15 de setembro de 2025

Feiraria reúne arte, festa e encontro na AveAcasa

A Casa aveAcasa apresenta a coletiva ‘Feiraria – ExposiçãoSarauFestejo’, com curadoria de Jozias Benedicto, trazendo pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e performances, com o desejo de fazer da alegria e do encontro armas de (boa) luta e aproveitar os ânimos e as ânimas de uma cidade que está fervendo arte em razão da ArtRio.


Além disso, quer firmar e confirmar a aveAcasa, que é um espaço contíguo ao ateliê da LuLessa Ventarola, como um lugar dedicado a ler e pensar o mundo a partir das artes, da poesia, da literatura e da mobilização necessária para fazer dele um lugar onde a palavra Justiça possa ser, caber e valer.


É mais do que ‘alegria com o encontro’: olha-se de outro prisma, pelo caminho inverso, e o que temos é a ação assertiva de ‘um encontro com a alegria’. É a busca que nos move e nomeia. Saber que ainda podemos usar nossas mãos, corpos, vozes e pensamentos para dar lugar à Esperança – esperamos, desejamos e agimos. Somos maiores assim”, explica LuLessa Ventarola.


Entre os artistas estão Adriana Macedo, Adriana Nataloni, Aisha Jácob, Ana Biolchini, Andre Arruda, Bernardo Sá Earp, Bo Ferraz, Daniela Granja, Eric Parrot, Jozias Benedicto, Laura Bonfá Burnier, LuLessa Ventarola, Marcella Araujo, Marcelo Rezende, Marcos Kuzka Cunha, Mariana Guimarães, Marina Juppa, Milu Almeida, Sandra Felzen, Silvia Neves, Tina Velho e Verônica Camisão.


A feira pode ser visitada até o dia 26 de setembro quando, no encerramento, às 19h, haverá uma conversa com o curador.


  Local: AveAcasa

  Rua Camerino, 59 – Centro – RJ

  Abertura: 13 de setembro, a partir das 16h

  Visitação: 13 a 26 de setembro de 2025

  Dias e horários: quarta a sábado, das 13h às 18h

16 de setembro de 2025
A Orquestra de Flautas da Casa do Choro é a atração que o projeto Quarta Clássica leva para o palco do Theatro Municipal de Niterói na quarta-feira, 17 de setembro, às 19h. A Orquestra de Flautas da Casa do Choro (OFCC) é um dos grupos formados pelos alunos da Casa do Choro, Rio de Janeiro. Foi criada em 2016 pela maestrina Naomi Kumamoto, pianista e flautista formada pela Universidade de Pedagogia de Osaka, mestre da Escola Portátil de Música e na Casa do Choro. O repertório é composto basicamente por choros, tangos brasileiro, valsas e baião, de nomes como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Tom Jobim, Altamiro Carrilho, Leandro Braga, Marcílio Lopes e outros. O repertório da OFCC, no entanto, é uma obra aberta, está sempre em atualização.  Serviço Quarta Clássica - Orquestra de Flautas da Casa do Choro Data: Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 Horário: 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 20 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói End: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Site: www.tmjc.com.br
16 de setembro de 2025
A Fortes D’Aloia & Gabriel tem o prazer de anunciar Wanda Pimentel – Percurso em Preto e Branco, com abertura dia 16 de agosto na Carpintaria, Rio de Janeiro, marcando a primeira mostra da artista na sua cidade natal desde seu falecimento, em 2019. A mostra reúne, pela primeira vez, a série Animais, um conjunto de desenhos em preto e branco realizados nos primeiros anos de sua trajetória. Criadas entre 1965 e 1967, essas obras dão a ver um período formativo de experimentação, marcando o surgimento da linguagem visual singular de Pimentel. Com traços agitados e vigorosos, numa paleta restrita, Pimentel desenhou animais, alguns identificáveis, outros inventados, cujas formas pulsam, serpenteiam e vibram em meio a emaranhados gráficos de rabiscos e marcações. Besouros, cangurus, tatus, tartarugas, morcegos, girafas, corujas e macacos aparecem retratados com uma mão investigativa, como se a artista explorasse as texturas de pelos, penas, escamas e peles, apenas para distorcer suas formas e padrões nos espaços alucinatórios de seu bestiário estilizado. Periodo da exposição: 16/08 — 25/10/2025 Visitação: Terça a sexta-feira: 10h – 19h | Sábado: 10h – 18h Endereço: Carpintaria — Rua Jardim Botânico, 971, Rio de Janeiro