13 de março de 2023

Companhia de Ballet da Cidade de Niterói faz primeira turnê internacional

 A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN) iniciou, no dia 03 de março, sua primeira turnê internacional. O grupo foi a Portugal, onde o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN) da Prefeitura Municipal de Niterói, Fernando Brandão, se reuniu com gestores das cidades de Cascais, Torre Vedras, Braga, Vila Nova de Gaia e Lisboa, para discutir políticas públicas culturais que envolvem os dois países, a fim de trocar experiências de projetos no setor e propor ações de cooperação. 

“A forma como fomos recebidos em cada local que visitamos demonstra a importância de Niterói estar conectada com o mundo, e está mais do que provado que a cultura é um instrumento que propicia uma interlocução fluida da nossa cidade com outros países. Demos mais um passo importante para promover os artistas de Niterói e todos os nossos projetos culturais, e retornamos com uma resposta muito positiva de todos os gestores com os quais pudemos trocar experiência em Portugal. Isso reforça ainda mais as importantes parcerias que o prefeito Axel Grael instituiu com as cidades portuguesas de Braga e de Nazaré”, afirma Fernando Brandão.

Em Cascais, Fernando Brandão foi recebido, por Salvato Telles de Menezes, presidente da Fundação Dom Luís I, órgão municipal responsável pela gestão e programação dos equipamentos culturais da cidade de Cascais. No mesmo dia, Brandão se reuniu com Ana Umbelino, secretária de Desenvolvimento Social, Cultura, Patrimônio Cultural e Turismo da Prefeitura Municipal de Torres Vedras, e com a prefeita da cidade, Laura Maria Jesus Rodrigues, que esteve na plateia assistindo ao espetáculo “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina”, que a CBCN está apresentando durante a turnê.

Na segunda-feira (6) de março, Fernando Brandão foi recebido por Germana Soares, gestora do Instituto Pernambuco-Porto, entidade cujo objetivo primário é promover o desenvolvimento científico, acadêmico, cultural e empresarial nas relações luso-brasileiras, nomeadamente entre Pernambuco, no Brasil, e Porto, em Portugal. Na quarta-feira (08), o presidente da FAN foi recebido pelo prefeito de Braga, Ricardo Rio, em visita à prefeitura (Câmara Municipal de Braga). De acordo com Brandão, a troca de ideias foi muito produtiva, assim como o debate de ações culturais, fortalecendo a parceria entre as Cidades Irmãs – Niterói/Braga, protocolo assinado em 2022 pelo prefeito de Niterói, Axel Grael. O acordo visa a promoção e a realização de intercâmbios nos campos da ciência e tecnologia, economia e do comércio, esporte, agricultura, saúde, educação, cultura e turismo, em desenvolvimento recíproco, do mesmo modo como ocorreu a partir da formalização de parceria entre Niterói e a cidade de Nazaré, assinada no início de março deste ano.

Brandão encontrou-se ainda com Miguel Lemos, presidente da Águas de Gaia, empresa municipal vinculada à Prefeitura de Vila Nova de Gaia que financia políticas públicas, ações culturais e de sustentabilidade. Além de estreitar as parcerias de Niterói com a cidade de Gaia, bem como já acontece com as cidades de Braga e Nazaré, os gestores abordaram a possibilidade de financiamento de projetos culturais para Niterói e excursões de artistas niteroienses para Portugal.

Na quinta-feira (09), o primeiro encontro do dia aconteceu na sede da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em Lisboa. Brandão foi recebido pela Coordenadora de Programas de Cultura e Línguas, Maria João Albernaz, para debater parcerias e intensificar o intercâmbio cultural. A OEI é o maior organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa. Na sequência, Brandão se reuniu com José Pires, diretor do Teatro José Lúcio da Silva, e com Anabela Graça, Secretária de Cultura de Leiria, que é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Música.

O presidente da FAN foi recebido também no Arte Institute, organização sem fins lucrativos que promove a cultura e mostra a arte de Portugal para diversos países. É um espaço que oferece ambiente criativo para artistas portugueses na área das artes, literatura, música, dança e cinema, servindo de plataforma de inspiração intercultural e catalisador de um diálogo artístico inovador entre as diferentes origens culturais.

