Cia italiana de dança se apresenta pela primeira vez em Niterói nesta terça, 26, no Centro de Artes UFF - Teatro da UFF na Rua Miguel de Frias, 9 em Icaraí, às 19h. Ingressos a R$ 5 (valor único).
Ginevra Panzetti e Enrico Ticconi, dupla artística formada na Itália em 2008, chega ao Brasil pela primeira vez para apresentações. Nesta turnê, a renomada Cia italiana Panzetti&Ticconi, da qual Ginevra e Enrico fazem parte, apresenta dois espetáculos: AeReA e Harleking. O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro é responsável pela idealização e pela organização da turnê, que inclui a apresentação de AeReA no Teatro da UFF. Os espetáculos fazem parte do festival Dança em Trânsito, durante o mês de julho, que chega à sua 20ª edição, nas cidades de Belo Horizonte (dias 15 e 16), Ipatinga (dia 19) e Vitória (de 21 a 23), incluindo as etapas de Niterói (dia 26 de julho, no Teatro da UFF) e de Salvador (dia 28, no Teatro Vila Velha), que acontecerão fora da agenda do festival. O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro convidou a companhia de dança dentro de um vasto e abrangente programa cultural que inclui performance, exposições, show de música e mostras de cinema que acontecerão ainda neste ano entre Rio de Janeiro, Espírito Santo, Salvador (Bahia) e Minas Gerais.
A e R e A é a primeira parte de um díptico, articulado em torno de um objeto desde o início usado para manifestar pertencimento e separação: a bandeira. O título refere-se a duas palavras onde a sobreposição graficamente pode emergir de uma única palavra: ARA–AEREA. O primeiro faz alusão ao lugar, que nos tempos antigos era dedicado ao sacrifício; aqui entendido como um mecanismo gerador de morte, infligido, como um presente, àqueles a quem eram reconhecidos o mais alto poder. A segunda, indica a qualidade física do objeto da bandeira que se declara, em sua maior expressão de domínio, uma vez que se estende, pairando no ar. Em constante proximidade, como parte de uma única anatomia, humanos e bandeiras aparecem numa escuridão espessa. Como pertencente a um passado próximo ou distante, figuras fantasmagóricas tomam forma em uma partitura de revelações, evocando uma irmandade próxima e antiga entre dois objetos têxteis, a bandeira e a mortalha.
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