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2 de novembro de 2022

Camerata Lieto Fine e o Barroco, do Claro ao Escuro, no Projeto Gestores 22

A preços populares a Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sábado, dia 5 de novembro, às 16 horas, no Espaço Guiomar Novaes, dentro da série Sala Prisma do Projeto Gestores 22, a Camerata Lieto Fine. No repertório, o programa “Barroco: do Claro ao Escuro”

 

Ao longo de toda a história, a humanidade passou por momentos de nefastos conflitos e derradeira paz. E, mesmo em qualquer uma destas épocas, o homem nunca deixou de buscar na arte o reflexo do seu tempo, dos seus anseios, da sua alegria – ou mesmo da sua dor. É neste contexto que o espetáculo “Barroco – do claro ao escuro” convida à reflexão através da poesia e da declamação, da música e do teatro, passando por diferentes

momentos. 

 

EGN – dia 5, sábado, 16h - Ingressos: R$ 10,00

Festival Gestores 2022

Sala Prisma

Camerata Lieto Fine

Hebert Campos, contratenor 

Karen Barbosa, violoncelo barroco

 Luiz Mello, alaúde

 

BARROCO: DO CLARO AO ESCURO


1. Abertura: Girolamo Frescobaldi - Canzon prima à 2 bassi

2. Bloco I (Tempos de Paz):

Georg Friedrich Händel - Ombra mai fù - Ária da ópera Serse

Gaspar Sanz – Canários

Marc-Antoine Charpentier – Chaconne Sans Frayeur dans ce bois

Giovanni Zamboni - Sonata VIII, Arpeggio Sonate intavolatura di leuto, Opus 1,

Bloco II (Tempos de Incerteza):

Claudio Monteverdi – Lasciatemi morire Il sesto libro de madrigali a cinque voci,

Giovanni Zamboni - Sonata VI, Allemande

Georg Friedrich Händel - Lascia chio pianga mia cruda sorte Ária da ópera Rinaldo

Pietro Paolo Borrono - Pavana detta, la malcontenta,

4. Bloco III (Tempos de Angústia):

Marco Portugal - Sucede Marília bela

Johann Sebastian Bach - Suíte para violoncelo solo no. 2 – Sarabande

Giulio Caccini - Amarilli mia bela Le Nuove Musiche,1602

Henry Purcell - When I am laid in earth Ópera Dido & Aeneas,1688 – lamento de Dido

Bloco IV (Tempos de Escuridão):

Antonio Vivaldi - Vedró com mio dileto Ária da ópera Il Giustino, 1724

Johann Hieronymus Kapsberger - Toccata V intavolatura di lauto libro primo, 1611

Antonio Vivaldi - Sposa son disprezzata

6. Final

Rocco Greco - Sinfonia seconda

 

Ingressos na bilheteria da Sala ou pelo link http://salaceciliameireles.rj.gov.br/

 

 



27 de fevereiro de 2025
Com curadoria de Desirée Monjardim, a individual de Fernando Cuntin explora a intensidade da cor e a dinâmica da forma. As pinturas de Fernando Cuntim serão expostas na Sala José Cândido de Carvalho, na exposição "Cuntin-Ta e Pincel". Com abordagem única, o artista cria experiências sensoriais intensas de sua visão artística. A mostra acontece na Sala José Cândido de Carvalho, na Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, com visitação até o dia 11 de abril. A entrada é gratuita. A exposição é apresentada pela doutora em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Isis Braga, que destaca a força da obra do pintor. "A pintura, para ele, é um espaço onde os sentimentos ganham formas tangíveis e onde a beleza se revela em cada detalhe. Sua obra traduz um campo de forças, no qual a harmonia é conquistada pela tensão das cores e pela movimentação das formas, que fluem com liberdade e expressividade". Cuntin se interessou pela arte na adolescência, através das aulas de desenho e pintura com o professor Fábio Leopoldino, aprendendo técnicas como óleo, acrílica, pastel, guache e aquarela. "Desde então me dedico à pintura com as mãos cheias de tintas e pinceis e estou sempre praticando o desenho em cadernos de estudos, os chamados sketchbooks", afirma o artista. Serviço Exposição Cuntin-Ta e Pincel de Fernando Cuntin Curadoria de Desirée Monjardim Abertura: Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025 Horário:18h Visitação: até 11 de abril de 2025 Segunda a sexta, de 9h às 17h Entrada gratuita Local: Sala José Cândido de Carvalho End: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói
27 de fevereiro de 2025
Este semana o tradicional jornal inglês ”The Guardian” publicou uma resenha opinando que o longa-metragem brasileiro ”Ainda Estou Aqui” ,dirigido por Walter Salles e com história retratada majoritariamente no Rio de Janeiro , é o favorito ao Oscar 2025 na categoria ”Melhor Filme Internacional” . No texto,a jornalista Wendy Ide , responsável pela opinião, diz que ”após o fiasco de ‘Emilia Pérez’ [outro filme na disputa], ‘Ainda Estou Aqui’ é o favorito”. Wendy também elogia Fernanda Torres , que concorre ao Oscar na categoria ”Melhor Atriz” após interpretar Eunice Paiva , protagonista do longa e esposa de Rubens Paiva, personagem central da história – representado no filme por Selton Mello -, assassinado durante a ditadura militar no Brasil. ”Fenomenal!Ela mereceu a indicação”, destacou Ide. Vale ressaltar que, além das duas indicações citadas acima, ”Ainda Estou Aqui”concorre também na principal categoria do Oscar, isto é, ”Melhor Filme”. A cerimônia de entrega das estatuetas acontecerá no próximo domingo (02/03), a partir das 21h (de Brasília), no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia,Estados Unidos.
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