5 de outubro de 2023

Aprendiz Musical promove oficina sobre MPB em Niterói

Programa da Prefeitura de Niterói é referência em educação musical para crianças e jovens de até 24 anos.

 

O nascimento da MPB é o tema da próxima oficina, com o arranjador e músico Flávio Mendes, promovida pelo Programa Aprendiz Musical da Prefeitura de Niterói. A oficina acontece na próxima quinta-feira (5), das 14h às 18h, no auditório do Caminho Niemeyer. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo link https://encurtador.com.br/fzIL5. O programa tem como missão promover a educação musical para crianças e jovens de até 24 anos e garantir o acesso a outras expressões culturais e às artes.

A oficina com o arranjador e músico Flávio Mendes vai mostrar a origem da Música Popular Brasileira (MPB), considerando o período específico entre a Bossa Nova e o Tropicalismo. MPB foi um termo que surgiu em meados dos anos 1960 para rotular uma nova música que surgia no Brasil pós-bossa nova. Era uma música basicamente feita por jovens e difundida nos Festivais da Canção produzidos por emissoras de televisão, o que garantia popularidade e alcance nacional. Com a MPB e os festivais, surgiu a maior geração da música popular do Brasil com nomes como Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina, Edu Lobo, Nana Caymmi, Maria Bethânia, Gal Costa e outros.

O Aprendiz Musical é um dos mais importantes programas do país de desenvolvimento social por meio da arte. Iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Aprendiz Musical recebeu, em 2017, o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e que, em abril deste ano, completou 22 anos.

7 de fevereiro de 2026
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (5/02), o Projeto de Resolução nº 1876/2025, de autoria da deputada estadual Zeidan (PT), que concede ao ator Wagner Moura a Medalha Tiradentes, maior honraria do parlamento fluminense. Para a deputada, Wagner Moura — que além de ator é diretor, roteirista, produtor e músico — tornou-se um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional, graças às suas atuações em produções nacionais e estrangeiras. Com uma carreira internacional consolidada, o artista é reconhecido como uma das principais vozes na defesa do fortalecimento da representação positiva de latinos em Hollywood. Segundo Zeidan, por meio de seu trabalho, Wagner Moura contribui diretamente para a ampliação da diversidade nas telas.
7 de fevereiro de 2026
Chay Suede vai fazer sua estreia no teatro, e com o encenador Felipe Hirsch na direção, e ainda com o escritor Caetano W. Galindo que divide com Hirsch a dramaturgia do espetáculo. PEÇA INFANTIL – A VIDA E AS OPINIÕES DO CAVALHEIRO ROOBERTCHAY, trata-se de um espetáculo adulto humorístico-filosófico, um passeio pela formação e pelas histórias inacreditáveis de uma personagem apresentada como Cavalheiro Roobertchay. A peça provoca sua audiência com o formato de um pseudo-documentário, onde o que é verdade e o que não é se entrelaçam. E é com essa curiosidade que nos deparamos com o relato, por vezes incrível e ao mesmo tempo fidelíssimo das venturas e desventuras que cercaram nosso herói desde antes de sua concepção até o brilho de suas estrelas nos dias de hoje. As agruras e doçuras que geraram o menino Cavalheiro Roobertchay. Com direção geral de Felipe Hirsch, dramaturgia Caetano W. Galindo e Felipe Hirsch, direção de arte de Daniela Thomas, PEÇA INFANTIL – A VIDA E AS OPINIÕES DO CAVALHEIRO ROOBERTCHAY se desenvolve em torno da atuação de Chay Suede, emprestando sua memória voluntária e involuntária a esses doze fragmentos breves que partem de suas experiências e se ampliam para atingir importantes questões do espírito de nossos tempos: fama, influência, autenticidade. Os disputados ingressos, para as temporadas do Rio e de São Paulo, estarão disponíveis online a partir do dia 30, agora de outubro, no site da Ticketmaster e nos pontos oficiais de venda. Curta Temporada no Teatro Casa Grande no Rio de Janeiro a partir de 15 de Janeiro, e no Teatro Cultura Artística em São Paulo a partir de 7 de Março. Horários: Janeiro: Quintas, sextas e sábado: 20h30 | Domingos: 19h30 Local: Teatro Casa Grande Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – a – Leblon, Rio de Janeiro