6 de julho de 2022

Festival de Música da Ilha Grande

Após dois anos ocorrendo de forma on-line devido à pandemia de Covid-19, o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande voltará a ser realizado com a presença de público neste ano. A 19ª edição do evento será realizada na Vila do Abraão, de 8 a 10 de julho, e as inscrições para compositores e cantores estão abertas.

 

Há 19 anos, o evento estimula a produção de músicas inéditas ajudando a abrir espaço para compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros. Outro objetivo é incentivar o interesse da população pela música como fonte de cultura e lazer, além de promover o intercâmbio cultural com os mais variados profissionais e gêneros musicais do país.

 

- O Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande é um dos mais importantes do Brasil, e mesmo na pandemia, não deixamos de realizá-lo. Fizemos de forma on-line e retornamos agora presencialmente –, destacou o secretário de Eventos de Angra dos Reis, João Willy.



Sobre as atrações do festival, João Willy informou que sua secretaria negociou com uma banda nacional dos anos 80 que vai se apresentar no Rock in Rio e um grande nome do Clube da Esquina.

 


25 de dezembro de 2025
O Solar do Jambeiro convida seu público pára a abertura da exposição "Um Olhar Colorido para a Vida", da artista visual Márcia Rodrigues. A mostra revela ao público, de todas as faixas etárias, a importância de um olhar colorido diante do mundo, resiliente à passagem do tempo, onde as obras apresentam uma mistura de cores capazes de evocar alegria e esperança. "Um Olhar Colorido para a Vida" fica aberta à visitação até 25 de janeiro de 2026. A mostra, que já passou pelo Centro Cultural Abrigo de Bondes, Corredor Cultural do Ministério Público do RJ e Congresso de Psicologia da UniLaSalle/RJ, busca oferecer uma visão otimista sobre o mundo para todas as pessoas, levando ao espectador o vislumbre de um recomeço. Hoje aos 69 anos, Márcia segue espalhando sua arte, pois acredita que sua apreciação pode provocar nas pessoas a reflexão: “O que dá cor à minha vida?". Aposentada, artesã, arteterapeuta e psicóloga atuante, Márcia Rodrigues começou a pintar em 2022, aos 66 anos, com a intenção de exercitar sua expressão e manter a criatividade viva, além de favorecer o exercício das suas atuais profissões. Sua inspiração são as cores e suas nuances que evocam na artista a espontaneidade da criança. Serviço Exposição "Um Olhar Colorido para a Vida", da artista visual Márcia Rodrigues Datas: De 6 de dezembro a 25 de janeiro de 2026 Recesso: O Solar estará fechado para recesso de 22/12 a 5/01 Horário de visitação: De terça a domingo das 11h às 16h Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
25 de dezembro de 2025
O Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói faz sua última inauguração de 2025 com a exposição Elas, uma mostra que reúne oito importantes artistas brasileiras contemporâneas presentes nas coleções MAC Niterói e João Sattamini. A abertura, agendada para o sábado, 13 de dezembro, marca a última grande exposição do ano e destaca obras que exploram a dimensionalidade, o corpo, a paisagem e diferentes abordagens experimentais na arte brasileira. Com curadoria de Victor De Wolf, diretor geral do museu, e pesquisa de Paulo Gabriel Mello, Elas ocupa o percurso circular da varanda do MAC - um dos espaços mais emblemáticos do edifício projetado por Oscar Niemeyer - e propõe ao público uma experiência aberta e não linear. Entre o exterior e o interior, a exposição estabelece um diálogo direto entre a paisagem exuberante moldada pelos setenta vidros produzidos especialmente para o projeto arquitetônico e as obras que tensionam o plano bidimensional do suporte. A exposição é composta por trabalhos de Adriana Varejão, Ana Holck, Cybèle Varela, Eliane Duarte, Fernanda Quinderê, Katie van Scherpenberg, Lygia Pape e Nazareth Pacheco, artistas brasileiras nascidas entre 1929 e 1979 e atuantes em diferentes linguagens, como pintura, instalação, escultura e práticas experimentais. Reunidas sob o título Elas, em referência à exposição homônima apresentada no Centre Pompidou em 2012, suas obras evidenciam perspectivas distintas sobre corpo, materialidade, abstração e feminilidades. Entre os destaques, a mostra apresenta ao público, pela primeira vez no MAC Niterói, uma obra abstrato-geométrica de Lygia Pape, figura central do neoconcretismo brasileiro. Também retorna ao circuito expositivo a pintura de Katie van Scherpenberg apresentada na primeira individual de uma artista mulher no MAC Niterói, em 2000, e a instalação escultórica de Ana Holck, exibida pela última vez em 2010 na mostra O lugar da linha. Já o trabalho de Nazareth Pacheco reforça discussões sobre o corpo feminino e suas narrativas de dor, resistência e subjetividade. Sem propor um trajeto único, Elas convida o visitante a circular livremente pela varanda do museu, experimentando múltiplos pontos de vista - tanto da arquitetura e da paisagem quanto das obras apresentadas. O conjunto reforça a relevância das artistas brasileiras no debate contemporâneo e evidencia a potência do acervo institucional. Serviço Exposição: Elas Abertura: Sábado, 13 de dezembro de 2025 Período expositivo: 13 de Dezembro a 08 de março de 2026 Horário de visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30) Local: Varanda - MAC Niterói Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem - Niterói - RJ