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3 de maio de 2023

Casarão histórico no Centro de Niterói será restaurado

 A casa foi a residência oficial da família do cidadão e político fluminense Norival Soares de Freitas, nascido em 1883 no Rio de Janeiro e falecido em Niterói no ano de 1969 e que nesta casa viveu até o fim da sua vida.
 
Desde jovem, Norival foi um entusiasta da história e do conhecimento. Quando ainda era acadêmico do curso de direito, recebeu uma proposta do Barão do Rio Branco (1) para ir à Lisboa resgatar a história perdida do Rio de Janeiro. Em suas pesquisas conseguiu encontrar o local exato de fundação da cidade, tal fato lhe proporcionou uma cadeira no notável Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.  
   
  Também chamado de Solar Notre Rêve esta casa apresenta-se em estilo Eclético Romântico (2) com grandes influências do Art Noveau (3). Sendo um remanescente da arquitetura residencial do início do século XX em ferro e ornamentos em massa, representativos da antiga capital fluminense.
 
A imponência construtiva do Casarão é suavizada pela delicadeza dos seus ornamentos, plenos de curvas e guirlandas que se expandem pelas paredes e sacadas. Suas paredes foram decoradas com pinturas pochoir (4) e escaiola (5), revestimentos importados, caixilharias de vidros coloridos e ladrilhos hidráulicos decorados com diversas estampas nos pisos. Os elementos em ferro fundido são de grande destaque nas fachadas, integrando desde a escada externa de acesso ao pavimento superior, balaústres, pilares e mãos francesas.
 
Este sobrado eclético possui dois pavimentos que são suavizados por guirlandas decorativas florais e um delicado avarandado em ferro fundido.
 
Originalmente no pavimento térreo foram destinados a espaços sociais da casa, como o gabinete do Norival e uma ampla sala de jantar. No mesmo pavimento havia um acesso para o anexo contiguo, que abrigava os espaços de serviço, e nos fundos do lote, um anexo que servia como garagem.
 
O pavimento superior podia ser acessado diretamente pela escada externa ou pela escada interna da copa. Este pavimento foi destinado a espaços mais intimistas e nele continham os quartos da família, sala de visitas e um quarto de banho.
 
As linhas da varanda do Casarão contém de forma individual e perceptível, um paralelismo proposital entre esquadrias da pele composta de vidro e ACM (material composto por alumínio) da fachada principal do anexo, que por sua vez é alinhado às platibandas do Casarão. Os materiais utilizados na composição da fachada frontal têm também a intenção de ser somente um plano de fundo à edificação principal. A utilização do vidro fosco evidencia a simplicidade da edificação, pois não permite a visualização do Interior.
 
Entre o projeto original e o construído, foram implementadas algumas modificações em elementos construtivos e principalmente nos acabamentos da fachada frontal.
 
Construído entre 1921 e 1926 por João Dalossi e projetada pelo francês Berrari, o Solar Notre Reve (nosso sonho) foi idealizado para abrigar Norival e sua família em todas suas necessidades. A família permaneceu no imóvel até 1979, ano em foi adquirido pela prefeitura de Niterói. Quatro anos depois, em 20 de junho de 1983, o imóvel foi tombado pelo INEPAC (6), no processo E-03/13.574/80. 
 

O Restauro
 
O Casarão será recuperado e terá sua identidade visual mantida e restaurada, a partir de registros históricos. As esquadrias serão recuperadas em sua maioria e a estrutura em ferro ornado da varanda externa será restaurada junto às pinturas presentes. Internamente repõe-se o piso e o forro em madeira e busca-se manter a ambiência original da construção.
 
A antiga garagem será restaurada com intervenções pontuais à sua aparência, com parte do piso de ladrilho hidráulico do anexo demolido, reinserido em seu interior. As bandeiras em gradil de ferro serão restauradas e seu uso convertido, criando-se um local de permanência através da inserção de um café, enquanto seus materiais serão respeitados de forma mais livre, sem a rigidez de manter-se os acabamentos e cores originais.
 
O novo anexo que será construído, por sua vez, pretende atender ao programa estabelecido, e ao mesmo tempo cumpre uma relação simbiótica com o Casarão. Surge então uma relação de respeito ao bem tombado, com o volume no novo anexo projetado de forma que elimine uma possível competição visual. Implantado nos fundos do lote, o anexo então, tem a pretensão de servir de guia à edificação principal.

27 de fevereiro de 2025
Com curadoria de Desirée Monjardim, a individual de Fernando Cuntin explora a intensidade da cor e a dinâmica da forma. As pinturas de Fernando Cuntim serão expostas na Sala José Cândido de Carvalho, na exposição "Cuntin-Ta e Pincel". Com abordagem única, o artista cria experiências sensoriais intensas de sua visão artística. A mostra acontece na Sala José Cândido de Carvalho, na Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, com visitação até o dia 11 de abril. A entrada é gratuita. A exposição é apresentada pela doutora em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Isis Braga, que destaca a força da obra do pintor. "A pintura, para ele, é um espaço onde os sentimentos ganham formas tangíveis e onde a beleza se revela em cada detalhe. Sua obra traduz um campo de forças, no qual a harmonia é conquistada pela tensão das cores e pela movimentação das formas, que fluem com liberdade e expressividade". Cuntin se interessou pela arte na adolescência, através das aulas de desenho e pintura com o professor Fábio Leopoldino, aprendendo técnicas como óleo, acrílica, pastel, guache e aquarela. "Desde então me dedico à pintura com as mãos cheias de tintas e pinceis e estou sempre praticando o desenho em cadernos de estudos, os chamados sketchbooks", afirma o artista. Serviço Exposição Cuntin-Ta e Pincel de Fernando Cuntin Curadoria de Desirée Monjardim Abertura: Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025 Horário:18h Visitação: até 11 de abril de 2025 Segunda a sexta, de 9h às 17h Entrada gratuita Local: Sala José Cândido de Carvalho End: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
27 de fevereiro de 2025
Este semana o tradicional jornal inglês ”The Guardian” publicou uma resenha opinando que o longa-metragem brasileiro ”Ainda Estou Aqui” ,dirigido por Walter Salles e com história retratada majoritariamente no Rio de Janeiro , é o favorito ao Oscar 2025 na categoria ”Melhor Filme Internacional” . No texto,a jornalista Wendy Ide , responsável pela opinião, diz que ”após o fiasco de ‘Emilia Pérez’ [outro filme na disputa], ‘Ainda Estou Aqui’ é o favorito”. Wendy também elogia Fernanda Torres , que concorre ao Oscar na categoria ”Melhor Atriz” após interpretar Eunice Paiva , protagonista do longa e esposa de Rubens Paiva, personagem central da história – representado no filme por Selton Mello -, assassinado durante a ditadura militar no Brasil. ”Fenomenal!Ela mereceu a indicação”, destacou Ide. Vale ressaltar que, além das duas indicações citadas acima, ”Ainda Estou Aqui”concorre também na principal categoria do Oscar, isto é, ”Melhor Filme”. A cerimônia de entrega das estatuetas acontecerá no próximo domingo (02/03), a partir das 21h (de Brasília), no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia,Estados Unidos.
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