação plural e acessível. Desde então, foram realizadas diversas peças, musicais, concertos e shows. SERVIÇO  Sílvia Pérez Cruz e Salvador Sobral no show: Sílvia & Salvador  Data: 13 de agosto de 2025 (quarta-feira)  Horário: 20h  Classificação: livre  Ingressos: a partir de R$ 25 (meia-entrada / balcão)