18 de setembro de 2023

Exposição "Reverie Percursos" é destaque no Espaço Cultural Correios Niterói

Exposição reflete a trajetória de Augusto Herkenhoff ao longo de 40 anos de carreira através de um mergulho nas suas séries que falam de temas como amor, ecologia, cotidiano, futebol, política, refletindo as tensões da vida contemporânea.

 

A primeira exposição coletiva de Augusto Herkenhoff foi em sua terra natal, na Galeria Elmo em Cachoeiro de Itapemirim, em 1982, aos 17 anos. A exposição “Reverie Percursos” mostra um conjunto significativo de obras do artista com aproximadamente 40 anos de carreira, ganhador de prêmio de arte mais importante do país (Prêmio Viagem ao Exterior do Salão Nacional pela Funarte) em 95 e presente em diversas coleções museais. O artista tem séries muito marcantes, que se debruçam em temas caros à sociedade contemporânea, mostradas em diversos suportes como pintura, gravura, desenho, cerâmicas.

O evento, que ocorrerá entre 12 de agosto e 23 de setembro, tem curadoria de Lia do Rio e produção cultural do Espaço Zagut, do próprio Augusto e Isabela Simões, no elegante Espaço Cultural Correios localizado bem em frente à estação das barcas em Niterói.

Segundo Fernando Cocchiarale, a obra de Augusto Herkenhoff é uma organização potente e vigorosa, na qual o conjunto de obras da mesma série, como apresentadas nesta exposição, têm força ainda maior do que cada obra singularmente.

O artista explica sobre seu trabalho: “Sobre o meu processo criativo, após exaustivo estudo gráfico (desenhando centenas de esboços), inicio o processo. Escolho em meu “dicionário pessoal” amostras de algo da minha imaginação, para ganhar corporeidade em escala. Minha expectativa é que a prática da obra possa produzir meu discurso, vinculado aos ícones do mundo das sensações contemporâneas. Busco uma síntese entre minha fantasmagoria privada e coletiva, um diálogo silencioso para execrar certezas e confidências da estabilidade humana.”

“Não se contentando com a obra única, subdivide a ideia principal em diversas outras. As sequências expressam um lado emocional, moderado pela atenção com que organiza as composições. “A pesquisa básica é um movimento de A para B em que o meio é a pesquisa, um lugar que você não sabe bem o que é, mais ou menos como que saindo de uma viagem”. Mergulhar nessas obras e nas questões por elas abordadas é, ao mesmo tempo, fascinante e intrigante, pois envolvem esse movimento de viagem. Agora, tornado nosso”, pontua a curadora Lia do Rio.


Serviço


Exposições | Reverie Percursos
Até o dia 23 de setembro
Segunda a sexta 11 às 18 h. e sábado das 13 às 18 h

Espaço Cultural Correios Niterói

R. Visconde do Rio Branco, 481, Niterói

7 de novembro de 2025
A Cidade das Artes recebe o espetáculo internacional de dança Tango Genuine, uma verdadeira história pelo tango portenho, desde suas origens nos subúrbios de Buenos Aires até a sua consagração como símbolo cultural da Argentina. Com músicos e bailarinos em cena, as apresentações acontecem no palco da Grande Sala, neste fim de semana (8 e 9/11). Clássicos de Astor Piazzolla e de outros grandes compositores são interpretados ao vivo por artistas argentinos selecionados por Fernando Marzan, diretor musical do espetáculo e referência no tango portenho. O bailado é coreografado pela renomada Karina Piazza, um dos principais nomes da dança de tango na Argentina. O espetáculo conduz o público por uma trajetória fascinante: desde o início no final do século XIX, passando pela sedução das milongas e pela revolução musical de Piazzolla, até a chegada arrebatadora do Tango em Paris e o esplendor da era de ouro das grandes orquestras. Serviço: Tango Genuine Data: 8 e 9/11 Horário: 16h e 20h (sábado) e 20h (domingo) Local: Grande Sala da Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: a partir de R$40 na bilheteria ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/110878/d/339002
7 de novembro de 2025
Criado há 14 anos pelos curadores Cristina Becker e Felipe Ribeiro, o festival Atos de Fala está de volta à cena para sua sétima edição. Pela primeira vez, o evento será realizado no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, entre 13 e 23 de novembro de 2025. Na abertura, a artista Gabriela Carneiro da Cunha apresenta “Tapajós”. Inédita no Rio, a performance discute a contaminação por mercúrio das águas do Rio Tapajós e dos corpos dos seres humanos e não humanos que o habitam. Atos de Fala é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, e conta com o patrocínio do Banco do Brasil. Segundo um dos diretores artísticos, Felipe Ribeiro, “nesta edição, o mote da programação parte da obra do quilombola Antônio Bispo dos Santos (popularmente conhecido como Nêgo Bispo), que preferia ser chamado de tradutor em vez de pensador.” Bispo exaltava sua habilidade de traduzir os saberes quilombolas para a escrita, utilizando uma linguagem que não apenas transcreve, mas também reconstrói e ressignifica – ele mesmo se descrevia como um “lavrador de palavras”. Ao traduzir e compartilhar os saberes locais com o mundo, Bispo deu voz e legitimidade aos povos quilombolas e originários, contrastando com a tradução imposta pela cultura dominante. SERVIÇO Atos de Fala De 13 a 23 de novembro de 2025 Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Teatro III Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro – Rio de Janeiro/RJ  Informações: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br