11 de maio de 2022

Festa do Pinhão volta a agitar Visconde de Mauá

       Evento é a cara dos amantes da gastronomia e do clima frio de serra

A tradicional Festa do Pinhão vai voltar a animar a região de Visconde de Mauá, Serra Sul fluminense, no próximo fim de semana. O evento, que não acontece há dois anos por conta da pandemia, promete agitar os amantes da gastronomia e do clima frio de serra.

A festa começa às 18h de sexta-feira (13) e segue até domingo (15). O evento vai acontecer no campo de futebol da Associação de Moradores do Lote 10. A entrada é gratuita.

A programação conta com diversos shows, cavalgada e uma praça de alimentação com produtos a base do pinhão. Já no primeiro dia de evento, será realizado o Concurso Rainha e Princesa do Pinhão.

"Anunciar o retorno da Festa do Pinhão, evento tradicional na região, é poder proporcionar muita alegria. Sei que é uma festa que muitos moradores esperam, além de movimentar fortemente a economia e o turismo local. A fruta típica de Visconde de Mauá fomenta a agricultura familiar de muitas pessoas que moram no distrito", disse o prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz.

Segundo a prefeitura, o posto de saúde de Visconde de Mauá ficará aberto 24h durante a festa para prestar qualquer atendimento médico, caso seja necessário.


Programação


Sexta-feira (13)

18h - Abertura
18h - Concurso Rainha e Princesa do Pinhão
18h - Corporação Musical de Visconde de Mauá
19h - Coral do Visconde
21h - Léo Carvalho
22h30 - Moisés Diniz
0h30 - Xoxote
1h - Ganjah Mountain


Sábado (14)

11h - Torneio de Truco
13h - Chegada da Cavalgada
13h - Os Brabos do Forró
15h - DJ Maurício Marcedo
19h - Edson Costa
20h - Luciano Jardim
21h - Joyce Sophie
22h15 - On The Route
23h30 - Yolanda e Rafaela
01h - Márcio Henrique e Gabriel


Domingo (15)

12h - Faísca
13h - Festival Agulhas Negras
17h - Apresentação de Dança Viva Mauá
18h30 - Banda Liberdade
20h - Gota Serena
21h - Wendel Pereira (Erik B.)
22h30 - Quartetum Brasil

O DJ Doberman irá se apresentar em todos os dias de evento


25 de agosto de 2025
A arte brasileira contemporânea produzida por dez grandes artistas mulheres. Essa é a linha curatorial da 5ª edição do projeto ArtRio Educação, que estreia no Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC no dia 27 de agosto. Trazendo grandes painéis com reproduções das obras, a mostra educativa e interativa é gratuita e leva conhecimento – e diversão – para todos os públicos. A curadoria da mostra é de Fernanda Lopes, que selecionou dez artistas de diferentes gerações, formações e trajetórias. Além disso, são artistas com linguagem e produção muito diferentes entre si, o que vai proporcionar ao público uma visão mais ampla e diversa sobre o mundo da arte e suas possibilidades - da pintura à instalação, do têxtil ao desenho, da fotografia ao objeto. As artistas presentes na mostra são Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Claudia Andujar, Claudia Hersz, Madalena Santos Reinbolt, Marcela Cantuária, Marina Weffort, Sonia Gomes, Tadáskia e Vânia Mignone. “Suas obras lidam com questões como identidade, corpo, memória, território, ancestralidade, linguagem e matéria, e investigam, de maneira crítica e inventiva, as urgências do tempo presente. Em conjunto, elas chamam a atenção do público para diferentes possibilidades de olhar, pensar e atuar no mundo ao nosso redor”, reflete a curadora Fernanda Lopes. Museu de Arte Contemporânea de Niteroi - MAC Mirante da Boa Viagem S/Nº Abertura 27 de agosto Até 14 de setembro na Praça do MAC  Visitação gratuita
24 de agosto de 2025
Expoente da Geração 80 — presente em acervos prestigiados como o Stedelijk Museum, em Amsterdam, e o Cisneros Fontanals Art Foundation, em Miami —, Daniel Senise mostra série recente e inédita em Vivo Confortavelmente no Museu, na qual experimenta o uso de materiais como tinta líquida, pó de ferro, betume e carvão. O artista parte da coleção pessoal de `, acumulados desde os anos 2000, e reconstitui os ambientes originais com esses fragmentos. Entre as edificações recriadas, está o Museu de Arte da Cidade de Paris na obra de grande dimensão que abre o percurso da individual. Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema. Seg. a sex., 10h/18h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 11 de outubro.