14 de setembro de 2023

Assucena leva “Baby, te amo”, show em homenagem à Gal Costa

A artista indicada duas vezes ao Grammy Latino pelo trabalho com a banda “As Bahias e a Cozinheira Mineira” se apresenta na cidade no dia 20 de setembro, às 20h.


A cantora e compositora baiana Assucena apresenta o show intimista “Baby, te amo - Tributo à Gal Costa”, no dia 20 de setembro, às 20h, no Teatro Prudential, na cidade do Rio de Janeiro. Neste show intimista em que homenageia a artista que mais influenciou sua formação, Assucena apresenta releituras de sucessos como Baby, Tigresa, Vapor Barato, Pérola Negra e Coração Vagabundo. 

“Homenageio Gal por eu ter feito de mim, uma mulher que medita a respeito de minha época, de meu corpo, de minha voz e que deseja cantar um Brasil com o propósito da memória, da formação da consciência e do reencontro com suas raízes, mas também de sua contemporaneidade”, conta a artista.

Depois de seis anos de muitas experiências e conquistas como uma das idealizadoras da banda “As Bahias e a Cozinha Mineira”, incluindo dois Prêmios da Música Brasileira e duas indicações ao Grammy Latino, Assucena estreou sua carreira solo em 2021 com “Rio e também posso chorar”, para celebrar as cinco décadas de lançamento do icônico álbum Fatal - Gal A Todo Vapor. "Meu coração vagabundo finalmente achou morada numa expressão sincera e arrojada de uma de nossas maiores intérpretes. ‘Gal sempre me trata com choques elétricos…’, como bem disse Tom Zé. Ali, naquele ‘Vapor Barato’ eu pude aprender a ser visceral e ser delicada; pude ser guitarra e violão sincopado; pude ser a ‘Falsa Baiana’ de Geraldo Pereira, embora seja verdadeiramente uma baianíssima de um sertão que ainda espera ser mar”, revela a artista.

Assucena lançou em 2022 os primeiros singles da nova fase de sua carreira: a canção autoral inédita “Parti do Alto”; uma releitura-homenagem de “Ela”, gravada por Elis Regina há 50 anos. Neste momento, a artista está em estúdio preparando seu primeiro álbum solo, que será lançado em breve, com produção musical assinada por Pupillo e Rafael Acerbi, e direção artística da cantora Céu, ao lado da própria artista. Assucena lançou o primeiro single do álbum, “Menino Pele Cor de Jambo”, em novembro de 2022, e o segundo single, “Nu”, em março de 2023.

Enquanto se prepara para a produção deste trabalho que marca um momento especial em sua trajetória artística, já que será seu primeiro álbum solo, ela conta que seguirá reverenciando a memória da artista que mais influenciou sua formação. “Perdemos um cristal divino e profano que atravessou os gêneros da canção brasileira. Tenho o compromisso de zelar por esse monumento da cultura que é Gal Costa. Sem dúvida, uma das cantoras mais importantes de nossa história”, conclui Assucena.

 

 

6 de novembro de 2025
Está aberta a votação online do 16º Festival de Música da Rádio Nacional, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O público tem até o dia 30 de novembro para acessar o site oficial e escolher suas músicas favoritas entre as obras selecionadas pela comissão julgadora. A votação começou na segunda-feira (3). A canção mais votada nesta etapa estará automaticamente classificada entre as 12 finalistas do festival. As músicas concorrentes já estão em exibição na programação da Rádio Nacional FM, acompanhadas de vinhetas de identificação e créditos dos intérpretes e compositores. “O festival é uma oportunidade única para revelar talentos. Agora é a vez dos ouvintes participarem ativamente, ajudando a escolher quem vai brilhar na final. É um momento de celebração da diversidade musical e da força da Rádio Nacional como espaço para novos artistas”, afirma o gerente executivo de Rádios da EBC, Thiago Regotto. Após o encerramento da votação online, a comissão julgadora selecionará outras 11 músicas para compor a lista das finalistas. Essas obras serão veiculadas entre 1º e 12 de dezembro, quando também ocorrerá uma nova fase de votação. Os vencedores nas categorias Melhor Música com Letra, Melhor Intérprete, Melhor Letra, Melhor Arranjo e Música Mais Votada na Internet serão anunciados em evento com transmissão online no dia 12 de dezembro. O festival bateu recorde histórico com 1.068 músicas inscritas em 2025, reafirmando o compromisso da EBC com a valorização da produção musical brasileira e a democratização do acesso à cultura. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Serviço Votação do 16º Festival de Música da Rádio Nacional: de 3 a 30 de novembro pelo site oficial. Rádio Nacional na internet e nas redes sociais Site: https://radios.ebc.com.br Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr X: https://x.com/radionacionalbr Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro
6 de novembro de 2025
No fim de semana de 07 a 09 de novembro, o Theatro Municipal de Niterói abre seu palco para Travessia, o mais recente espetáculo da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói. Três olhares, três tempos, três corpos em movimento. Travessia reúne em uma mesma noite três obras de dança — cada uma revelando uma forma singular de habitar o tempo e o espaço. Do feminino que resiste e renasce, ao gesto que marca a passagem das horas, até o encontro com corpos do outro lado do Atlântico, o espetáculo é um percurso de descobertas, ritmos e afetos. Mais do que um conjunto de coreografias, Travessia é um convite ao deslocamento: entre países, entre épocas, entre o que somos e o que ainda estamos por ser. Serviço Companhia de Ballet da Cidade de Niterói - Travessia Datas: 07 a 09 de novembro de 2025 Horários: 19h (sexta) e 18h (sábado e domingo) Evento Gratuito | Retirada de 1 ingresso por pessoa na bilheteria, 1h antes do início do espetáculo, mediante a doação de leite em pó Classificação indicativa: Livre Duração: 50 minutos Local: Theatro Municipal de Niterói End: Rua XV de Novembro, 35, Centro - Niterói