Finalizando a agenda de encontros em Portugal, Fernando Brandão compareceu à sede do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE), associação que promove debates, eventos e estudos para a aproximação cultural, econômica e social do Brasil com a Europa. Lá foi recebido pelo diretor Eduardo Jorge Pereira e sua equipe, com a qual Brandão já está alinhando projetos para serem executados ainda esse ano.

27 de agosto de 2025
A atriz Tais Araújo e a artista visual Monica Ventura conversarão com o público nesta quarta-feira, dia 27 de agosto, às 15h, na exposição “Ancestral: Afro-Américas”, que pode ser vista somente até a próxima segunda-feira, dia 1° de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Reunindo cerca de 160 obras de renomados artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos, a mostra celebra as heranças e os vínculos compartilhados entre os povos afrodescendentes brasileiros e norte-americanos no campo das artes visuais, promovendo uma reflexão crítica sobre a diáspora africana. Tais Araujo e Monica Ventura percorrerão a exposição junto com o público, conversando sobre os temas abordados na exposição. Com direção artística de Marcello Dantas e curadoria de Ana Beatriz Almeida, a exposição ocupa todas as oito salas do primeiro andar do CCBB RJ com obras de artistas como Abdias Nascimento, Simone Leigh, Emanuel Araújo, Sonia Gomes, Leonardo Drew, Mestre Didi, Melvin Edwards, Lorna Simpson, Kara Walker, Arthur Bispo do Rosário, Carrie Mae Weems, Mônica Ventura, Julie Mehretu, entre outros. “Nós nos deixamos guiar pelos grupos e comunidades da diáspora africana que reimaginaram o conceito de servidão nessas nações coloniais para as quais foram trazidas, contribuindo de maneira significativa para a construção da identidade nacional desses lugares. A partir da ideia de seres humanos que reinventam sua existência em um ambiente hostil, selecionamos artistas que evocam essa invenção, essa transformação, e esse processo de 'tornar-se' como uma poderosa ferramenta, poética e estética”, ressalta a curadora Ana Beatriz Almeida. Serviço: Conversa com Tais Araujo e Monica Ventura na exposição Ancestral: Afro-Américas Dia 27 de agosto de 2025, às 15h Local: 1º andar Entrada gratuita, com ingressos disponíveis 1 hora antes do evento, somente na bilheteria física do CCBB Exposição até 1 de setembro de 2025 Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – 1º andar - Centro - Rio de Janeiro – RJ Informações: (21) 3808.2020 | ccbbrio@bb.com.br Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h. Fechado às terças-feiras.
27 de agosto de 2025
Na quarta-feira, 27 de agosto, às 18h, a Sala Carlos Couto recebe mais uma edição do projeto Clássico de Câmara, desta vez trazendo o Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ. O Quinteto Experimental de Sopros tem por objetivo pesquisar, ensaiar e apresentar publicamente o repertório para quinteto de sopros. Através de concertos em diferentes espaços da UFRJ e fora dela, o grupo pretende divulgar uma formação camerística tradicional na música de concerto, mas nem sempre conhecida pelo grande público. Ao mesmo tempo desenvolve um trabalho essencial para a formação acadêmico-profissional dos alunos envolvidos. Criado em 2009, o grupo apresenta um repertório eclético e variado que abrange obras desde o período clássico até a música brasileira contemporânea, com destaque para as numerosas estreias de alunos do curso de composição da Escola de Música. O projeto do Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ está ligado ao Centro de Estudos de Instrumentos de Sopro Professor Noel Devos (CEISopro) do Departamento de Instrumentos de Sopros. Entre 2010 e 2016 recebeu apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5), e desde 2017 foi reconhecido como Grupo Artístico Institucional da UFRJ, sendo um dos contemplados no Edital Proart-Garin, do Forum de Ciência e Cultura. Serviço Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ Data: Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 Horário: 18h Local: Sala Carlos Couto - Anexa ao Theatro Municipal Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói